Alarme de carros: porque pode sair mais caro do que um seguro?

Melhor Seguro para Você

Nossa ferramenta calcula seu seguro em mais de 10 seguradoras.

    Chame nosso assessor no whatsapp e tenha sua simulação em até 5 minutos!

    Você sabia que um carro é roubado por minuto no Brasil? O dado do Mapa da Criminalidade, divulgado pelo Ministério da Justiça e Defesa Social, justifica e mostra o quanto é necessário investir em maneiras de preservar os nossos bens, como é o caso dos alarmes de carros.

    Contudo, será que essa é a estratégia mais indicada para garantir a segurança de um investimento tão alto quanto os automóveis? É sobre isso que iremos discutir hoje neste artigo. 

    Continue no texto para descobrir se vale mais a pena investir em alarme de carros ou em um seguro auto. Boa leitura!

    Conheça as opções de alarme de carros

    Os alarmes de carros são dispositivos que visam proteger o veículo contra furtos e roubos. De modo geral, eles são acionados quando forçam o destrancamento das portas. Nesse caso, é emitido um som agudo e em alguns modelos os faróis também se acendem. 

    Portanto, a proteção conferida pelo alarme ocorre porque ele assusta o criminoso e alerta as pessoas ao redor que algum movimento indevido está acontecendo. Existem diversas opções disponíveis no mercado. Confira a seguir!

    Perimétrico

    É o modelo mais encontrado no mercado, sendo comum que os veículos saiam com esse alarme de carros instalado de fábrica. Esse equipamento é capaz de detectar a abertura tentativa forçada de abertura de portas. Nesse caso, é emitido um sinal sonoro.

    Contudo, é importante ressaltar, que esse modelo não identifica abertura de capô ou porta-malas, o que torna o veículo mais vulnerável. 

    Volumétrico

    Esse equipamento reconhece movimentos e sons dentro do veículo a partir do uso de um sensor. Dessa forma, caso haja alguma movimentação enquanto o automóvel estiver trancado, o alarme sonoro é disparado. 

    Sensor de movimento adaptado

    Esse alarme de carros possui um acelerômetro que capta movimentos do veículo, inclusive se ocorrer apenas a inclinação. Essa opção é interessante, pois dispara o sinal sonoro caso identifique que o automóvel está sendo retirado do lugar, mesmo que as portas e janelas permaneçam fechadas. 

    Bloqueador da parte elétrica e freios

    Esse alarme de carros é um pouco diferente dos outros citados acima. 

    Ele promove o travamento do freio e da parte elétrica do veículo em caso de tentativa de roubo. A ativação ocorre por meio de uma chave que só o condutor tem acesso e pode ser feita apenas quando a parte elétrica do automóvel estiver desligada. 

    Vale a pena instalar um alarme de carros?

    Infelizmente precisamos conviver com a criminalidade, por isso, é importante se resguardar ao máximo contra prejuízos.  

    A instalação de um alarme de carro é importante para inibir a ação de assaltantes. Contudo, esses dispositivos não garantem a proteção financeira do seu automóvel. Isso porque, mesmo com o acionamento do sinal sonoro, não existe a segurança de que o veículo não será levado.

    Os ladrões contam até mesmo com dispositivos para impedir o trancamento dos carros e sistema que desativa o alarme. Além disso, ao parar o veículo em um local ermo, a presença do equipamento pode não fazer diferença. 

    Mas, isso não quer dizer que não vale a pena instalar um alarme de carros, apenas que ele sozinho não é garantia de proteção do seu patrimônio. Essa estratégia é fortemente aconselhada, porém, só é válida quando executada em conjunto com o seguro auto.

    seguro auto

    Vantagens de investir em um Seguro de Carros

    Um seguro automotivo é o único serviço que garante a proteção financeira do seu veículo. Aqui o valor total do automóvel é ressarcido em caso de furto ou roubo, caso a polícia não consiga encontrá-lo. 

    Mas, a proteção se estende para outros eventos, como:

    • colisões;
    • incêndio;
    • danos causados por terceiros;
    • prejuízos causados por eventos naturais, como alagamentos, raios, vendavais, etc;
    • roubo ou furto de acessórios. 

    Faça uma simulação no site da CotandoSeguro.com e confira as opções disponíveis!

    Além da proteção completa do seu veículo, os seguros automotivos ainda oferecem coberturas adicionais e outros tipos de assistência, como guincho, chaveiro, carro reserva, auxílio em caso de pane mecânica, de furo de pneus, dentre outros.

    Contratando um seguro automotivo você fica tranquilo sabendo que o seu veículo está protegido em qualquer situação e tem a comodidade de poder contar com uma seguradora caso ocorra qualquer imprevisto.

    Se houver algum sinistro – situações previstas em contrato que ocorrem prejuízo material – as agências são obrigadas a pagarem o valor do prêmio em até 30 dias. Dessa forma, você não corre o risco de ficar desamparado. 

    Como encontrar o Seguro Auto ideal para você

    Para encontrar um seguro de carros que atenda às suas necessidades é preciso procurar bastante e com muita atenção, pois existem várias opções no mercado e muitas delas podem não ser o que você precisa.

    Por isso, o primeiro passo é elencar tudo o que você deseja ao contratar um seguro. Por exemplo, se você precisa de cobertura para os vidros, carro extra, coberturas completas, chaveiro, etc. 

    Após definir as suas necessidades, chegou a hora de partir para a pesquisa de mercado para verificar as seguradoras e as coberturas disponíveis. Não pode ter preguiça na hora de procurar, pois quanto mais a fundo você pesquisa maior a chance de encontrar o seguro ideal para você.

    Mas, a CotandoSeguro.com entende que essa busca pode ser exaustiva e se coloca à disposição para auxiliar você nesse processo. Realizando a simulação no nosso site, você encontra em um só lugar os valores e coberturas disponíveis das maiores seguradoras do país.

    Além dessa facilidade, você também conta com uma equipe de corretores especializados, prontos para te ajudar a encontrar um seguro que atenda às suas necessidades e que caiba no seu bolso. E melhor, o nosso time te dá assistência durante toda a vigência do seu contrato.

    Lembre-se: um alarme de carros pode sair mais caro do que um seguro! Venha já fazer uma simulação no site da CotandoSeguro.com e proteja o seu veículo. Se preferir, entre em contato pelo WhatsApp.

    seguro auto
    Picture of Anderson Luis Gimenez

    Anderson Luis Gimenez

    Fundador e Administrador da empresa CotandoSeguro.com, Anderson Gimenez conta com mais de 25 anos de experiência no ramo de seguros onde hoje atende o Brasil todo dando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.

    Você vai ler Sobre