Quando se trata de contratar um plano de saúde, você pode ter mais de uma opção. Muitos empregadores oferecem mais de um plano. Se você o estiver comprando, poderá escolher vários planos e isto pode lhe confundir. Como você sabe qual escolher? A maioria dos planos tem características semelhantes.
Este guia pode ajudá-lo a entender como comparar suas opções, para receber os serviços necessários a um preço adequado ao seu orçamento.
Principais recursos para comparar em um plano de saúde
Embora muitos planos tenham muitas das mesmas características, há diferenças que você deve estar ciente.
- Mensalidade: Esse é o valor que você paga pelo plano de saúde médico. Você pode pagar mensalmente, trimestralmente ou anualmente. Você deve pagar independentemente dos serviços que usa. Seu empregador receberá seus prêmios do seu salário. Ou você pode pagá-los diretamente.
- Despesas diretas: Estes incluem co-pagamentos que no caso é um pagamento de participação de consultas e usabilidades do seu plano de saúde. Esses são os custos que você paga do próprio bolso por determinados serviços. Seu plano de saúde paga o resto. Você pode ter que pagar uma certa quantia do seu próprio bolso antes que seu plano médico comece a pagar o custo dos seus cuidados.
- Benefícios: Esses são os serviços médicos cobertos pelo plano. Graças à reforma da saúde, hoje a maioria dos planos deve cobrir os mesmos serviços básicos. Isso inclui preventivo, hospitalar, maternidade, saúde mental, exames laboratoriais e medicamentos prescritos. Alguns serviços, como quiropraxia, atendimento odontológico ou visão, podem não estar totalmente cobertos. Além disso, alguns planos abrangem apenas determinados medicamentos prescritos ou cobram co-participações diferentes.
- Rede de fornecedores: Muitos planos têm uma rede de provedores. Esses provedores têm contratos com o plano. Eles fornecem serviços por um preço fixo. Seus custos diretos são mais baixos quando você usa provedores que fazem parte da rede.
- Liberdade de escolha: Alguns planos dão a você a liberdade de marcar consultas com outros fornecedores. Com outros planos, você precisa receber uma indicação do seu médico de cuidados primários para consultar um especialista. Muitos planos também oferecem a opção de usar provedores que não fazem parte da rede, pagando um custo mais alto. Lembre-se de que os prêmios e os custos diretos podem ser mais altos nos planos que permitem consultar fornecedores que não fazem parte da rede.
- Papeladas necessárias (nem sempre se usa): No caso de alguns planos, pode ser necessário registrar reivindicações. Se você possui uma conta de poupança médica para suas despesas diretas, pode ser necessário acompanhar o seu saldo. Talvez você também precise fazer uma papelada para fins fiscais.
Como escolher um plano de saúde: dicas essenciais
Agora vamos trazer algumas dicas simplesmente essenciais sobre planos de saúde, confira e tire suas principais dúvidas:
- Pense em quantos serviços você e sua família poderiam usar em um ano. Adicione a quantia de despesas que você pode ter que pagar por cada serviço. Verifique o valor máximo que você deve pagar em cada plano.
- Você nunca poderá atingir o seu máximo se raramente usar os serviços, então veja essa questão e tome uma decisão assertiva para o seu bolso.
- Verifique se seus fornecedores e hospitais fazem parte da rede do plano. Caso contrário, descubra quanto mais você precisa pagar para ver um provedor que não faz parte da rede. Descubra também se você precisará de referências.
- Verifique se os serviços especiais que você pode precisar, como cuidados dentários ou visuais, serão cobertos. Verifique se todos os medicamentos prescritos estão cobertos pelo seu plano.
- Adicione ao seu valor do plano, seus custos diretos, os custos de medicamentos prescritos e quaisquer outros custos adicionais para obter o total do ano.
- Descubra quanta papelada e quanta administração você terá para se dedicar ao seu plano. Pense em quanto tempo e interesse terá em lidar com essas tarefas.
- Descubra se há descontos especiais em sua academia ou em um programa local de perda de peso, ou em outros programas de saúde que você gostaria de usar.
- Por fim, dedique um tempo para revisar suas opções e comparar custos, para garantir que você escolha um plano de saúde que atenda às suas necessidades e ao seu orçamento.
Saiba qual o melhor plano de saúde e receba uma assessoria para escolher o melhor custo-benefício clicando aqui!
Leia também:
*Este conteúdo é assinado por um corretor profissional e todas as nossas matérias possuem revisões, conforme as Regulamentações e Normas da Superintendência de Seguros Privados. Nossa SUSEP é: 100583651.