Perguntas e RespostasSeguro AutoSeguros

Veja como consultar a tabela FIPE, e como esta tabela pode ser utilizada de fato!

6
tabela fipe
tabela fipe

Se você busca informações úteis para tirar suas principais dúvidas sobre a tabela fipe 2019, este conteúdo irá sanar todas elas.

Fizemos um guia simples, capaz de qualquer pessoa entender, como consultar a tabela fipe, como funciona e ainda preparamos algumas dicas indispensáveis.

Se eu fosse você eu leria todo este conteúdo agora, caso fique alguma dúvida, você ainda terá um vídeo explicando todo o processo mais na frete.

O que significa a tabela Fipe?

A sigla FIPE, significa: Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

Esta organização realiza pesquisas e traz estatísticas mensais dos valores dos veículos, incluindo: motos, caminhões e carros, tanto os usados como os Zero KM.

A empresa faz um cálculo baseado no valor médio do veículo em questão, com isto, eles dão o valor final que é posto na tabela quando finalizado.

Um exemplo para simplificar é: digamos que um veículo de uma marca é vendido 1000 vezes, o valor médio deste veículo vendido é de R$ 49.000,00, este valor será o valor dado na tabela fipe para este modelo.

A tabela fipe muda mensalmente, por isso, a cada mês serão feitas novas pesquisas e novos valores aparecerão.

Através de uma pesquisa da tabela fipe, serão concedidas informações de veículos, que estão sendo praticadas atualmente, isso determina a compra e venda do mesmo.

As seguradoras também usam esses valores dados pela tabela fipe, para poderem calcular o valor do seguro.

A SEFAZ usa as informações da tabela para poder calcular o IPVA, por isso estes dados estatísticos proporcionados pela tabela fipe, são tão importantes.

O valor dado pela FIPE vale para venda de veículos em concessionárias?

Os valores da tabela fipe são válidos ao nível nacional. Entretanto, se você estiver em uma concessionária tentando entregar seu veículo para comprar um outro, espere valores menores do que você pesquisou.

Isso acontece porque a concessionária precisará revender seu carro e isso gera custos para esta empresa, além do próprio lucro do veículo é claro.

Conteúdos relacionados:

Passo a passo de como consultar a tabela fipe no site!

Agora vamos lhe mostrar um passo a passo de como fazer uma consulta na tabela FIPE através da internet de duas formas: em vídeo e em imagens com explicações simples e objetivas.

Além disto, vamos dar algumas dicas de como esta tabela poderá ser usada.

Consultar a tabela FIPE é bem fácil, primeiramente acesse o site neste link (clique aqui para acessar a tabela FIPE)

1 — Após acessar o site clique no link: Índices e Indicadores

indices e indicadores tf

2 — Role a página até o final para você encontrar o botão preço médio de veículos.

preco medio de veiculos tf

3 — Nesta próxima etapa você terá a opção de consultar o preço

Você poderá consultar: carros, utilitários pequenos, consulta de motos, caminhões e micro-ônibus.

Caso tenha dificuldades de achar este caminho basta clicar aqui (Preço médio de veículos na tabela FIPE).

acessando a tabela fipe

4 — Consulta no site da tabela fipe!

Ao selecionar sua preferência, você acessara uma nova página onde precisará preencher alguns campos.

No caso, se a sua escolha foi “carros e utilitários pequenos”, o primeiro campo se trata de qual mês deseja consultar, após isso você escolhe a marca do veículo e depois o modelo e o ano na ordem que desejar.

como acessar a tabela FIPE

5 — Finalizando a Consulta no site fipe.org

Ao final do preenchimento o resultado sairá automaticamente, confira todos os dados e confira o valor médio do carro desejado.

Agora que você já sabe como consultar a tabela FIPE pela internet.

Agora lhe daremos algumas dicas úteis para uso da tabela no dia a dia.

Vídeo ensinando como usar a tabela fipe:

Dicas úteis de usabilidade da tabela Fipe 2019

Primeiramente, você deve saber que a tabela FIPE é um valor de referência, ela te entrega o valor médio dos carros no mercado nacional, por isso ela tem muita importância para quem deseja comprar ou vender um veículo tanto novo como usado.

Quem pretende comprar um veículo, sempre precisa consultar a tabela FIPE para ver se o preço pedido pelo carro em vista está a cima ou abaixo da tabela e assim poder negociar, e o mesmo vale para quem pretende vender um carro, a pessoa pode consultar a tabela FIPE para ter ideia do preço que pode cobrar pelo veículo.

A tabela FIPE influencia diretamente no seu Seguro Auto, em dois momentos:

Primeiramente ela determinara ou não, a perda total, isso porque grande parte dos seguros utiliza a tabela FIPE como referência nestes casos, e para se dar perda total, nesse caso é necessário que os custos do conserto atinjam ou ultrapassem 75% do valor da tabela FIPE, do modelo do carro que ocorreu o sinistro em questão.

A tabela FIPE influência em no seguro do seu carro em outro momento muito importante, o da indenização.

No caso de perda total o segurado recebe o que chamamos de indenização integral, e esta será paga pela seguradora, o valor calculado é elaborado, com base no valor do modelo do veículo da tabela FIPE no mês do pagamento, por isso ela é tão importante para determinar o seu seguro.

Caso você ainda tenha dúvidas, entre em contato com a CotandoSeguro.com ou faça um orçamento de Seguro Auto totalmente on-line.

Faça agora mesmo o seu orçamento de seguro auto em mais de 15 seguradoras ao mesmo tempo!

Anderson Luis Gimenez
Fundador e Administrador da empresa CotandoSeguro.com, Anderson Gimenez conta com mais de 25 anos de experiência no ramo de seguros onde hoje atende o Brasil todo dando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.

You may also like

6 Comments

  1. Adorei as dicas! Muito obrigado pelas informações.
    Abraços

    1. Que bom Alex Peixoto que gostou da dicas, espero que os artigos da cotandoseguro.com possa estar lhe ajudando.

  2. […] em todo o território nacional, com indenização de 100% do valor do veículo de acordo com a tabela FIPE, se o automóvel não for […]

  3. […] nossas seguradoras parceiras indenizam o valor de 100% para você, exatamente o valor que está na Tabela FIPE, e você ainda conta com assistência 24 Horas de guincho, socorro eletro mecânico, troca de pneu, […]

  4. tenho um vectra elite 2.4….no documento consta ano 2005/modelo 2006, mas no site da fipe só aparece o vectra elite 2.4 2006….seria esse mesmo a consulta ??

  5. […] indenização é de até 100% do valor vigente do veículo na tabela Fipe, em casos de recuperação e […]

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *