Vistoria prévia, quando e por que fazer

A vistoria prévia é mais um recurso de análise de risco da seguradora. Serve para conhecer o bem segurado e para prevenir fraudes.

Se você comprou um carro zero quilômetro e está contratando um seguro auto não há necessidade de realizar a vistoria prévia, desde que você apresente nota fiscal de aquisição emitida pela concessionária. A nota deve ser apresentada em até 24 horas da data de saída da revenda, independente da quilometragem do veículo. Vistoria Prévia é uma medida de segurança para a seguradora. Atesta para as companhias de seguro e para as financeiras, a existência veículo e aponta as condições atuais do mesmo, os opcionais que possui, o modelo e se há avarias visíveis para saber se serão necessárias mudanças na apólice como a exclusão do seguro para cobrir as avarias já existentes. Com a vistoria prévia, a seguradora conhece melhor o bem a ser assegurado e, também, ajuda a seguradora a se prevenir de tentativas de fraude, registrando informações fundamentais do veículo.

A vistoria é uma exigência das seguradoras para aceitarem o seguro auto. Ela é dispensada para automóveis zero quilômetro e, a critério das seguradoras, na renovação do seguro auto desde que com a mesma seguradora. As seguradoras não dispensam a vistoria na renovação do seguro auto de outra seguradora. Se o carro comprado for um veículo usado ou seminovo e você estiver contratando um novo seguro auto, a vistoria prévia é necessária. Da mesma forma, se trocar de carro por um usado; incluir novas coberturas ou ampliar os limites das coberturas contratadas; e reduzir a franquia.

As seguradoras têm postos de vistoria definidos e você pode agendar a sua na empresa que lhe for mais conveniente, com data e hora marcada. Em algumas situações é possível a realização da vistoria em local escolhido pelo cliente, casa ou trabalho, e as seguradoras mandam um funcionário até o local definido A vistoria avalia a lataria do veículo, a parte mecânica e é feita por peritos habilitados que também podem questionar por informações adicionais para qualificar e quantificar os potenciais danos ou prejuízos que podem ser sofridos pelo objeto segurado. A vistoria prévia é mais uma análise de risco feita pela seguradora que, mesmo realizando o procedimento, não significa que está aceitando o seguro. Além disso, a seguradora pode requerer a inspeção prévia a qualquer momento para verificar as condições dos veículos segurados.

[Total: 13    Média: 3.5/5]

admin

Fundador e Administrador da empresa CotandoSeguro.com, Anderson Gimenez conta com mais de 25 anos de experiência no ramo de seguros onde hoje atende o Brasil todo dando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.