Contratar seguro com corretora de seguros ou bancos

Decidiu contratar um seguro auto? A próxima dúvida é com quem contratar, com o banco ou com uma corretora de seguros. Os bancos oferecem seguros, por meio de corretoras associadas ou subsidiárias, mas contra eles pesam uma imagem de oferecerem produtos caros, ou ainda, praticar a “venda casada” de produtos.

Até alguns anos os bancos viam os correntistas como clientes cativos daí não terem a preocupação de oferecer produtos com o melhor custo/benefício para o consumidor. A outra queixa comum é a venda de seguros em troca de outros serviços como financiamento, contratação de cheque especial ou aumento do limite do cartão de crédito, alguns bancos condicionavam esses serviços à compra de um seguro de vida, seguro auto ou plano de previdência privada. Hoje, os bancos que não possuem seguradoras próprias, comercializam produtos de diversas companhias, aumentando as probabilidades dos consumidores fazerem um melhor negócio.

A Superintendência de Seguros Privados alerta que os únicos profissionais que devem efetuar a contratação de qualquer tipo de seguro são os corretores de seguros devidamente habilitados pela instituição. Eles são profissionais especializados e representantes legais do segurado no negócio jurídico do seguro, isto é, se houver má prestação de serviço ou prejuízos causados pelo corretor como perdas e erros que o segurado tiver sob sua orientação, o corretor responde perante o segurador e perante a seguradora na justiça civil. Além disso, o corretor deve estar disponível todas às vezes que o segurado tiver dúvidas ou precisar de ajuda e, principalmente, quando ocorre um sinistro, um acidente, roubo ou furto do veículo é o corretor quem representa o segurado perante a seguradora.

Nos bancos, quem normalmente oferece os seguros é o gerente da conta, um profissional comprometido com as diretrizes e metas da empresa que o contrata. Além do gerente de conta trabalhar para o banco, ele não é um técnico especializado em seguros e, muitas vezes, não comercializa produtos que atendam as necessidades específicas de cada consumidor, vende apenas um produto padrão, mais simples. No entanto, o banco é responsável pelos atos de seus funcionários, prepostos, e agentes e se, estes causam prejuízos decorrentes da má prestação de serviços quem responde é o próprio banco.

A compra com um corretor tem suas vantagens como obter várias cotações, em seguradoras diferentes, assim os clientes que podem comparar as políticas e escolher o melhor valor entre as várias companhias de seguros. Outra vantagem é que toda a burocracia da documentação fica a cargo do corretor poupando os clientes de ter de procurar e organizar muitos documentos. Por fim, com os consultores de seguro o pós-venda é personalizado e direto, é possível comunicar qualquer problema ou poder avisar rapidamente ao corretor qualquer alteração de perfil, isso porque o contato será direto com quem lhe vendeu o produto e tem interesse de fidelizar o cliente.

[Total: 8    Média: 4.1/5]
Contratar seguro com corretora de seguros ou bancos escrito por admin classificação média 4.1/5 - 8votos de usuários

admin

Fundador e Administrador da empresa CotandoSeguro.com, Anderson Gimenez conta com mais de 25 anos de experiência no ramo de seguros onde hoje atende o Brasil todo dando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *