Laudo Cautelar – O que é? Para que serve? Quais os riscos?

Melhor Seguro para Você

Nossa ferramenta calcula seu seguro em mais de 10 seguradoras.

    Chame nosso assessor no whatsapp e tenha sua simulação em até 5 minutos!

    Fazer um laudo cautelar nos dias de hoje pode ser a diferença de ter um veículo seminovo na garagem dando prejuízo. Por ser um procedimento importante e que evita de você colocar dinheiro no seu bolso, alguns detalhes precisam de mais atenção.

    Porque apesar de ser um procedimento extremamente necessário, muitos donos de veículos não entendem corretamente o que é laudo cautelar, quais os benefícios do laudo cautelar, para que serve entre outras dúvidas indispensáveis.

    Continue conosco até o final deste artigo simples e direto ao ponto e fuja de problemas na hora que precisar de um laudo cautelar, ou até se você estiver adquirindo um veículo.

    O que é laudo cautelar?

    A perícia cautelar ou laudo cautelar foi criada especificamente para definir a originalidade de um determinado modelo de veículo, identificar possíveis casos de adulterações ou detectar eventuais danos a estrutura do automóvel.

    Por isso, é importante ficar atento a questões de segurança do veículo na hora de vender ou comprar um seminovo. Nos próximos blocos iremos entender mais para que serve o laudo cautelar veicular ou perícia cautelar veicular.

    Laudo cautelar veicular

    Também conhecido como vistoria cautelar ou pericia cautelar veicular, esse procedimento traz um relatório completo e oficial sobre as reais condições de um automóvel.

    Por isso, a questão do preço final de venda de um carro depende de uma vistoria cautelar veicular.

    Laudo Cautelar - O que é? Para que serve? Quais os riscos?

    Laudo cautelar reprovado: O que pode ocasionar a reprovação?

    Uma dúvida que paira na mente de muitos donos de veículos é: laudo cautelar reprovado e agora? Sim um laudo cautelar pode ser reprovado veja algumas das situações em que isso pode ocorrer:

    1. Condição mecânica inadequada

    Se forem identificadas falhas mecânicas graves no veículo que representem um risco à segurança, como problemas nos freios, suspensão, direção ou sistema elétrico, o laudo cautelar pode ser reprovado.

    2. Histórico de danos estruturais

    Se forem encontrados sinais de reparos inadequados ou danos estruturais significativos no carro, isso pode ser uma grande indicação que o veículo esteve envolvido em um grave acidente. Nesse caso, o laudo cautelar pode ser reprovado.

    3. Alterações não autorizadas

    Se forem identificadas modificações significativas no veículo que não estejam em conformidade com as regulamentações, como alterações no sistema de escape, suspensão ou motor, o laudo cautelar pode ser reprovado.

    4. Documentação irregular

    Se houver diferenças ou irregularidades em relação aos documentos do veículo, como numeração do chassi ou motor adulterados, falta de registros de manutenção adequados ou pendências administrativas, o laudo cautelar pode ser reprovado.

    5. Odômetro adulterado

    Outro caso que comumente um laudo cautelar é reprovado é no caso da constatação da alteração do odômetro de um veículo. Caso for constatada que a quilometragem foi adulterada, o laudo será reprovado.

    Esses são apenas alguns exemplos de situações em que um laudo cautelar veicular pode ser reprovado.

    É importante lembrar que os critérios de reprovação podem variar de acordo com as normas e regulamentos específicos.

    Para que serve o laudo cautelar?

    Já falamos sobre o que é laudo cautelar, sobre o caso de um laudo cautelar reprovado, mas de fato para que serve o laudo cautelar?

    Vistoria cautelar ou laudo é um documento técnico com informações importantes do estado geral de um veículo seminovo.

    Este documento é usado principalmente na hora da compra e venda de um veículo usado, conseguindo fornecer informações precisas sobre o estado do veículo e ajudar o comprador a tomar uma decisão assertiva.

     O laudo cautelar pode fornecer informações sobre diversos aspectos do veículo, tais como:

    • Histórico de sinistros;
    • Autenticidade dos documentos;
    • Situação legal e administrativa;
    • Condições mecânicas;
    • Histórico de quilometragem.

    O laudo cautelar visa fornecer transparência e segurança ao comprador, permitindo que ele tenha informações precisas sobre o veículo antes de efetuar a compra. Ele também pode ser utilizado para a realização de seguros, financiamentos ou em processos de garantia.

    É importante ressaltar que o laudo cautelar não garante a qualidade do veículo ou a ausência de futuros problemas, mas fornece uma avaliação técnica do estado atual do veículo com base na análise e garante uma tranquilidade maior para o comprador do veículo usado.

    O que se analisa em uma vistoria cautelar?

    Para fornecer informações gerais detalhadas do estado de um veículo, são analisados diversos aspectos técnicos do carro.

    Dependendo da empresa ou profissional responsável pela elaboração do laudo, os itens analisados podem variar. Mas, vamos deixar abaixo alguns dos elementos mais frequentemente analisados no laudo:

    • Histórico de sinistros;
    • Identificação do veículo;
    • Situação legal e administrativa;
    • Sistema elétrico e eletrônico;
    • Condições mecânicas;
    • Sistema de iluminação;
    • Sistema de segurança;
    • Estética e acabamento;
    • Histórico de quilometragem;
    • Pneus.

    Histórico de sinistros

    É feita uma investigação sobre os possíveis registros de acidentes ocorridos, danos estruturais do veículo também são uma indicação importante.

    Para identificar esses possíveis acidentes e ou danos no veículo, o profissional capacitado utilizará bases de dados e informações de pesquisas.

    Identificação do veículo

    É feita uma verificação da identificação do veículo, incluindo a conferência da numeração do chassi e do motor, para garantir a autenticidade e integridade dos documentos.

    Situação legal e administrativa

    Será feita uma verificação de pendências administrativas, tais como: multas, débitos de licenciamento, restrições judiciais ou administrativas, e a regularidade da documentação do veículo.

    Sistema elétrico e eletrônico

    Será verificado o funcionamento dos sistemas elétricos e eletrônicos do veículo em questão, tais como: sistema de segurança, computador de bordo, iluminação, sistema de ignição, sistema de áudio, entre outros.

    Condições mecânicas

    Será avaliado as questões gerais dos sistemas mecânicos do carro, incluindo, suspensão, direção, freios, motor, transmissão, sistema de escapamento, sistema de combustível, sistema de arrefecimento e outros.

    Sistema de iluminação

    Verifica o funcionamento correto de lanternas, luzes de freio, luzes de seta, luzes de ré, faróis outros componentes que participam da iluminação do veículo.

    Sistema de segurança

    Essa análise é feita em dispositivos que trazem algum tipo de segurança para o motorista e passageiros, tais como: cintos de segurança, sistema de frenagem (ABS), airbags, controle de estabilidade (ESP), entre outros.

    Estética e acabamento

    Essa avaliação é feita para verificar o estado da lataria do veículo, da pintura em geral, vidros, para-choques, estofamento, revestimentos externos e internos, reparos, possíveis danos, ou desgaste excessivo.

    Histórico de quilometragem

    Nesta avaliação é feita uma análise de odômetro, no intuito de localizar qualquer tipo de mudanças de dados reais da quilometragem registrada ao longo do tempo de uso de um veículo, detectando possíveis alterações.

    Pneus

    É feita uma avaliação das condições dos pneus do carro, incluindo estado de conservação, desgaste e adequação aos padrões de segurança.

    Quanto custa o laudo cautelar?

    Uma dúvida muito comum sobre a vistoria cautelar veicular é o preço. O custo de um laudo cautelar no Brasil pode variar dependendo de diferentes fatores, como a região do país, a empresa ou profissional responsável pela realização do laudo, a abrangência da análise e os serviços incluídos.

    De forma geral, os preços variam aproximadamente entre R$ 100,00 a R$ 400,00, é importante salientar que esta é apenas uma estimativa, os preços podem variar bastante.

    Isso acontece, até porque muitas empresas conseguem oferecer serviços adicionais na vistoria cautelar, tais como: verificação de histórico de sinistro, checagem de documentação, em sistemas de informação veicular, o que influencia no preço final do veículo.

    Por essa diferença de valor discrepante, sempre é indicado procurar diversos profissionais ou empresas que façam este tipo de serviço. Comparar os preços e os serviços oferecidos fazem a diferença.

    Outro fator a considerar é prestar atenção na reputação da empresa que fornece o serviço de laudo cautelar, um bom serviço vai fazer a diferença na hora da compra ou venda de um veículo usado.

    Laudo Cautelar quem paga comprador ou vendedor?

    Segundo a Lei Federal nº 13.111/2015 onde diz que “um comprador, no momento de fechar um negócio, deve ser informado pelo vendedor o verdadeiro estado de um veículo”.

    O Procon é outro órgão que dita as regras de compra e venda de produtos e ou serviços, segundo o Código de Defesa do Consumidor, o cliente precisa ter ciência de informações claras e precisas sobre o bem em questão. Porém, devemos nos atentar a um detalhe importante, despercebido por muitos.

     Devemos saber que algumas leis do código de defesa do consumidor, funcionam apenas em caso de compra de algo um estabelecimento.

    Desta forma, é direito do cliente requisitar o laudo para verificar as condições do veículo. Porém, o melhor é sempre fazer um acordo e é assim que normalmente acontece, duas pessoas entram em acordo prévio para solicitar o laudo cautelar do veículo em questão.

    Aconselhamos a você vendedor de um veículo usado, usar a vistoria cautelar como forma de adicionar ao valor da venda do seu veículo. As pessoas querem se sentir seguras e ter um laudo cautelar veicular é muito importante num mercado tão competitivo.

    Quanto tempo demora para sair a vistoria?

    Agora já sabemos o preço do laudo cautelar, quem paga o serviço, o que se analisa e para que serve, mas quanto tempo demora para realizar este procedimento?

    Uma vistoria cautelar leva em média de 45 minutos a 2 horas. Podendo ser por ordem de chegada ou realizada por agendamento por empresas credenciadas ao EVC.

    Quais são os resultados possíveis de uma vistoria cautelar?

    Existem parâmetros de qualificação para um laudo cautelar, elas podem variar entre vermelho, amarelo ou verde. O último indica aprovação, enquanto o segundo indica danos possíveis a serem corrigidos.

    No caso da coloração vermelha, a nossa primeira opção, quer dizer que o laudo foi reprovado. Os problemas identificados são significativos, o que pode levar a diminuir o preço de um carro substancialmente ou pausar a sua venda.

    Quem pode fazer o relatório do laudo?

    Empresas credenciadas no EVC (Empresas Credenciadas de Vistorias), podem fazer um laudo de vistoria cautelar veicular. O órgão regulamentador é o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), as empresas que prestam este serviço são todas regulamentadas aqui.

    Contato que fiquemos atentos aos detalhes informados anteriormente sobre a qualidade do serviço prestado, independentemente do local onde seja feito o laudo teremos um bom resultado.

    Benefícios de uma perícia cautelar veicular

    Uma perícia cautelar veicular, também conhecida como laudo ou vistoria, oferece diversos benefícios tanto para o comprador quanto para o vendedor de um veículo usado. Veja alguns dos principais benefícios abaixo:

    1. Transparência e confiança

    Uma perícia cautelar oferece informações imparciais e objetivas sobre o estado de um veículo, aumentando a transparência de uma negociação. Criando um ambiente de confiança entre as partes envolvidas na transação.

    2. Segurança na compra

    Se um comprador possui a informação de uma compra mais detalhada, obviamente ele se sente mais seguro e compra tem tudo a ver com segurança.

    A perícia ajuda a evitar a aquisição de um veículo com problemas ocultos, reduzindo o risco de futuros gastos com reparos. Tudo que um comprador não quer é ter dores de cabeça e despesas posteriores ocultas.

    3. Ajuda na negociação do preço

    Como o laudo cautelar permite perceber problemas reais de um veículo, um comprador pode conseguir negociar melhor o valor final de um carro. Referente aos problemas relacionados ao veículo é possível estimar o valor de conserto, retirando esses valores do preço do veículo.

    4. Avaliação precisa

    Como existe uma análise técnica do veículo que identifica: histórico de sinistros, adulterações, problemas mecânicos, entre outros. Isso acaba permitindo uma avaliação mais precisa de valor de mercado de um veículo.

    5. Documentação legal

    Por se tratar de um documento válido legalmente, a perícia cautelar pode ser usada para comprovar um real estado de um veículo no processo de venda, financiamentos ou seguro.

    6. Auxilia na garantia

    O laudo cautelar pode servir como uma referência para acionar a garantia do veículo, caso seja aplicável, fornecendo uma documentação técnica que respalda possíveis problemas identificados.

    7. Conhecimento prévio

    O vendedor também se beneficia de uma perícia cautelar, pois pode apresentar o documento aos potenciais compradores como uma prova da boa condição do veículo, aumentando a confiança na transação, conseguindo efetivar uma venda mais rápida e por um preço melhor.

    Conclusão

    Existem muitos benefícios de um laudo cautelar veicular. Ele proporciona informações precisas e confiáveis, ajudando a garantir uma compra segura e transparente, além de fornecer uma base sólida para negociação e tomada de decisões informadas.

    Hoje aprendemos muito sobre o assunto, informações úteis que podemos utilizar para nosso dia a dia, na prática. Estamos a mais de 1 década fornecendo informações valiosas sobre seguro auto, seguro de vida, seguro residencial e outros tipos de proteções.

    Temos profissionais capacitados, especialistas em cada tipo de proteção para fornecer as informações mais valiosas e importantes para você que preza por proteger sua família e evitar prejuízos.

    Picture of cotandoseguro

    cotandoseguro

    Você vai ler Sobre