Já trocou o filtro de cabine

seguro auto

O filtro de cabine, apesar de ter a importante função de proteger a saúde dos passageiros, no entanto é quase desconhecido e seu uso independe do veículo ter ar condicionado ou não.

Filtros de combustível, de óleo do motor e de ar são bastante conhecidos e contribuem para o bom funcionamento dos veículos. O filtro de cabine, apesar de ter a importante função de proteger a saúde dos passageiros, no entanto é quase desconhecido e seu uso independe do veículo ter ar condicionado ou não.
O filtro de cabine são formados por três camadas de fibras ligadas entre si, além de uma camada intermediária carregada eletrostaticamente que atrai até mesmo partículas minúsculas, retendo assim, a entrada de partículas como pó, fuligem, gases nocivos e bactérias, no interior do automóvel e auxiliando na prevenção de problemas respiratórios, proporcionando ar puro e prevenindo a proliferação de ácaros, um dos principais causadores deste tipo de doença.

O simples acionamento do sistema de ventilação faz com que o ar passe pelo elemento filtrante. E para os carros com ar condicionado, o filtro de cabine melhora seu desempenho, pois, uma vez saturado obstrui o fluxo da passagem do ar para dentro do veículo e causa o embaçamento dos vidros internos.
Há no mercado dois tipos de filtros de cabine: os comuns de partículas e os com carvão ativado. Estes últimos são similares ao filtro de cabine comum e possuem uma camada adicional de carvão ativado que impede a passagem de resíduos, absorve os gases como o ozônio, óxidos de nitrogênio, dióxido de enxofre e hidrocarbonetos e reduzem o crescimento de bactérias, o que aumenta sua capacidade de reter odores indesejáveis.

Já trocou o filtro de cabine

Ao contrário dos demais filtros, o de cabine não tem prazo ou quilometragens preestabelecida para que sua troca seja realizada. A vida-útil de um filtro de cabine depende do ambiente onde o motorista trafega. Se ele rodar sempre em vias urbanas, com alto tráfego de caminhões, ou em estradas de terra, o filtro fica sobrecarregado em poucos meses. Para circulação em condições normais, os fabricantes de filtros, como a Mann-Filter recomenda que a troca seja realizada no máximo uma vez ao ano ou a cada 15 mil km.

Anderson Luis Gimenez

Anderson Luis Gimenez

Fundador e Administrador da empresa CotandoSeguro.com, Anderson Gimenez conta com mais de 25 anos de experiência no ramo de seguros onde hoje atende o Brasil todo dando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você vai ler Sobre