Contratação de SeguroSeguros

Seguro de Construção: um guia completo sobre o assunto

0
seguro de construcao

Existem muitos tipos diferentes de seguros projetados para proteger proprietários, desenvolvedores e empreiteiros nas várias fases de um projeto de construção. De fato, certos tipos de apólices de seguro de construção são necessários para muitos projetos.

Nos capítulos abaixo, revisaremos os conceitos básicos de seguro de construção, os tipos mais comuns de apólices disponíveis e quando essas políticas se aplicam.

O que é seguro de construção?

O seguro de construção é uma ampla categorização de apólices de seguro que fornecem proteção durante projetos de construção. 

Na realidade, o termo “seguro de construção” refere-se geralmente a seguros relacionados a projetos de construção e não é, ele próprio, é uma forma real de seguro.

Muitos fatores determinam o tipo de cobertura de seguro de construção necessária para um determinado projeto ou empresa. Esses fatores incluem o relacionamento da pessoa com o projeto (contratado, proprietário da propriedade, subcontratado, etc.), o tipo de entidade que compra o seguro (empresa ou indivíduo) e o tipo de propriedade a ser coberta.

Tipos de seguros de construção

O proprietário de uma empresa que está realizando um projeto de construção pode tentar garantir várias coisas relacionadas ao projeto – por exemplo, a construção, os materiais em trânsito etc.

Dependendo da natureza do contrato, um contratado para o mesmo projeto pode exigir tipos diferentes coberturas, como responsabilidade civil e seguro automóvel comercial. Abaixo, há mais informações sobre os vários tipos de cobertura disponíveis.

  1. Seguro de Risco de Construtor

O seguro de risco para construtores, também conhecido como seguro de risco de construção, é a cobertura de seguro para edifícios e outras estruturas enquanto estão em construção.

Mais especificamente, as apólices de seguro geralmente terão opções para cobrir os seguintes tipos de propriedade:

  • Materiais de construção;
  • Fundações;
  • Estruturas temporárias, como andaimes;
  • Pavimentação, esgrima, equipamentos ao ar livre;
  • Gramados, árvores e plantas instaladas pelo construtor.

Os provedores de seguros geralmente cobrem os tipos mais comuns de projetos de construção, incluindo:

  • Construção nova residencial;
  • Remodelação residencial;
  • Casas modelo e conteúdo da casa modelo;
  • Construção de imóveis comerciais.

No entanto, se o seu projeto de construção ou o tipo de estrutura for único, ainda poderá haver fornecedores especializados que podem oferecer apólices de seguro para seu projeto exclusivo.

As políticas de risco dos construtores só protegem contra certos tipos de danos. Geralmente, as apólices de seguro de risco mais básicas dos construtoras cobrem os danos causados ​​por:

  • Fogo;
  • Clima;
  • Vandalismo.

Normalmente, as seguradoras oferecem opções de “cobertura premium”, que custam mais, mas podem estender os limites de cobertura, eventos seguráveis ​​e / ou propriedades seguráveis ​​da apólice.

Danos causados ​​por inundações geralmente não serão cobertos, a menos que a cobertura para esse tipo de evento seja adicionada à apólice.

Os provedores de seguros também podem especificar algumas exclusões na apólice que os protegem de cobrir danos que ocorram sob condições específicas ou por negligência do segurado.

  1. Seguro de responsabilidade civil comercial e contratada

O seguro de responsabilidade civil geral, às vezes chamado de seguro de responsabilidade comercial geral ou seguro de responsabilidade civil do contratado, é uma classe de seguro que fornece proteção de responsabilidade às empresas no caso de danos corporais ou danos materiais durante o curso dos negócios.

Os provedores de seguros criam várias versões dessas apólices disponíveis para profissionais em construção e para projetos de construção. Se você é o proprietário, uma empresa de construção ou um contratado, estão disponíveis apólices de seguro de responsabilidade civil para proteger os segurados contra riscos desnecessários.

Com frequência, esses planos serão anunciados como Seguro de Responsabilidade Geral do Empreiteiro ou Seguro de Responsabilidade Geral para Construtores.

As apólices de seguro de responsabilidade geral geralmente cobrem uma ampla gama de danos, incluindo:

  • Acabamento defeituoso;
  • Lesões relacionadas ao trabalho;
  • Lesões / difamação por publicidade.

Os contratados ou desenvolvedores podem realmente ser obrigados a ter um nível mínimo de seguro de responsabilidade civil, por lei em alguns estados, ou a ganhar certos contratos que o exijam.

As empresas que concluírem muitos projetos de criação de design definitivamente desejarão ter um seguro de responsabilidade civil caso sejam processadas por erros. Além disso, os subempreiteiros são frequentemente obrigados a contratar um seguro de responsabilidade civil para trabalhar para certos contratados em geral.

As apólices de seguro de responsabilidade geral estão disponíveis através de vários fornecedores para os seguintes tipos de negócios:

  • Empreiteiros gerais residenciais;
  • Desenvolvedores;
  • Remodeladores;
  • Empreiteiros gerais comerciais leves;
  • Fornecedores de comércio / especialidades (elétrica, encanamento, etc.).

Assim como o risco de construtores e outros tipos de cobertura de seguro, é provável que determinadas exclusões sejam definidas na apólice, protegendo a companhia de seguros de ter que cobrir certos tipos de danos ou incidentes.

  1. Seguro auto empresarial ou comercial

O seguro automóvel comercial ou seguro de veículo comercial não está disponível exclusivamente para projetos de construção.

É um seguro destinado a fornecer seguro de automóvel para veículos usados ​​por empresas. A cobertura fornecida pelo seguro auto comercial tem como objetivo ajudar os segurados a evitar altos custos de reparo de veículos, despesas médicas ou ações judiciais resultantes de acidentes automobilísticos.

Existem várias opções de cobertura para apólices de seguros de automóveis comerciais que refletem as opções de cobertura das apólices de seguro de automóveis padrão. As opções de cobertura padrão incluem:

  • Cobertura de Responsabilidade — Isso protege a empresa e os funcionários de despesas associadas a acidentes causados ​​por funcionários.
  • Cobertura de danos físicos — cobre, danos aos veículos da empresa após uma colisão coberta. Isso também pode incluir uma cobertura abrangente, que protege contra veículos roubados, danificados por vandalismo ou destruição de desastres naturais.
  • Cobertura de pagamentos médicos — Essa cobertura ajuda a pagar as despesas relacionadas a ferimentos resultantes de um incidente coberto, incluindo contas médicas, honorários hospitalares, custos de ambulância e despesas funerárias.
  • Cobertura de motorista não segurado — Esse tipo de cobertura cobre, danos e ferimentos causados ​​por motoristas não segurados. Isso é necessário porque é a sua cobertura de responsabilidade pessoal que cobre os danos e ferimentos que você causa a outras pessoas. Se você se envolver em um acidente com alguém que não possui essa cobertura, você ainda precisará ser coberto por altos custos médicos ou de reparo.

Leia também: Por que fazer um seguro de automóvel?!

Onde contratar o melhor seguro de construção?

Aqui mesmo em nosso site você consegue contratar o melhor seguro de construção do mercado.

Temos parcerias com mais de 15 seguradoras e podemos te ajudar a encontrar excelentes valores de investimento para sua proteção, além da máxima qualidade e segurança para sua obra.

Entre em contato conosco e faça sua cotação agora mesmo!

*Este conteúdo é assinado por um corretor profissional e todas as matérias possuem revisões, conforme as Regulamentações e Normas da Superintendência de Seguros Privados. Nossa SUSEP é: 100583651.

Diego Brasileiro

Seguro de condomínio: como funciona, o que é e porque você deve ter um!

Artigo anterior

Seguro para trator: proteja o seu equipamento agrícola, faça sua cotação agora!

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *