Ao planejar uma viagem a Paris, uma de suas perguntas mais prementes é provavelmente “quando é a melhor época para ir?”
Embora todas as quatro temporadas em Paris possam ser deliciosas, a melhor época para visitar Paris é durante o verão, quando as temperaturas são quase perfeitas e os dias longos e ensolarados facilitam a visualização de todas as atrações.
Se você estiver programado para visitar Paris pela primeira vez, pode ser persuadido de que a muito elogiada “Paris na primavera” é a escolha óbvia — mas, dependendo do seu orçamento, tolerância para grandes multidões e seus centros pessoais de interesse, outra época do ano pode, de fato, ser muito melhor para você.
Cada estação em Paris tem seus encantos e armadilhas, prós e contras. Continue lendo para obter mais informações sobre a sensação geral e o ambiente de cada estação, além de informações sobre o que ver e fazer em Paris durante o ano todo.
Aproveite e veja também:
Qual é a melhor época para viajar para Buenos Aires na Argentina?
Eventos e Festivais Populares
A temporada de férias de inverno em Paris oferece muita luz e celebração enquanto a cidade se ilumina no Natal e em outras férias de inverno. Galeries Lafayette e outros marcos são adornados com uma decoração festiva.
Enquanto isso, no outono, eventos como o Montmartre Wine Harvest (Vendanges) e o Nuit Blanche, um evento de artes e cultura que acontece a noite toda e veem multidões nas ruas para exibições e apresentações gratuitas, dão vida à cidade de maneira memorável.
A primavera marca o início da temporada de festivais de jazz da cidade.
Os fãs de jazz não devem perder o Banlieue Bleues Festival, que normalmente começa em março e se estende até o verão.
O Festival de Jazz St-Germain-des-Prés geralmente começa em maio.
Durante o verão, a cidade fica mais calma quando os parisienses saem de férias, mas ainda há muitas coisas para fazer, como filmes ao ar livre gratuitos no parque e abundantes festivais de música.
Veja também: Melhor época do ano para viajar para Portugal!
O clima em Paris
Paris tipicamente tem invernos frios e ligeiramente úmidos, com temperaturas elevadas a cerca de 40 graus Fahrenheit e mínimas de aproximadamente 35 graus. A neve não é frequente, mas pode acontecer.
Março e abril também são frios, mas as temperaturas podem chegar aos 50 anos.
Não é até maio que ocorre um degelo, com temperaturas subindo lentamente aos 60 anos. (É claro que a chuva em maio é típica, por isso mantenha um guarda-chuva por perto!)
Os verões podem ser quentes e úmidos, mas normalmente são agradavelmente quentes, com temperaturas raramente superiores a 80 graus.
Às vezes, um “verão indiano” continua até setembro.
Novembro pode ser frio e úmido, enquanto dezembro é seco, mas escuro, à medida que os dias ficam mais curtos.
Leia também: Melhor época para conhecer Orlando na Flórida.
Temporada de pico em Paris
A primavera e o verão são, sem dúvida, as estações mais populares de Paris.
Durante a primavera, os parisienses estão curtindo sua cidade com força total, enquanto no verão, muitos estão de férias — deixando a cidade lotada de turistas.
Voos e acomodações serão mais caros durante essas duas temporadas.
Primavera
Para lindas flores sazonais, piqueniques e escapadelas românticas de Páscoa, Paris na primavera simplesmente não pode ser batida.
Lembre-se, no entanto, que este é um momento incrivelmente popular na capital para o turismo, portanto, reservar com antecedência é essencial se você quiser fazer um bom negócio.
Eventos para check-out:
- Se você é um fã de esportes, o Aberto da França começa na terceira semana de maio.
- No início de abril, a Maratona de Paris chega às ruas, enquanto milhares correm 42,16 km na Cidade da Luz.
Verão
Se você não se importa em dividir a cidade com centenas e milhares de outros turistas e adora a ideia de dias e noites longos e preguiçosos em uma época em que a cidade está mais relaxada, o verão é um ótimo momento para explorar a capital francesa.
Muitos franceses saem de férias, então, embora o verão seja um momento descontraído para visitar, alguns turistas podem achar um pouco sonolento demais, já que algumas boutiques, restaurantes e bares fazem sua “vacância” anual e fecham por várias semanas.
Eventos para check-out
- No dia 21 de junho de cada ano, a Fête de la Musique transforma todos os cantos da cidade em um espaço de concertos ao ar livre.
- Dia da Bastilha, 14 de julho, é um dos feriados mais populares do país e é comemorado com desfiles, fogos de artifício e muito mais.
Outono
As almas poéticas e românticas vão adorar o clima contemplativo durante esse tempo — e se você é um amante de arte ou de livros, a temporada de exposições está em plena atividade no outono.
O outono pode ser bastante frio e os dias são curtos, mas as folhas se transformam e a frescura no ar faz com que aqueles passeios ao longo do Sena sejam muito mais bonitos.
Eventos para check-out
- Não perca o Vendanges de Montmartre, um evento peculiar realizado no último vinhedo remanescente de Paris.
- Durante o primeiro fim de semana de outubro, a cidade hospeda Nuit Blanche (Noite Branca), quando galerias e outros espaços de arte ficam abertos até tarde para os visitantes.
Inverno
Mercados de Natal, pistas de patinação no gelo, celebrações de Ano Novo das tradições ocidental e chinesa: apesar de sua reputação sombria, o inverno é um momento animado e colorido na capital, e um ótimo momento para reservar uma viagem em família.
Muitas das lojas de departamentos mais glamourosas da cidade têm luzes impressionantes e vitrines, dando a cidade inteira uma sensação festiva.
Eventos para check-out
- A Champs-Elysées exibe sua impressionante exposição de Natal a cada ano no final de novembro.
- Os amantes do vinho não vão querer perder o Salon des Vins des Vignerons Indépendants (Independent Wine Producers Fair), que acontece no último final de semana de novembro de cada inverno.
Cotar seguro viagem: Cote o seu seguro viagem aqui e deixe sua viagem muito mais tranquila e segura.
Comentários