Conheça mais sobre a montadora Volkswagen e seus benefícios
A Volkswagen instalou-se no Brasil em 1953, no bairro do Ipiranga, em São Paulo para a montagem de veículos CKD (Complete Knock-Down), um processo de produção em que um veículo é mandado pela matriz completo e desmontado para ser finalizado no país onde será vendido. O Brasil recebia a primeira operação da Volkswagen fora da Alemanha dando início à expansão global da marca. Em 1956, a Volkswagen decidiu construir sua primeira fábrica em São Bernardo do Campo e, em setembro de 1957, saiu da linha de produção da nova fábrica o primeiro veículo produzido pela marca no Brasil com 50% dos seus componentes já fabricados aqui: uma Kombi. Que veio se somar as 2.820 unidades já montadas: 2.268 unidades do Fusca e 552 unidades da Kombi produzidas entre 1953 a 1957.
Fábrica da Volkswagen no Brasil
Fabricas da VW
Atualmente são quatro fábricas: São Bernardo do Campo, a primeira fábrica construída pela Volkswagen fora da Alemanha, Taubaté e São Carlos, no interior de São Paulo, e São José dos Pinhais, no Paraná. A maior fabricante de veículos começou a bater os primeiros recordes de produção e vendas em julho de 1970 e em março de 1972, o Fusca completava um milhão de unidades vendidas, aliás, o nome do carrinho mais querido do Brasil era Volkswagen Sedan, Fusca se tornou o nome oficial apenas em 1983. O carro que iniciou as operações da Volkswagen no Brasil começou a ser fabricado no País em 1959 com motor de 1.200 cm³, refrigerado a ar, teve várias versões, reestilizações e séries especiais. Em 1985 era lançada a versão 1.600 movida a etanol. Sua produção foi interrompida por alguns anos e retomada em 1993 a pedido do então Presidente da República, Itamar Franco, dentro do programa de carros populares. Durou até 1996. Ao longo de toda a sua história, o Fusca teve mais de 3,1 milhões de unidades vendidas no Brasil e por 24 anos esteve no topo do ranking de carros mais vendidos do País.
Ao longo de seus 60 anos (completados em 2013) a Volkswagen do Brasil acumula as marcas de mais de 20 milhões de veículos produzidos, mais de 3 milhões de veículos exportados, vendas internas que superam 17 milhões de unidades, além da liderança de vendas do Gol no mercado brasileiro por 26 anos consecutivos conquistada em 2012. Lançado em 1980, o Gol superou em agosto do ano passado a marca de 7 milhões de unidades produzidas. Com anos de liderança do Fusca, a Volkswagen é, por meio século, líder do mercado brasileiro.
Volkswagen GOL
O Gol foi apresentado em maio de 1980. Tinha duas versões, S e L, e trazia o motor 1.300 cm³ refrigerado a ar. Em setembro do mesmo ano recebeu o 1.6l também refrigerado a ar. Em 1983 o modelo passou por uma reestilização visual e o motor 1.6l era refrigerado a água. Em novembro de 1988 (já como linha 1989), o Gol inaugurou a injeção eletrônica de combustível de série no Brasil, na versão GTI. A Segunda Geração, apelidada de “Bolinha”, foi apresentada em setembro de 1994 e a Terceira Geração foi apresentada em maio de 1999. Mas só fevereiro de 2001 o Gol superava o Fusca em produção, com 3,3 milhões de unidades contra 3,1 milhões de seu antecessor. Em 2003, o Gol Total Flex 1.6 se tornaria o primeiro modelo nacional a oferecer tecnologia flexível, capaz de utilizar gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.
A Quinta Geração do Gol foi lançada em 2008 com uma nova plataforma, com o motor em posição transversal e mais espaço interno. Em agosto de 2012 a Volkswagen atingiu o marco histórico de 7 milhões de unidades fabricadas do Gol, o modelo mais produzido, vendido e exportado da história da indústria automobilística brasileira. Sem falar dos carros que partilham a mesma plataforma do Gol, a “Família Gol” que em março de 2012 alcançou 10 milhões de unidades produzidas entre os modelos Gol, Voyage, Parati e Saveiro. A Volkswagen produziu além dos 7,1 milhões de unidades do Gol, 1,1 milhão de unidades do Voyage, 900 mil unidades da Saveiro e 900 mil unidades da Parati.
Veio o Santana, que marcava a entrada da Volkswagen no segmento de veículos de luxo; a Quantum e tanto outros até que em fevereiro de 1994, importado do México, o carro mais vendido na Europa, o Golf estreou no Brasil e seria produzido por aqui, na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, em julho de 1999.
Nos anos 2000 merece destaque os compactos premium Polo e o Polo Sedan. Até que em 2003 foi lançado o Fox criado totalmente no Brasil. Desenvolvido “de dentro para fora”, com uma técnica criada pelos engenheiros da Volkswagen que recebeu o nome de Designed Around the Passengers, desde seu lançamento já trazia motores Total Flex. E o CrossFox apresentado originalmente em outubro de 2003 como carro conceito durante o lançamento do Fox.
Gol ocupou o topo do ranking dos 10 automóveis mais vendidos do País, o Fox ocupa o sexto lugar do mesmo ranking
Mais de um milhão de carros exportados
Outros números merecem destaque: 1,1 milhão de carros já foram exportados para 66 países; nas fábricas da Anchieta e de Taubaté, a Volkswagen, produz um Gol a cada 47 segundos. A operação brasileira da montadora alemã é a segunda maior operação da marca no mundo (só perde para a China) e está recebendo investimentos da ordem de R$ 8,7 bilhões até 2016, destinados ao desenvolvimento de novos produtos e a ampliação da capacidade de produção.
Entre janeiro e abril de 2013 o Gol ocupou o topo do ranking dos 10 automóveis mais vendidos do País com 70.418 unidades, o Fox ocupa o sexto lugar do mesmo ranking com 34.349 e o Voyage vem em nono lugar com 29.404 unidades vendidas.