Invalidez: o que o INSS paga e quais vantagens de ter um seguro privado?

seguro de vida

Você sabia que pode se beneficiar de um seguro por invalidez caso ocorra algum imprevisto que te deixe incapaz de trabalhar? Poucas pessoas conhecem esse direito e, muitas vezes, confundem com a aposentadoria por invalidez, do INSS. Continue no texto para saber mais sobre o assunto!

O que é seguro de vida?

O seguro de vida é um serviço que pode ser contratado individualmente, coletivamente, por um grupo de trabalhadores, por exemplo, ou até mesmo ofertado por uma empresa.  

Ele visa garantir a proteção financeira dos beneficiários de quem contrata o seguro ─ que pode ser os filhos, a esposa, etc. ─ caso ocorra algum imprevisto, como morte natural ou por acidente. Dessa forma, quando o contratante falece, a sua família, ou outras pessoas que ele tenha colocado como seu dependente, recebem uma quantia em dinheiro. 

Mas, o que muitas pessoas não sabem, é que o contratante também pode se beneficiar do seu seguro de vida enquanto estiver vivo. Um exemplo clássico dessa situação é quando ele é acometido por uma doença que o impossibilita de trabalhar. Se ele tiver solicitado a cobertura de seguro por invalidez, ele poderá receber o valor do prêmio.

Existem várias possibilidades de contratação de coberturas de invalidez em uma única apólice:

  • invalidez por acidente;
  • invalidez por doença grave;
  • invalidez permanente por doença;
  • incapacidade temporária;
  • invalidez permanente;
  • invalidez parcial;
  • desemprego.

O que é invalidez?

Invalidez é quando ocorre algum evento que impeça a pessoa de exercer as suas atividades profissionais. Na classificação dos seguros existem dois tipos de invalidez: a permanente e a parcial.

Invalidez permanente

Diz respeito a algum evento que causou a perda definitiva das funções de algum órgão, membro ou alguma parte do corpo da pessoa. 

Dessa forma, a pessoa não consegue mais realizar, ou realizar com segurança e bom desempenho, as atividades laborais que normalmente fazia. Um exemplo é a perda completa da visão, essa situação é irreversível, portanto, é vista como permanente. 

Invalidez parcial

É a consequência de algum evento que teve como resultado a perda de parte das funções de um órgão ou parte do corpo, ou até mesmo redução da mobilidade de algum membro. 

A perda da visão de apenas um olho é vista como invalidez parcial, pois não tira completamente a capacidade de enxergar e a pessoa ainda consegue realizar as suas atividades, mesmo com um grau de dificuldade maior. 

O que é seguro de vida por invalidez e aposentadoria por invalidez?

Agora que você já sabe o que é seguro de vida e o que é invalidez, vamos compreender a diferença desse serviço em relação à aposentadoria por invalidez, direito concedido pelo INSS. 

Quem pode usufruir desse benefício são as pessoas asseguradas pela previdência social, ou seja, que contribui e é filiado ao Regime Geral de Previdência Social, como é o caso de quem trabalha com carteira de trabalho assinada. 

Vale lembrar que essa aposentadoria só pode ser requerida caso o trabalhador sofra com invalidez permanente. Ou seja, quando não existe possibilidade de ele se recuperar para exercer o trabalho que realiza ou alguma outra atividade.

Atualmente, o valor recebido pelo aposentado corresponde ao total do salário de benefício. Isso significa a média aritmética dos maiores salários que ele já recebeu em 80% de todo período que contribuiu. 

Por outro lado, o seguro por invalidez precisa ser contratado de forma privada, em um seguro de vida, e ele pode ter diferentes tipos de cobertura. Faça a simulação para compreender melhor! 

O que não é coberto pelo seguro de invalidez?

Algumas situações ficam de fora da cobertura do seguro de vida por invalidez:

  • doenças preexistentes que não forem declaradas no momento da contratação;
  • operações de guerra, atos de terrorismo ou perturbação da ordem pública;
  • uso de material nuclear;
  • tentativa de suicídio, exceto casos que ocorram após dois anos da adesão ao contrato;
  • atos ilícitos dolosos;
  • acidentes causados por desastres naturais, como é o caso de ciclones, terremotos, etc;
  • perturbações e intoxicações de qualquer espécie, incluindo o uso de drogas, produtos químicos ou medicamentos.

E aí, é melhor contar com o INSS ou com um seguro de vida privado?

Como você pode conhecer, o direito do INSS só pode ser requerido se a pessoa:

  • for filiada à previdência social;
  • seja avaliada por uma perícia técnica que reconheça a invalidez permanente e comprove que não existe chance dela se recuperar para realizar a função que normalmente exerce ou nenhuma outra atividade profissional;
  • tenha cumprido o tempo de 12 meses de carência;
  • esteja contribuindo no INSS no momento em que foi acometida pela doença ou pelo acidente que causou a invalidez permanente ou estar no período de graça ─ período que a pessoa não é mais contribuinte da previdência social, por ser demitido, por exemplo, mas ainda pode contar com os benefícios.

Por outro lado, contando com o seguro de vida, você pode optar por contratar as coberturas de invalidez permanente ou parcial, para ter acesso ao prêmio de forma muito mais facilitada. Sendo assim, esse serviço pode ser personalizado de acordo com o que é importante para você. 

Contar com a indenização do seguro de vida em casos de invalidez faz total diferença na vida do contratante, que tem um suporte para passar por esse momento bastante delicado. Dessa forma, investir nesse serviço é garantir a estabilidade e conforto seu e da sua família.

Para contratar um seguro de vida é muito fácil, e você nem precisa sair de casa! É só entrar no site da CotandoSeguro.com, fazer a simulação, que nós te apresentamos uma lista das principais seguradoras do mercado, bem como seus planos, coberturas e valores.

Você ainda conta com a consultoria especializada da nossa equipe de corretores para tirar todas as suas dúvidas e ter total entendimento do serviço que está contratando. Além disso, nós também estamos disponíveis para te auxiliar durante toda a vigência do seu contrato.

Faça já a simulação do seguro de vida no site da CotantoSeguro.com e comece a investir na sua estabilidade financeira e de quem você mais ama! 

Anderson Luis Gimenez

Anderson Luis Gimenez

Fundador e Administrador da empresa CotandoSeguro.com, Anderson Gimenez conta com mais de 25 anos de experiência no ramo de seguros onde hoje atende o Brasil todo dando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você vai ler Sobre