Ar condicionado indispensável

seguro auto

Presente em 42% dos veículos da frota em circulação no Brasil, o ar condicionado está entre os itens da lista de acessórios que mais valorizam o automóvel. Criado em 1902, por Willis Carrier, o equipamento precisa de manutenção periódica.

Quase indispensável, o ar condicionado aumenta o consumo de combustível. A potência do motor exigida pelo ar condicionado pode variar de acordo com o modelo do automóvel, mas nos carros em que a climatização digital a potência extra exigida do motor é menor. A climatização digital trabalha com o sistema de injeção que reconhece a temperatura interna e externa (ambiente), por meio de sensores existentes dentro do veículo. A temperatura é informada para o módulo, que faz o cálculo, este envia para o climatizador que verifica a necessidade exigida do compressor, o que gera um uso menor da potência do motor enquanto o equipamento está ligado. Veículos com a climatização digital contam com mais um benefício. Em situações que exijam maior aceleração, o carro consegue compreender a necessidade e desligar o compressor do ar temporariamente para priorizar a potência do motor. Sem climatização eletrônica a potência do motor roubada pelo ar condicionado pode chegar a até 10 cavalos.

Ar condicionado indispensável

Em relação a manutenção periódica, o filtro de ar precisa ser trocado. E o tempo de troca varia de acordo com o automóvel e as condições de uso. Deve-se verificar a cada revisão necessidade ou não de trocar o filtro, que pode ser de antipolén ou carvão ativado. Carros que costumam passar por muitas estradas de terra têm de trocar o filtro em intervalos mais curtos de tempo para evitar problemas respiratórios. Além disso, as janelas devem ser abertas para a troca de ar, tirando o ar viciado que é prejudicial à saúde.

Anderson Luis Gimenez

Anderson Luis Gimenez

Fundador e Administrador da empresa CotandoSeguro.com, Anderson Gimenez conta com mais de 25 anos de experiência no ramo de seguros onde hoje atende o Brasil todo dando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você vai ler Sobre