Conheça mais sobre a montadora Audi e seus benefícios
O Grupo Audi entregou 1.455.100 carros da marca para os clientes em 2012. Tudo começou no fim do século XIX com quatro empresas alemãs de origens distintas (Wanderer, Horch, DKW e Audi) que produziam automóveis. Anos mais tarde, no início dos anos 1930, sem condições financeiras para sobreviver e, sob o comando de um banco alemão estatal, as fábricas se uniram formando a Auto Union AG.
Sob o signo dos quatro anéis, logo se tornou o segundo maior grupo automobilístico da Alemanha. Em virtude da II Grande Guerra Mundial, interrompeu a produção de veículos em 1939. Com o fim do conflito e com o advento da Guerra Fria e da divisão da Alemanha, a empresa desapareceu atrás da cortina de ferro, para renascer somente em setembro de 1949 com a mesma denominação Auto Union, com sede em Ingolstadt, que primeiramente ressuscitou a marca DKW.
1970, foi o ano em que o primeiro Audi 100 foi fabricado e vendido.
O primeiro automóvel com a marca Audi foi lançado em setembro de 1965 quando a Volkswagen AG já havia adquirido a Auto Union comprando mais de 50% das ações em janeiro daquele ano. Este primeiro Audi era equipado com um motor de quatro cilindros e carroceria derivada do modelo DKW F102. A carroceria continuou a ser usada com motores de maior potência que alcançaram sucesso a ponto da Audi começar a desenvolver modelos próprios a partir 1968.
Em 1970 começaram as exportações para o mercado norte-americano. Uma década depois, a Audi revolucionou a indústria ao lançar um carro de série com tração permanente nas quatro rodas batizada de Quattro, derivado do cupê da série 80. O carro se tornou campeão de ralis mundo afora e, em 1983, a Audi estabeleceu a Quattro GmbH para desenvolver a parte esportiva e veículos especiais para a marca, além de kits de personalização, o que a tornava praticamente uma divisão de “tuning” da fabricante.
Em novembro de 1989, alcançou vendas recordes depois da queda do muro de Berlim e da reunificação alemã. Nos Salões de automóvel de Frankfurt e Tóquio daquele ano foram apresentados como protótipo o Audi Quattro Spyder e o Audi Avus Quattro com carroceria de alumínio que se seria utilizada em grande escala nos modelos da marca, a partir de 1994 quando apresentou o premium Audi A8. O primeiro modelo em produção com a carroceria construída totalmente em alumínio. Ao mesmo tempo, um novo sistema de nomenclatura para os carros entrou em vigor. O Audi 80 passou a ser conhecido com A4, o Audi 100 como A6, um modelo familiar de porte médio-grande. Eles foram seguidos, em 1996, pelo Audi A3, seu primeiro representante no segmento de compactos premium, um hatchback médio feito sobre a plataforma do VW Golf e o modelo mais popular da marca alemã. Em 1998 começou a produção em série dos esportivos TT coupé e TT roadster. A produção do Audi A2, o primeiro monovolume construído em alumínio, começou em junho de 2000 e no mesmo ano a montadora lançou Audi Allroad Quattro, o primeiro modelo off-road.
Vieram o Audi RS4 e o RS6, uma versão superesportiva do modelo A4 e do A6, respectivamente. Em 2006, o Audi Q7, um utilitário esportivo de porte grande Volkswagen Touareg e do Porsche Cayenne (a marca Porsche também pertence ao grupo Volkswagen) e muitos outros de enorme repercussão: superesportivo R8, a versão esportiva do A8 chamada S8, o cupê esportivo de quatro lugares A5, entre outros até 2010 quando lançou o compacto A1.
Audi no Brasil
No Brasil, a história da marca começou em 18 de novembro de 1993, quando Ayrton Senna, tricampeão mundial de Fórmula 1, oficializou em Ingolstadt o acordo operacional entre a Senna Import e a Audi AG. Em março do ano seguinte teve início a importação e venda dos carros da marca no país. Em março de 2005, a Audi AG assumiu 100% dos negócios no país. Surgia a Audi Brasil. Entre o início de 2000 e meados de 2006, o Audi A3 foi produzido na fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR). A montadora e a controladora estudam a volta da produção da família A3, na mesma planta industrial de onde saem os modelos Golf, Fox e seus derivados.
O Brasil não está nem entre os dez maiores mercado da Audi. A China lidera esse ranking com 405 mil unidades vendidas em 2012. O Japão foi o décimo colocado, com 23 mil unidades, enquanto a América Latina (do México para baixo) representou 29 mil carros emplacados. Entre janeiro e abril de 2013 a Audi Brasil emplacou 1.875 novas unidades contra 1.350 registrados no mesmo período de 2012, 39% a mais. Só em abril foram emplacadas 500 unidades, contra 294 em abril de 2012, superando um bom mês de março quando a Audi emplacou 464 veículos. Com lançamento dos novos modelos A3 Sport (em maio) e A3 Sportback (em junho), a Audi deve elevar as vendas da marca no País para 50% até o final do ano, em comparação com 2012.
Lançamento da Audi este ano: R8 Coupé V10 Plus
Outro lançamento da Audi este ano é o R8 Coupé V10 Plus, comercializado a partir do segundo semestre de 2013. O superesportivo R8 é o carro dirigido por Robert Downey Jr, no último filme da trilogia Homem de Ferro. Sempre que o bilionário Stark pendura o terno, coloca-se atrás do volante do R8 e-tron, versão elétrica do carro.