Perguntas e Respostas

Carteira de Motorista: Como tirar a CNH e Como Renovar a CNH – Tudo Sobre o Assunto!

0
carteira de motorista

Tirar a primeira carteira de motorista pode parecer ser um procedimento muito simples, independentemente de você ter feito 18 anos agora ou ter decidido tirar depois disto. Agora, na verdade, existe um extenso processo para você conseguir tirar a tão desejada Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Muitos perguntam porque tanta burocracia para dirigir?

Essa pergunta é fácil de responder. Ter uma carteira de motorista requer muita responsabilidade, por isso tantos processos e dificuldade.

A sua CNH é uma das licenças que devem ser conquistadas.

Isso garante um melhor motorista nas ruas, além de garantir mais segurança para a população.

Agora, pode ficar tranquilo, apesar de ser um processo considerado rigoroso, tirar sua carteira de motorista não precisa ser complicado.

Por este motivo, resolvemos criar esta matéria, para facilitar a sua vida e te ajudar a entender como tirar a sua primeira habilitação.

Além disso, nesta matéria, iremos falar sobre a renovação da CNH, como conseguir renovar online, como funciona esse sistema e muito mais.

Se você tem algum tipo de dúvidas neste sentido, peço somente que leia esta matéria até o final, pois conseguirá tirar todas as suas dúvidas, sem precisar ir há nenhum outro site, pois tudo você encontrará aqui, todas as respostas para as perguntas sobre a CNH.

Iniciando a preparação para começar o processo da primeira habilitação

O primeiro detalhe que você precisa entender para tirar a primeira habilitação é: o candidato deve ter 18 anos ou mais, você precisa do RG e CPF e também precisa saber ler e escrever.

A primeira observação que você precisa ter em mente é que tipo de carteira de habilitação você precisa?

Categoria A: Veículos de 2 a 3 rodas;

Categoria B: Veículos de até oito lugares;

Categoria A e B: Mais conhecida como a carteira de habilitação carro e moto;

Depois que você escolheu a categoria que você quer se habilitar, para tirar a primeira habilitação é preciso você fazer um agendamento no DETRAN e levar, no dia que for, suas cópias de RG e CPF, além dos documentos originais, você também precisará de um comprovante de residência com até 90 dias do vencimento.

Lembre-se que o processo para tirar somente a Habitação A, Habilitação B ou A e B são os mesmos, a única mudança é na prova prática.

Quando você já tiver com o pré-cadastro em suas mãos, vão ser coletadas as digitais, em seguida você será encaminhado para fazer um exame médico e psicológico.

Nestes exames, respectivamente, serão avaliadas suas habilidades em relação a: força muscular, visão, capacidade respiratória, saúde mental e capacidade cardíaca.

Seção Teórica

Para dar continuidade na sua obtenção da carteira de motorista será preciso escolher um bom Centro de Formação de Condutor (CFC).

Esta etapa é muito importante, principalmente, porque existem CFC que são desorganizados e esse lugar é o que vai te preparar para tirar a sua carteira de habilitação.

O papel dos CFCs é te conscientizar sobre o trânsito de forma segura.

As famosas aulas teóricas correspondem a um total de 45 horas de conteúdo, que são respectivamente:

  • Infração;
  • Legislação;
  • Primeiros socorros;
  • Mecânica básica;
  • Meio ambiente;

Para você conseguir passar para a parte prática do processo, será necessário tirar uma nota com 70% de acerto das questões da parte teórica, desta forma, você vai prosseguir para fazer a prova prática.

Caso você seja reprovado na prova teórica, você terá um prazo de 15 dias para conseguir fazer um segundo exame.

Parte prática

Falando da parte prática, as aulas vão ser um total de 25 horas, 20 dessas 25 horas, você estará treinando em um veículo.

Você terá aulas de direção, tanto no período do dia como da noite, para que você posse estar capacitado o suficiente para dirigir em diversos tipos de ocasiões diferentes, evitando assim problemas futuros.

Depois do processo das aulas, finalmente, chegou a hora da prova prática da habilitação.

É justamente neste ponto que os processos para retirada da habilitação A ou B sofrem modificações, afinal são veículos diferentes.

Na categoria A serão avaliados do pretendente à motorista em circuito fechado, já para tirar a habilitação da categoria B, serão avaliadas as habilidades do condutor em baliza e um percurso pré-determinado.

Desde 2016 existem recursos novos para fazer a prova prática da categoria B.

Hoje já é possível participar da prova prática desta última categoria mencionada com acompanhamento de câmeras no veículo, possibilitando uma prova mais justa e deixando o condutor mais tranquilo para efetivar a prova.

O ainda falta para obter a Carteira de Habilitação?

Depois de passar por todos os processos mencionados anteriormente, você ainda não receberá a verdadeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Na realidade, será dada ao condutor que foi aprovado uma (PPD) a famosa permissão para dirigir.

O novo motorista profissional, só receberá a carteira de motorista legalizada após 1 ano e isso caso essa pessoa não tenha nenhuma multa gravíssima ou grave, outro detalhe é que essa mesma pessoa não poderá sofrer por mais de uma vez uma multa média.

Somente após a finalização desse período, que é considerado de adaptação ao trânsito, o condutor estará legível para receber a sua primeira habilitação.

Por isso, a minha dica é: esteja sempre atento, pois dirigir requer responsabilidade e dedicação.

Documentos para renovar a CNH e Como fazer o Processo de renovação da Carteira de Habilitação Passo a Passo

Com a validade da carteira de habilitação acabando, chegou o momento de preparar a documentação para renovar a CHN.

Você tem ideia do que precisa para tal feito?

A relação de documentos não é tão grande, mas caso você não leve tudo direitinho no dia da renovação, vai só perder tempo com um procedimento tão simples.

Algo que ninguém merece é ter que ir há um DETRAN em um dia ensolarado, ter que voltar para casa e retornar novamente outro dia para renovar CHN.

Uma pergunta que não deixa de ser feita por 90% dos candidatos há renovação de carteira de motorista é: Será que consigo renovar CNH pela internet?

Essa é uma das questões que vamos abordar nesta continuação da matéria.

Vamos te explicar aqui de forma simples, qual o prazo para renovar CNH depois que ela vence, para evitar você pagar multas por um procedimento tão simples ou por puro desleixo.

Iremos abordar aqui também, tudo sobre o que será necessário para renovar sua habilitação.

Caso você não tenha renovado, iremos falar sobre as consequências deste acontecimento.

Está curioso para saber as respostas para suas principais dúvidas?

Então, minha dica é: Continue lendo esta matéria e descubra tudo sobre a documentação necessária para renovar a CNH e muito mais sobre o assunto!

Como Funciona a Renovação da Habilitação

Antes que você saiba sobre os documentos para renovar a CNH é muito importante antes entender, como este processo funciona.

O que você precisa saber primeiro é que a CNH, a famosa Carteira Nacional de Habilitação tem um prazo de validade.

Para a grande massa dos condutores, portadores da carteira de motorista, este documento precisa ser renovado a cada 5 anos.

Para que já possui mais de 65 anos de idade, este prazo vai de 5 para 3 anos.

Existem outras casos especiais, com prazos menores em relação ao tempo de retirada da renovação da certeira de habilitação, de acordo com algum tipo de determinação média ou psicológica.

Você tem ideia quando a sua CNH vence?

Este prazo é informado na própria carteira de motorista (CNH), ele fica ao lado do número da sua habilitação.

Não conseguiu encontrar?

Para facilitar, vamos te ajudar.

Em baixo da sua foto, em vermelho, está o número da sua CNH, correto?

Ao lado deste mesmo número, também em cor vermelha, está a famosa data de validade da sua carteira de motorista.

Se caso, você tenha percebido que está se aproximando da data de expiração, este é um excelente momento para você iniciar a organização dos seus documentos para renovar CNH.

Para você ficar mais tranquilo, a renovação da carteira de habilitação não precisa ser feita no dia que ela vence.

Na verdade, esta data é somente uma referência, para que você fique atento.

Você pode agora, procurar uma unidade do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), tanto 30 dias depois do vencimento, como 30 dias antes do prazo.

Essa é a data limite para renovar sua carteira de motorista.

Se caso você perca a data, não existe penalidade.

Por isso, se desejar, você poderá renovar meses depois da data de expiração.

Acho importante falar sobre isso, pois, há algum tempo atrás, rolou na internet notícias falsas sobre este assunto.

Neste texto da matéria falsa, informava que existia uma nova lei que teria estabelecido um novo prazo para renovação.

Caso você não seguisse as regras, perderia sua carteira.

O bom desta história é que é apenas um mito.

O único cuidado que você precisa na verdade e que pouca gente faz e acaba se complicando é: não dirija, enquanto não renovar sua carteira de habilitação.

Simples, se você  seguir essa dica, não terá maiores problemas.

Caso você pegue um veículo durante este período, aí sim você estará cometendo uma grave irregularidade e estará sujeito a penalização, incluindo a perda da sua carteira.

Mas na frente iremos falar sobre isso.

Documentação Necessária para Renovar a CNH

Os documentos necessários para renovar CNH são:

  • Carteira de Identidade (RG) – Cópia e Original;
  • CPF (original e cópia) – Não será necessário este documento caso você já tenha ele na sua carteira de habilitação;
  • Comprovante de residência (cópia e o documento original);
  • CNH vencida ou a vencer (cópia e documento original) – ela pode substituir o seu RG, caso contenha uma foto digitalizada na mesma.

Consigo Renovar CNH Vencida Pela Internet?

A resposta para esta pergunta é: vai depender!

Estados como São Paulo, permitem esta opção.

Para tirar esta dúvida, entre em contato com o DETRAN da sua região e tire esta dúvida.

Agora, ainda que exista essa possibilidade, este processo pode vir a ser complicado.

Porque?

Por quê se faz necessário ter uma certificação digital, para que você possa fazer a renovação da sua CNH pela internet.

A certificação digital, nada mais é do que um arquivo eletrônico que garante a autenticidade e validação jurídica para o upload da documentação para renovar sua carteira de motorista.

Lembrando que o certificado deve ser adquirido antes da solicitação da renovação da CNH.

Resumindo: Você terá um custo a mais de tempo e dinheiro.

Caso não seja o seu caso, veja se realmente vale a pena, analise toda a situação.

Após adquirir o certificado, será necessário agora enviar os documentos digitalizados para a renovação da CNH.

Esse processo em sua normalidade, os estados que oferecem este estilo diferenciado de renovação pela internet da sua carteira de habilitação, possuem sempre um endereço eletrônico, será para este endereço que você precisará enviar os seus documentos.

Depois desta etapa, será necessário agendar alguns exames, tais como:

  • Psicológico;
  • Toxicológico;
  • Médico;

Ainda existe a possibilidade de aulas ou prova, se for o seu caso.

Em seguida, agora, será necessário emitir o boleto e realizar o pagamento do mesmo.

A última etapa é fazer os exames agendados, se fazendo necessário ir até o local de forma presencial para fazer os exames.

A retirada do novo documento é feita no mesmo local dos exames, com até 5 dias úteis após o feito dos mesmos.

 

 

Diego Brasileiro

Seguro auto São José do Rio Preto: Conheça as 5 Melhores Seguradoras da Cidade!

Artigo anterior

Seguro auto Santos: Os Melhores Preços de Seguro da Região

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *