Alarme de moto x Seguro de Moto o que sai mais barato?

Melhor Seguro para Você

Nossa ferramenta calcula seu seguro em mais de 10 seguradoras.

    Chame nosso assessor no whatsapp e tenha sua simulação em até 5 minutos!

    Uma das grandes preocupações dos proprietários de motocicletas é proteger o seu veículo, diante do alto número de furtos e roubos e, para muitas pessoas, o alarme de moto é a opção mais vantajosa. Mas será mesmo?

    Uma moto é um investimento muito alto para arriscar perdê-la em alguma esquina, por isso, é importante pensar com cautela a melhor estratégia de proteção do seu patrimônio. Afinal, você investiu bastante dinheiro nesse bem.

    Neste artigo, nós iremos discutir qual é a medida mais indicada para garantir a segurança da sua motocicleta: alarme de moto ou seguro? Continue a leitura para descobrir!

    Como funciona o alarme de moto?

    Quando o assunto é buscar dispositivos para evitar o roubo de veículos, o alarme de moto é um dos primeiros a ser lembrado. Eles são práticos, facilmente instalados e possuem um custo relativamente barato.

    Esse dispositivo, quando ativo, emite sinais sonoros caso a motocicleta seja retirada da sua posição original. Isso chama a atenção de quem está por perto e acaba inibindo a ação dos criminosos.

    Mas, com o tempo, os assaltantes foram desenvolvendo técnicas para burlar o funcionamento dos alarmes. Por sorte, a tecnologia também avançou e, hoje, temos diversos modelos disponíveis no mercado!

    Tipos de alarme de moto

    Se você está considerando instalar um alarme de moto, é importante conhecer todas as opções. Confira a seguir!

    Alarme com emissão de alerta sonoro

    O alarme sonoro é o modelo mais tradicional. É aquele que dispara uma sirene quando a moto é alvo de furto ou roubo. Esse tipo de alarme é interessante, pois existe a possibilidade de ser instalado em diferentes modelos de motocicletas.

    Contudo, é importante lembrar que, algumas motos zero quilômetros perdem a garantia da parte elétrica, caso o alarme tenha sido instalado de forma errada. Com isso, é importante ficar atento ao local que você irá solicitar esse serviço. 

    Alarme integrado à ignição (bloqueio do veículo)

    Essa inovação trouxe mais segurança para os proprietários que optam pelo alarme de moto. O modelo ligado ao sistema de ignição não permite que a moto seja ligada, sem antes desativar o dispositivo.

    Se o ladrão fizer uma ligação direta e conseguir levar a moto, ou em casos que ele esteja em posse da chave, o veículo é desligado cerca de 40 metros depois, assim que percebe que está se distanciando do controle remoto.

    Essa medida é muito interessante, pois surpreende o bandido e faz com que ele abandone a moto. Além disso, te dá tempo de procurar um local seguro e acionar a polícia. 

    Alarme com sensor de movimento (alerta sonoro e bloqueio do veículo)

    Outra grande novidade no mundo dos alarmes são os modelos com sensores de movimento. Nesse dispositivo, se a moto for levada em movimento, mesmo que junto a sua chave, é disparada a sirene e o motor é desligado.

    Mas para que esse mecanismo seja efetivo, é importante que o proprietário carregue o controle do alarme de moto em outro chaveiro, que não seja aquele que esteja a chave do veículo.

    Outra vantagem desse modelo, é que muitos bandidos disparam o alarme para identificar quem é o proprietário da moto. Com o sensor de movimento, não é preciso apertar nenhum botão, basta chegar perto do veículo com o controle que o sinal sonoro é cessado.

    Mas será que essa medida realmente é a mais eficiente para proteger a sua motocicleta contra furtos e roubos? 

    Vale mais a pena investir no alarme de moto ou no seguro?

    De acordo com um levantamento do Núcleo de Pesquisa da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), uma moto é roubada ou furtada a cada quatro horas, no Estado de São Paulo. 

    Esse dado é alarmante e mostra a necessidade de investir em medidas para proteger a sua motocicleta. Muitas pessoas recorrem ao alarme por ser uma opção mais barata, mas imagino que você já ouviu que o barato pode sair mais caro.

    Isso porque, o alarme de moto é apenas uma medida para desencorajar a ação dos bandidos em vias públicas movimentadas. Mas em locais ermos ou em espaços vazios uma sirene não fará diferença.

    Os modelos que possuem o bloqueio de motor integrado são mais eficientes, mas se a sua moto não tiver um sistema de rastreamento, pode ser que a polícia não consiga encontrá-la e você acabe tomando prejuízo.

    O alarme é sim uma forma de aumentar a proteção da sua moto, contudo, ele não garante a sua proteção financeira caso algo aconteça. Se você quer investir nessa medida ─ o que é muito indicado ─, é importe que ela esteja associada ao seguro, pois assim você pode ficar tranquilo, pois caso qualquer imprevisto aconteça o seu bolso estará protegido.

    Faça já a simulação no site da CotandoSeguro.com, para ver que vale muito mais a pena contratar um seguro de moto!

    Como contratar um Seguro de Moto

    Contratar um seguro de moto é até mais prático do que providenciar a instalação do alarme na sua moto. Nós, da CotandoSeguro.com, nos colocamos à sua disposição para te ajudar a encontrar o seguro ideal para a sua moto.

    Realizando a cotação no nosso site você encontra facilmente as melhores seguradoras do mercado, bem como uma relação de todos os planos, preços e coberturas. 

    Você ainda tem o suporte da nossa equipe de corretores especializados, prontos para te oferecer um atendimento personalizado e tirar todas as suas dúvidas. 

    Contratando o seguro conosco, você pode ficar tranquilo, pois estará amparado pela nossa equipe durante toda a vigência do seu contrato. 

    Não perca tempo, proteja já a sua moto e o seu bolso! Faça agora a simulação do seu seguro de moto.

    Se você gostou de ver o comparativo entre alarme de moto e seguro de moto, leia também o nosso artigo sobre Honda CG 125, quanto custa, preço médio e suas coberturas!

    Picture of Anderson Luis Gimenez

    Anderson Luis Gimenez

    Fundador e Administrador da empresa CotandoSeguro.com, Anderson Gimenez conta com mais de 25 anos de experiência no ramo de seguros onde hoje atende o Brasil todo dando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.

    Você vai ler Sobre