Perguntas e Respostas

Como funciona o Consórcio? Vale a pena? Como fazer?

0
consorcio como funciona

A união de pessoas, sejam jurídicas ou físicas, reunidas em um grupo interessado em comprar um bem ou um serviço, através da compra programada é dada como consórcio.

Se você não quer pegar taxas de juros de um financiamento convencional, esta é a prática que tem conseguido “salvar o bolso” de muitos.

O consórcio é sem juros e é 100% parcelado. Entenda como funciona o consórcio, se é vantajoso e como você pode aderir o seu.

Consórcio: como ele realmente funciona?

Um consórcio é uma forma simples e barata de você conseguir comprar um bem, como já comentamos, esta uma arte de economizar dinheiro dentro de um grupo.

Através do dinheiro que você investir dentro do que chamamos de “fundo comum” – que é estilo uma poupança. Você e os participantes do grupo de aquisição do bem ou serviço desejado, será sorteado de acordo com as estatísticas do plano contratado.

A ordem de sorteio de cada grupo é dada através do lance e do sorteio do grupo. Por ser um tipo de financiamento em grupo, o consórcio é também conhecido como autofinanciamento.

De acordo com a disponibilidade do grupo formado, os participantes serão sorteados para utilizar o valor dado em contrato do consórcio – que depende da disponibilidade do caixa.

Isso quer dizer que todo mundo tem as mesmas chances de conseguir ser efetivado no consórcio contratado, independentemente da quantidade de parcelas pagas do consórcio.

A contemplação poderá ocorrer à qualquer momento, podendo ser desde o primeiro ao último mês da formação do grupo, por isso não existe uma forma de prever uma data específica.

Como aumentar as chances de contemplação?

A chances de contemplação aumentam na hora do lance do consórcio, ele é feito através de uma oferta vindo a partir do consorciado, esse valor será abatido do saldo devedor da carta de crédito acordada.

Aqui encontramos uma pequena incógnita, não será possível saber qual lance será contemplado. Porque existe valores ofertados por outros participantes.

As regras da oferta estarão no contrato de adesão e elas variam de acordo com o grupo participante. Vale a apena saber que o valor do “lance”, só precisará ser pago se você for contemplado.

Abaixo você conferirá as etapas para fazer o seu consórcio de forma simplificada!

Aderindo o plano

Para conseguir aderir um plano de consórcio, o futuro participante terá que comprar a cota necessária, cabível dentro de suas necessidades.

O grupo que você fará parte dentro do consórcio, estabelecerá alguns detalhes que mostrarão a duração e as características do plano.

Pagando as parcelas

Todo plano de consórcio possui o seu crédito parcelado até o prazo definido e escolhido por você, dentre as opções vigentes.

As parcelas pagas por você, foram a base do valor da sua carta de crédito e são cobradas de forma periódica, de acordo com o que foi estabelecido na hora que você contratou.

Como funciona a contemplação de um consórcio?

Este é com certeza, um dos momentos mais esperados para quem é consorciado, depois de ser contemplado, você poderá usar o crédito para fazer a sua aquisição.

Todas as contemplações acontecem nas assembleias, elas acontecem todos os meses, dede o começo do seu consórcio, até o término dele.

As assembleias acontecem de duas formas distintas:

Por sorteio: onde todos os clientes que estão em dia, concorrem de maneira igualitária, conseguindo contemplação, através da sorte.

Por lance: o lance aumenta as chances em termos percentuais. Através do lance você poderá obter o seu bem mais rapidamente.

Existe o lance que pode ser retirado da cota de valor do consórcio, ou do próprio bolso do consorciado, vai depender da empresa contratada.

Adquirindo o seu bem tão sonhado

Assim que você é contemplado, poderá escolher o bem que você tanto pesquisou e adquiri-lo. Seja ele um carro, imóvel, moto, etc.

Uma carta de crédito vale o mesmo que o valor de “dinheiro vivo”, possibilitando maior poder de negociação por parte do consorciado contemplado.

O que é o encerramento do plano de consórcio?

O encerramento do plano de consórcio, é quando o consorciado acabou suas obrigações para com a empresa de consórcio e já obteve dentro do seu grupo o seu crédito para comprar o bem desejado.

Abaixo você conseguirá saber exatamente o que deve ter atenção, na hora de contratar o seu consórcio.

Tenha atenção a essas informações na hora de contratar o consórcio

  • Fique atento ao valor que você realmente precisa para comprar o seu bem desejado;
  • Veja o percentual de contribuição do grupo, prazos de durações e outras despesas que ali podem conter;
  • Veja os critérios de atualizações de crédito no contrato;
  • Note as garantias que são necessárias para utilizar o seu crédito que será contemplado em breve;
  • Fique atento às regras do sorteio, ao lance necessário e a forma ideal de antecipar suas parcelas das prestações do consórcio;
  • Confira tudo que o vendedor lhe ofereceu antes de fechar o consórcio e confirme se está em contrato.

Quando tiver assinando o contrato, peça sua via da documentação e faça questão de ler quando chegar em casa.

Você precisa sair com as mesmas condições que empresa precisou de você, no sentido de dizer que você deve ficar também com o contrato em mãos.

Faça a cotação do melhor consórcio para o seu bolso e para seu novo carro!

Leia também:

*Este conteúdo é assinado por um corretor profissional e todas as nossas matérias possuem revisões, conforme as Regulamentações e Normas da Superintendência de Seguros Privados. Nossa SUSEP é: 100583651.

Agência WWB

Honda XRE 300 2020: Seguro, Preços, Designe, Ficha Técnica e Consumo

Artigo anterior

Consórcio Porto Seguro: entenda como funciona e se é para você

Próximo artigo

Você pode gostar

Comentários

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *