Perguntas e RespostasSeguro AutoSem categoria

Sinistro de seguro auto: O Guia Completo

1
sinistro de seguro auto

Você está tentando entender melhor como funciona o sinistro de seguro auto?

Criamos este conteúdo justamente neste intuito, queremos te mostrar os principais detalhes que você deve saber antes de fazer o pedido de sinistro para a sua seguradora.

O que é o sinistro do seguro auto?

Sinistro é o nome que se dá quando algo acontece com seu veículo em casos de roubo ou colisão.

Quando este tipo de situação ocorrer, será necessário fazer o boletim de ocorrência (B.O), informando a seguradora o ocorrido, para que possa ser dado início ao processo de ressarcimento.

Mas, como qualquer outro serviço de proteção é preciso verificar quais são as coberturas que estão envolvidas no seu caso, caso não esteja previsto em apólice o segurado não receberá indenização.

Como faço para registrar um sinistro?

Para fazer o registro do sinistro basta entrar em contato via telefone com sua seguradora, até mesmo pelo site, a grande maioria das seguradoras disponibilizam este serviço.

A grande maioria das seguradoras permite que isso seja feio por telefone ou pelo site, sendo preciso que o segurado se identifique e passe algumas informações. Porém como isso varia de uma seguradora para outra sempre vale a pena verificar com a sua.

Quais os documentos necessários para dar entrada no sinistro?

  • Cópias do RG e CPF;
  • Cópia do comprovante de residência;
  • Cópia da carteira de habilitação;
  • Cópia do boletim de ocorrência;
  • Cópia do prontuário médico, caso tenha ocorrido atendimento médico;
  • Cópia do documento do carro do segurado;
  • Cópia do documento de compra e venda preenchido (com firma reconhecida – caso seja financiado, é necessário que dê baixa no financiamento);
  • Cópia do documento de porte obrigatório do veículo.

Se tiver o registro de um sinistro no meu histórico do seguro de carro, isso pode me prejudicar?

Isso é muito relativo, muitas vezes a culpa não é do segurado motorista e o serviço de proteção de seguro é feito exatamente para este tipo de situação, por isso, neste sentido não haverá qualquer tipo de prejuízo ao segurado.

Agora falando de bônus de seguro – que você normalmente recebe quando renova – você realmente perde quando já tem um sinistro em sua conta durante o período de vigência.

Isso quer dizer que se você solicitar um sinistro e for renovar o seu seguro, você perderá o seu desconto na hora de renovar o seu seguro auto.

Qual o prazo para análise do sinistro auto?

A análise de seguro auto poderá variar de seguradora para outra, por este motivo a partir do momento em que é feito o seguro é dado todos os prazos referente ao seguro vigente.

O pagamento de indenização poderá levar em média 30 dias, contando a partir do recebimento dos documentos.

Diego Brasileiro

Coberturas de Seguro auto – O Guia Completo

Artigo anterior

Tipos de Seguro auto: Tudo que você precisa saber!

Próximo artigo

Você pode gostar

1 Comentar

  1. […] em casos de alteração de características originais do veículo que vem de fábrica, seja por sinistro de seguros automotivos ou por mudança de […]

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *