Sinistro Auto: O que é?

Muita gente fica em dúvida quando uma seguradora usa o termo “sinistro”, que se refere às ocorrências previstas no contrato do seguro auto. Ou seja, o termo é usado para nomear, de forma geral, incidentes involuntários como roubo, furto, incêndio acidental e outras ocorrências indesejadas que envolvam o veículo.

É de suma importância certificar-se de quais são as situações indenizadas ao contratar esse tipo de serviço, pois cada tipo de plano pode variar de seguro para seguro, de acordo com suas preferências e necessidades.

Em caso de acidentes (previsto no contrato) é preciso então comunicar sobre o sinistro para a seguradora contratada, para que assim sejam dados os primeiros passos da indenização. A documentação adequada é necessária, assim como alguns outros procedimentos. Saiba mais a seguir:

O que devo fazer em caso de sinistro

Em caso de incêndio, roubo e outras situações regulamentadas em seu contrato de seguro, é imprescindível o contato com os primeiros socorros, caso alguma pessoa esteja ferida. No caso de acidente causado por um terceiro, é desejável que se anote todos os dados da pessoa, como Nome, Telefone, Endereço, Marca e Placa do automóvel.

Se esse terceiro também contar com um seguro auto e este cobrir terceiros, o ideal é anotar sua agência e apólice, para assim comunicar a companhia sobre o ocorrido. Informações sobre testemunhas também são uma medida inteligente.

Quando o veículo não tem condições de locomoção, é preciso então comunicar o serviço de guincho, que é oferecido pela maioria dos planos de seguradoras.

É importante também registrar o B.O. (Boletim de ocorrências), que em alguns casos pode ser realizado via internet, diretamente de um computador, tablet ou smartphone.

Como comunicar um sinistro auto

Dados os primeiros passos, deve-se comunicar sua seguradora sobre o sinistro. Ligue para os números dispostos no contrato ou site da companhia e você será informado sobre a vistoria e todo o processo de análise. O prazo de reparo pode variar, de acordo com o plano, seguradora e tipo de sinistro.  

Documentação de sinistro auto, vistoria e análise

Sua seguradora irá informar qual é a documentação necessária para realizar os próximos procedimentos. Após isso, é preciso agendar a vistoria do seu automóvel nos locais informados pela seguradora.

Após o agendamento, o automóvel passa por um processo de análise, onde a seguradora irá certificar-se das coberturas do seu plano automóvel. Dados esses passos, seu veículo será liberado para o reparo, de acordo com a indenização analisada – cobertura parcial e integral são duas possibilidades de reparo.

[Total: 1    Média: 5/5]
Sinistro Auto: O que é? escrito por conversion conversion classificação média 5/5 - 1votos de usuários

2 pensamentos sobre “Sinistro Auto: O que é?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *