Carro usado: é preciso checar a procedência

Melhor Seguro para Você

Nossa ferramenta calcula seu seguro em mais de 10 seguradoras.

    Chame nosso assessor no whatsapp e tenha sua simulação em até 5 minutos!

    A maioria das pessoas não faz nenhum tipo de consulta antes de comprar um veículo usado, e algumas, nem sequer sabem que existem empresas especializadas em verificação de histórico e procedência do veículo

    Carro usado: é preciso

    Da série cuidados ao comprar um carro usado, a informação de que a maioria das pessoas não faz nenhum tipo de consulta antes de comprar um veículo usado, e algumas, nem sequer sabem que existem empresas especializadas em verificação de histórico e procedência do veículo é preocupante. Ainda mais quando se olha os números e as perdas financeiras que a não checagem acarreta. Empresa do Grupo Dekra Brasil é uma dessas empresas especializada em informações sobre histórico e procedência de veículos seminovos e usados.

    A empresa utiliza diversos bancos de dados públicos e privados e monta um “dossiê veicular” com mais de 40 tipos de informações como problemas administrativos, tributários e judiciais; ocorrências de roubo e furto; existência de multas; históricos de quilometragem; acidentes; sinistro; recall; decodificador de chassi; duplicidade de motor; registro do veículo; licenciamento e emplacamento; precificação; garantia de procedência; e inspeção veicular. Informações que possibilitam uma negociação transparente para o comprador e para o vendedor de um veículo seminovo. Mensalmente a empresa divulga as principais causas (suas porcentagens) dos veículos à venda no mercado.

    O levantamento de abril último mostra que 9% dos carros ofertados tem registro de roubo ou furto, um aumento de 28% nas incidências de veículos ocorrências deste tipo em aberto, quando comparado ao mês anterior. O crescimento desse tipo de restrição vem em crescendo desde fevereiro de 2013. Também se verificou alta de 31% nas restrições por alienação que ocorrem quando o proprietário vende o veículo ainda não quitado, e o comprador assume a dívida. Veículos com alguma restrição judicial, isto é, embargados pela justiça por diversos motivos e não podem ser transferidos foram 1,38% da base consultada de 80 milhões de registros veiculares em todo o Brasil.

    Carro usado: é preciso checar a procedência

    A simples consulta restrições poupou R$ 1,2 bilhão aos consumidores, o que por si, diz muito sobre a importância da verificação do histórico e procedência do bem prestes a ser adquirido.

    Picture of Anderson Luis Gimenez

    Anderson Luis Gimenez

    Fundador e Administrador da empresa CotandoSeguro.com, Anderson Gimenez conta com mais de 25 anos de experiência no ramo de seguros onde hoje atende o Brasil todo dando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.

    Você vai ler Sobre