A blindagem de carros substitui o seguro?

Melhor Seguro para Você

Nossa ferramenta calcula seu seguro em mais de 10 seguradoras.

    Chame nosso assessor no whatsapp e tenha sua simulação em até 5 minutos!

    A blindagem de carros vem sendo um serviço bastante procurado atualmente. O Brasil tem a maior frota de blindados do mundo, de acordo com a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), já são 220 mil veículos.

    Isso é um reflexo da grande criminalidade que o brasileiro encontra nas ruas, tanto é que o estado de São Paulo concentra a maior quantidade de carros desse tipo. É importante proteger o seu veículo, mas será que blindar é a melhor opção?

    Se você também está com essa dúvida continue no texto que iremos te contar tudo o que é preciso saber antes de realizar a blindagem de carros, mostrar as vantagens e desvantagens desse serviço e discutir se é melhor blindar o seu carro ou investir em um seguro. Boa leitura!

    O que é preciso saber antes de realizar a blindagem de carros?

    A blindagem de carros é a prática de reforçar a lataria do automóvel com uma camada a mais de aço, a fim de proteger o condutor e os passageiros contra disparos de armas de fogo, pedras e em alguns casos até granadas.

    O procedimento é complexo e requer a desmontagem e posterior montagem de cada parte do veículo, sempre de forma cuidadosa para não comprometer a qualidade do serviço. Por isso, é importante ficar atento se a empresa é autorizada pelo Exército.

    Existem vários níveis de blindagem, sendo que aquelas mais inferiores são eficazes contra pedras, ferros e armas de calibres menores, enquanto os níveis superiores conseguem proteger até contra ataques aéreos, porém, só podem ser utilizados pelas Forças Armadas. 

    No Brasil, o nível mais recomendado é o III-A, pois ele é resistente contra todas as armas de mão, bem como submetralhadoras 9mm e Magnum 41. 98% da frota blindada do país conta com esse nível de proteção. 

    A blindagem não altera a aparência do automóvel, mas o torna mais pesado, podendo acrescentar 100 a 200 quilos. Por esse motivo, o procedimento não é muito indicado para carros com motor 1.0, já que pode comprometer a performance do veículo. 

    O valor do procedimento não é barato. Costuma custar mais do que R$ 55 mil reais, valor mais alto do que muitos veículos e com certeza mais alto do que você pagaria em um seguro. Faça uma simulação no site da CotandoSeguro.com e confira! 

    Sendo assim, dado ao alto investimento, é preciso ficar atento às vantagens e desvantagens da blindagem de carros antes de optar por essa solução.

    seguro auto

    Conheça as vantagens e desvantagens da blindagem de carros

    A blindagem de carros é positiva em muitos sentidos, contudo, também apresenta alguns pontos negativos. Confira a seguir!

    Vantagens

    O fator segurança é a maior vantagem em blindar o seu carro. Com esse reforço existe a proteção do condutor e dos passageiros contra armas de fogo, pedradas e outras formas de agressão.

    Além disso, a lataria do carro, por ficar mais resistente, apresenta menos danos causados por vândalos. Sendo assim, optar por essa solução aumenta a sensação de conforto e bem-estar de quem mora em locais perigosos e tem medo de ser confrontado por criminosos.

    Desvantagens

    Mas, tanta segurança assim também tem as suas desvantagens. Começando pelo valor, se você optar por comprar um carro novo blindado, poderá pagar até o dobro do valor do veículo.

    Por outro lado, se você tem um carro comum, mas deseja blindá-lo pode ter que lidar com algumas burocracias, pois dependendo do nível de blindagem escolhida é preciso entrar na justiça para se justificar. Para ser aprovado, o pedido precisa passar pela análise das Forças Armadas e outros órgãos, o que pode ser um processo demorado.

    Além disso, a blindagem não é um serviço que se encontra em qualquer esquina. Apenas empresas autorizadas podem realizar o procedimento e o valor é bem puxado, podendo extrapolar R$ 50 mil reais.

    Outra grande desvantagem, é que a manutenção de um veículo blindado é bem mais cara. Por mais que o carro seja mais resistente, em caso de colisões você poderá pagar um valor 20% mais alto. 

    O gasto de combustível também é mais alto em carros blindados devido ao grande peso do veículo, que fica de 100 a 200 quilos mais pesado. Também por esse motivo, o desgaste dos componentes do carro é maior.

    Também é importante destacar que os carros blindados desvalorizam mais rápido do que aqueles que não são. Além disso, não será possível recuperar o valor do serviço na hora de revender. 

    Vale mais a pena blindar o carro ou investir em um seguro?

    A blindagem é um serviço que protege o seu carro contra violências e agressões externas. Portanto, se você é uma pessoa muito visada por criminosos ou que mora em regiões bastante perigosas, essa solução é indicada para você.

    Contudo, blindar o veículo não o protege contra furto, colisões, danos de terceiros, fenômenos naturais e tantas outras coberturas que um seguro automotivo oferece. Dessa forma, ter um carro blindado, mas não contar com esse serviço é jogar o seu dinheiro fora.

    Investir em um seguro é a única maneira de ficar tranquilo e saber que o seu patrimônio está completamente protegido em qualquer situação. Além das coberturas comentadas acima, você ainda pode optar por contratar várias outras facilidades, como chaveiro, carro extra, guincho, proteção de vidros e acessórios, dentre outros. 

    No site da CotandoSeguro.com você consegue verificar todas essas facilidades. Nós somos uma corretora de seguros que facilita o processo de busca pelo seu plano ideal, pois centralizamos as maiores seguradoras do país em um só lugar.

    Ainda te ajudamos colocando uma equipe de corretores especializados prontos para te atender e te auxiliar a encontrar a melhor solução para você.

    Lembre-se: a blindagem de carros não substitui o seguro, por isso, faça já a simulação no site da CotandoSeguro.com ou pelo WhatsApp, se preferir!

    seguro auto
    Picture of Anderson Luis Gimenez

    Anderson Luis Gimenez

    Fundador e Administrador da empresa CotandoSeguro.com, Anderson Gimenez conta com mais de 25 anos de experiência no ramo de seguros onde hoje atende o Brasil todo dando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.

    Você vai ler Sobre