Conheça mais sobre a montadora Hyundai e seus
A sul-coreana Hyundai nasceu da necessidade de transportar a produção de arroz de seu criador, Chung Ju-Yung, que junto com o irmão mais novo Se-Yung Chung começou a montar caminhões com a sucata de peças militares que havia em abundância em 1947 em uma Coreia do Sul destruída pela II Guerra Mundial. A montadora Hyundai, cujo nome “hyeondae” significa “modernidade”, começou em 1968, quando a empresa obteve a licença para montar alguns modelos da americana Ford apenas para o mercado interno sul-coreano. O primeiro carro totalmente desenvolvido pela marca surgiria apenas em 1974, o pequeno modelo Pony direcionado para segmentos de baixa renda.
A montadora Hyundai Motor Group é apenas um dos braços de um poderoso grupo empresarial, a Hyundai Engeneering & Construction Company com negócios nas áreas de construção habitacional, eletrônica, serviços financeiros, naval com o estaleiro da Hyundai Heavy Industries, líder global na fabricação de grandes navios, entre outros. A montadora é o braço mais conhecido, mas representa apenas 4% do faturamento total com duas marcas: a Hyundai e a também sul-coreana Kia Motors adquirida em 1998.
Veloster da Hyundai
A Hyundai Motor Group é a quinta maior montadora de automóveis do mundo, em 2012 vendeu 4,4 milhões de automóveis, considerado também o volume de vendas da Kia Motors, mais 2,5 milhões, o grupo Hyundai alcançou 6,6 milhões unidades vendidas no mundo. A empresa vende seus veículos em 193 países através de 6 mil concessionárias e tem mais de 10 fábricas localizadas em países como China, Índia, Turquia, República Checa, Rússia, Egito e Brasil, além da unidade na cidade de Ulsan, que é a maior do mundo, com capacidade para produzir 1.6 milhões de automóveis anualmente. Além disso, possui seis centros de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos espalhados pelos Estados Unidos (Irvine), Coréia do Sul (Ulsan), Alemanha (Frankfurt), Japão (Chiba) e Índia (Haidrabad).
No Brasil há duas Hyundai: uma que monta veículos no por meio da parceria com o grupo Caoa e a outra é a Hyundai Motor Brasil. O grupo Caoa é responsável pela distribuição de todos os veículos da Hyundai no país, com exceção do HB20, e opera uma planta industrial em Anápolis, Goiás, onde monta em CKD do caminhão leve HR e o Tucson, utilitário esportivo que começou a ser vendido por aqui em 2005 e o ix35. Além da montagem dos modelos o grupo Caoa é responsável pela distribuição dos modelos ix30 e i30 CW, Sonata, Azera e Elantra, Veloster, as SUV’s ix35, Santa Fe, Tucson e Veracruz; e os utilitários HR e HD78. Em 2011, segundo a Anfavea, a Caoa vendeu 112 mil carros Hyundai.
HB20 Sedan: 100% dos carros passam por sete controles de qualidade
A Hyundai Motor Brasil inaugurou em 9 de novembro de 2012, sua fábrica no Brasil, país que é o sétimo no mundo fora da Coreia a receber uma operação industrial. A fábrica, em Piracicaba, interior de São Paulo, recebeu um investimento de R$ 960 milhões para produzir exclusivamente (por enquanto) os modelos do projeto HB com capacidade para 150 mil carros por ano. Por dia, são produzidas 34 unidades, 100% dos carros que saem da linha de produção são testados na pista de teste de três quilômetros dentro do complexo industrial de Piracicaba e 100% dos carros passam por sete controles de qualidade. O índice de conteúdo local do hatchback HB20 é de 76%, motor e câmbio vêm da Coréia do Sul. Um sedã, o HB20S está no cronograma da empresa para começar a ser produzido no primeiro semestre de 2013 e, um SUV, no segundo semestre deste ano. As vendas do HB20 estão alcançando a média de 12,5 mil unidades por mês.
No ranking de modelos mais vendidos no Brasil entre janeiro e abril de 2013, o HB20 está em quarto lugar com 39.562 unidades vendidas. No mesmo período a SUV Tucson vendeu 5.138 unidades.