Conheça mais sobre a montadora Mitsubishi e seus benefícios
Mitsubishi, a marca dos três diamantes é o maior grupo empresarial da Ásia e um dos 10 maiores do mundo com atuação no mercado de bens imóveis, hotelaria, construção, transporte, mineração, seguros, maquinaria, automotores, eles produzem desde a cerveja Kirin (incluindo a própria garrafa) às câmeras fotográficas Nikon. Tudo começou em 1870, quando Yataro Iwasaki, explorava a rota comercial entre China e Rússia com três barcos a vapor em uma empresa batizada de Mitsuwaka (três rios, em japonês). Os negócios prosperaram e as três embarcações transformaram-se em diamantes, símbolos do império que iniciara. Em 1873, a companhia foi rebatizada “Mitsubishi Shokai”.
A Mitsubishi Motors nasceu em 1917 por iniciativa do neto de Iwasaki e o primeiro veículo montado foi também o primeiro a ser produzido em série no Japão, o Mitsubishi Model A. Em sua história a Mitsubishi Motors se destaca pela alta performance com divisões dentro da própria empresa voltadas para o desenvolvimento de tecnologias específicas como a Ralliart, a divisão de veículos preparados para competições de ralis, off-road e esportivos como o Lancer Sportback. Uma das “pistas de testes” dessa divisão é o Rally Dakar, competição na qual a Mitsubishi é a única marca a sagrar-se campeã por 12 vezes.
Primeiro Automóvel da Mitsubishi: Model A
Antes disso, nos anos 1960, a montadora lançou no mercado vários veículos de sucesso como o Mitsubishi 500. Em 1973, o Lancer e em 1979 a picape L200. Na década de 1980 é a vez do utilitário-esportivo Pajero, do Shogun e do esportivo Eclipse. Em 1990, a marca coloca o Diamond no mercado. Na mesma década surgem outras versões da Pajero, a Mini e a Sport e a empresa começa a atuar no Brasil.
Com a abertura comercial brasileira às importações, em 1990 as picapes cabines duplas L200 começaram a ser comercializadas no Brasil. No país a Mitsubishi Motors está presente por intermédio da MMC Automotores do Brasil que monta e distribui veículos da marca sob licença da Mitsubishi em todo o seu mercado interno, mas possui 100% de capital nacional do grupo Souza Ramos sendo a única operação industrial de veículos Mitsubishi no mundo que não pertence à marca japonesa.
Em 1998, foi inaugurada a operação industrial de veículos Mitsubishi no Brasil. No dia 15 de julho de 1998, saiu das linhas de montagem a primeira Mitsubishi L200 cabine dupla, motor a diesel, tração nas 4 rodas. A capacidade da fábrica era de cinco veículos por dia. Hoje esse número é de 200 veículos/dia. A fábrica foi erguida na cidade de Catalão, interior de Goiás. A instalação conta com pistas de testes off-road, testes especiais e testes de veículos de produção.
O Mitsubishi Pajero TR4 começou a ser produzido no Brasil em junho de 2002. Todas as versões tinham motor 2.0 a gasolina e tração nas quatro rodas. Depois, em 2007, veio a Pajero TR4 flex-fuel também com motor 2.0 e 4×4, foi o primeiro SUV 4×4 a receber esse tipo de motorização no Brasil e no mundo. No ano seguinte, o Pajero Sport também passa a ser fabricado na versão flex. Em 2009, a cabine dupla L200 Triton passa a contar com motor movido a etanol ou gasolina. Com o fim da importação do Pajero Dakar em 2011, o veículo passa a ser produzido no Brasil é o quarto a receber o motor flex desenvolvido na fábrica brasileira que também exporta a tecnologia flex-fuel para o Japão. Em 2011, a Mitsubishi lança o sedan Lancer GT e no fim daquele ano lança a Pajero TR4 com opção 4×2, tração apenas nas rodas traseiras.
Veículos Mitsubishi no Brasil
Em 2012, a montadora com 23 anos de história no País alcançou a marca de 370 mil veículos Mitsubishi vendidos em solo brasileiro e 180 concessionárias. O mesmo grupo empresarial da Mitsubishi Motors do Brasil está produzindo também em Catalão o Suzuki Jimny no País. Hoje a fabricante oferece no país: Pajero Full, Pajero Dakar, Pajero Sport, Pajero TR4, Pajero HD, L200 Triton, L200 Outdoor, L200 Savan, L200 GL, Outlander, ASX e Eclipse.
Lancer Evolution X da Mitsubishi
A Mitsubishi quer dobrar as vendas no Brasil até 2015 e a estratégia da marca para que isso aconteça é produzir no Brasil modelos como o novo ASX, o sedã médio Lancer e o Outlander, todos previstos até o fim de 2013.
Modelo mais vendido da Mitsubishi em fevereiro último foi a picape L200 e no acumulado do ano, entre janeiro e abril foram emplacadas 5.626 unidades. O modelo ocupa a 44ª posição no ranking dos mais vendidos. A Pajero é a 47ª com 4.705 unidades emplacadas. No ranking das montadoras no Brasil a Mitsubishi é a 11ª com market share de 1,67%.