Como contratar um seguro de vida?

Melhor Seguro para Você

Nossa ferramenta calcula seu seguro em mais de 10 seguradoras.

    Chame nosso assessor no whatsapp e tenha sua simulação em até 5 minutos!

    Nunca gostamos de imaginar que o pior pode acontecer, no entanto, devemos estar preparados para todas as situações possíveis. Assim, contratar um seguro de vida é essencial e, deve-se saber como você pode contratá-lo.

    Inicialmente defina quanto da sua renda pode ser destinado mensalmente para o seguro, assim é possível definir se você irá contratar um seguro mais complexo, com uma maior cobertura, ou um mais simples, com uma cobertura básica. 

    Quanto antes você decidir contratar um seguro de vida, melhor, isso porque as seguradoras costumam possuir um valor menor para pessoas mais jovens, em função do menor risco de morte.

    Após definir quando contratar o seguro e qual valor é possível pagar por ele, você deve procurar uma seguradora de confiança, escolher o melhor plano para você e assinar o contrato.

    Por que devo contratar um seguro de vida?

    Caso você seja jovem e não possua dependentes, pode pensar que não há necessidade de contratar um seguro de vida agora. No entanto, as funcionalidades desse seguro vão muito além do que muitos pensam. Vamos ver algumas delas:

    Cobertura para o caso de doença grave: o aparecimento de uma doença é sempre algo inesperado e acompanha diversas preocupações, entre elas, o gasto para tratamento. 

    Em função disso, diversos seguros de vida oferecem a possibilidade de cobertura, você só precisa checar se esse serviço se encontra presente no contrato;

    Possibilidade de resgate do montante investido: apesar de toda a proteção que o seguro de vida oferece, muitos veem como um dinheiro perdido ao longo da vida. 

    Como contratar um seguro de vida?

    Por isso, o seguro de vida resgatável oferece não só os serviços tradicionais, como também o investimento. 

    Assim, parte do valor pago é reservado e aplicado, o qual poderá ser resgatado caso você cancele o seguro;

    Cobertura de gastos com medicamentos: medicamentos, principalmente os de tratamento contínuo, podem gerar uma grande despesa. Pensando nisso, alguns seguros oferecem a possibilidade de reembolso e cobertura dos gatos com medicamentos;

    Reembolso de despesas médicas, hospitalares e odontológicas: diferentemente do que os planos de saúde oferecem, aqui vemos uma possibilidade de reembolso independente do profissional que realizou o procedimento. 

    Assim, você terá uma maior segurança em realizar o procedimento necessário, pois estará com seu médico ou dentista de confiança e, ainda conseguirá um reembolso do valor gasto;

    Isenção de imposto de renda: é claro que toda indenização paga pela seguradora deve ser declarada no imposto de renda. No entanto, não há a incidência de tributos sobre esse montante.

    Quem pode contratar um seguro de vida?

    Apesar de não haver uma lista muito grande de pessoas impedidas de contratar um seguro de vida, deve-se iniciar falando que, para contratação de um plano individual, você deve ter entre 16 e 70 anos. 

    Estando dentro da faixa etária permitida, ainda podem haver restrições em caso de doenças pré-existentes ou, em caso de planos coletivos, a plena atividade profissional na empresa que contratou o seguro.

    Além disso, existe a possibilidade de um terceiro adquirir o seguro de vida para você, sendo essa possibilidade muito utilizada quando se trata de filhos, cônjuges ou até mesmo uma empresa que adquire o seguro para seus funcionários. 

    Nesse caso, atente-se em qual plano está sendo contratado, se ele é coletivo ou individual, pois há alguns pontos de diferença entre eles que devem ser analisados para o bom seguimento do contrato.

    Quanto custa um seguro de vida?

    O valor de um seguro de vida não é algo fixo e muitos imaginam que seu preço não vale pelo seu benefício, no entanto, não é essa a realidade. 

    Primeiramente, vemos que ele é individualizado conforme as características do contratante, onde a seguradora avalia o nível de risco e define qual será o prêmio máximo, isso é, o valor total de cobertura, e qual a parcela a ser paga. 

    Assim, com o orçamento em mãos e o contrato definido, você verá que a parcela, em nada se compara ao prêmio, montante que pode chegar em R$ 100 mil ou mais.

    Portanto, não use familiares e conhecidos como base. O melhor é dirigir-se à seguradora de preferência e fazer seu próprio orçamento, levando em conta sua idade, doenças pré-existentes, profissão, entre outros fatores.

    Quais os benefícios de ter um seguro de vida?

    Os benefícios que o seguro de vida tem para oferecer são inúmeros e devem sempre constar no contrato, vamos aqui citar alguns deles:

    Seu prêmio não entra no inventário: aqui há uma enorme facilidade para os dependentes, pois não há a necessidade de espera da resolução do inventário para que haja o pagamento do prêmio, o qual é pago imediatamente;

    Proteção financeira para seu cônjuge e dependente: acontecimentos indesejados podem ocorrer a qualquer momento e é necessário estar planejado para eles. 

    Portanto, contratar algo que garanta comodidade financeira para sua família é extremamente importante e não deve ser deixado de lado;

    Custeio das despesas funerárias: existem dois tipos de benefício aqui, temos a assistência funerária, que é quando a seguradora escolhe os fornecedores necessários e arca pelo serviço e, temos o auxílio funerário, que é quando os familiares fazem todas as escolhas e o seguro se encarrega do reembolso. 

    Os dois tipos são incrivelmente benéficos, você apenas deve escolher o que melhor se adequa aos seus desejos e ao seu rendimento;

    Benefícios que podem ser aproveitados em vida: conforme citado anteriormente, há diversas formas de o seguro de vida beneficiar você em vida.

    Seja custeando as despesas médicas e os medicamentos, seja resgatando o montante investido. Portanto, não pense duas vezes antes de adquirir um bom seguro de vida, ele não irá afetar seu rendimento mensal de forma considerável e irá entregar um leque de benefícios enorme.

    Na Cotandoseguro.com, você conta com os melhores corretores de seguro de vida para tirar dúvidas sobre a apólice, dúvidas sobre renovação do seguro vida, além de receber todo o suporte desde a escolha até a contratação do seu seguro com os melhores preços do mercado.

    Fale agora com a Cotandoseguro.com e faça seu seguro de vida do jeito certo, com a corretora de seguros que mais cresce no brasil e com a melhor avaliação do google pelos seus clientes.

    Picture of Anderson Luis Gimenez

    Anderson Luis Gimenez

    Fundador e Administrador da empresa CotandoSeguro.com, Anderson Gimenez conta com mais de 25 anos de experiência no ramo de seguros onde hoje atende o Brasil todo dando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.

    Você vai ler Sobre