Whatsapp

Fale com nossos atendente rapidamente pelo whatsapp

Ligue para Nós

Clique e faça uma ligação agora para nossa corretora

Formulário de Contato

Preencha nosso formulário para fazer uma cotação

Entenda a importância de cuidar da manutenção do seu caminhão antigo

Caminhões são os principais meios de trasporte de cargas de várias empresas e também, o ganha-pão de muitos trabalhadores. Por isso, manutenções periódicas são indispensáveis, principalmente, para quem tem um caminhão antigo

Afinal, a manutenção é a melhor forma de evitar prejuízos, aumentar a sua segurança e economizar dinheiro, visto que as revisões preventivas podem reduzir em até 40% os gastos com o seu automóvel, como afirma um estudo feito pelo Instituto da Qualidade Automotiva. 

Além disso, diminuem a probabilidade de acidentes por falha do automóvel. Então, se você quer saber mais sobre manutenção de caminhão antigo e outros cuidados importantes para aumentar a sua segurança na estrada, não deixe de ler este artigo. 

Manutenção de caminhão antigo: entenda o que deve ser feito 

Para você entender mais sobre o assunto, veja abaixo algumas medidas que te ajudam na hora de conferir se a manutenção do seu caminhão antigo está realmente em dia.  

Mas vale ressaltar que é de extrema importância que você recorra sempre a um mecânico profissional sério e de confiança para fazer os reparos no seu automóvel, isso irá te trazer mais segurança e tranquilidade. 

Averígue as condições do escapamento do seu caminhão

Nunca deixe de verificar o estado do escapamento do seu veículo sempre que perceber alguma irregularidade como, por exemplo, barulhos ou até mesmo ferrugens no tubo de escape. 

Já que os solavancos causados por buracos nas ruas e estradas, podem deteriorar as junções do sistema de escape de gases do seu caminhão

Verifique faróis, luzes e sinalização  

Um dos pontos mais importantes é checar todas as luzes do seu automóvel como lanternas, luzes de freio, sinalização lateral e traseira, além de piscas e faróis altos e baixos, antes de ir trabalhar e pegar a estrada. 

Além disso, não se esqueça de regularizar os feixes de luz dos faróis do seu caminhão duas vezes ao ano ou quando notar alguma mudança na luminosidade delas. 

Revise a suspensão do seu automóvel

Sempre confira de algum dos componentes estão folgados, se os pinos estão devidamente lubrificados e se algum parafuso não está frouxo. Além disso, nunca deixe de conferir se as molas, coxins, barra estabilizadora e batentes não estão deterioradas. 

Caso a suspensão do seu caminhão seja de ar, é recomendado manutenções periódicas para conservação do automóvel e maior segurança para você na estrada. 

Revise os freios do caminhão 

Outra dica muito importante é que você faça a revisão dos freios do automóvel a cada 15 ou até 20 mil quilômetros rodados. Além disso, sempre confira o estado dos tambores e lonas e confira também, se não há vazamentos. 

Enfim, drene os reservatórios de ar toda a vez que for trocar o filtro secador de ar, isso evitará o acúmulo de umidade, o que reduz e, muito, a vida útil das válvulas pneumáticas do seu caminhão. 

Além dessas dicas que demos aqui, há outras medidas extremamente importantes para assegurar sua segurança e bom estado do seu automóvel, por isso, sempre procure ajuda profissional para fazer a manutenção correta do seu caminhão. 

Mas, afinal, qual é a importância da manutenção periódica no meu caminhão antigo? 

Além da economia e redução de prejuízos, a manutenção preventiva de caminhão antigo ou novos é essencial para ajudar a prevenir acidentes na estrada. 

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Scaringella Trânsito, revela que cerca de 27% dos acidentes urbanos e rodoviários no país poderiam ter sido evitados se o dono do automóvel tivesse feito a manutenção preventiva corretamente. 

Mas, infelizmente, a realidade é que a maioria dos caminhoneiros e motoristas só buscam suporte de um mecânico profissional quando já há um problema com o caminhão. 

Vale ressaltar que alguns problemas do seu veículo podem ser silenciosos e acabar causando muita dor de cabeça e complicação para resolvê-los, principalmente se você já estiver na estrada. 

Outro problema muito recorrente e que a maioria das pessoas que possuem um caminhão antigo, acreditam que não precisam de seguro para aumentar sua segurança na estrada. 

O que é um grande erro, já que o seguro para caminhão antigo oferece para o motorista suporte integral durante 24 horas, o ano todo.  

Entretanto, é preciso estar na atento na hora de pesquisar um seguro para o seu caminhão, afinal, existem vários tipos de seguro, o que facilita na escolha de um modelo que esteja de acordo com as suas necessidades individuais. 

Por isso, é importante entender mais sobre seguro para caminhão e conhecer todas as vantagens e cobertura que ele pode te oferecer. 

Quer conhecer mais sobre seguro para caminhão antigo? Entao, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. 

Seguro para caminhão antigo: descubra quais são as coberturas e benefícios para esse tipo de veículo

Se engana quem pensa que apenas caminhões novos devem ter seguro, pois, como já falamos acima,  o seguro abrange veículos de todos os portes e modelos, inclusive, veículos mais antigos.

Para quem tem um automóvel antigo, basta procurar uma seguradora que ofereça seguro para caminhão com mais de 20 anos de uso. Desta forma, você terá mais segurança e tranquilidade na hora de trabalhar e pegar a estrada.

Afinal, o seguro pode ser personalizado de acordo com o modelo e tipo de veículo que você tem, seja ele leve ou pesado. Além disso, ele pode ser feito por pessoas físicas e jurídicas. 

Se você tem interesse em fazer uma simulação de seguro para seu caminhão, confira abaixo algumas informações que devem ser passada à empresa de seguradora:

  •      Peso do automóvel;
  •      Tipo de carga trasportada;
  •      Regiões que você atende;
  •      Se o uso do caminhão é empresarial ou pessoal;
  •      Tipo de carroceria.

Sendo assim, seu seguro será feito de acordo com o tipo do seu automóvel, de forma personalizada. 

Veja agora quais são as coberturas do seguro para caminhão antigo.

Cobertura do seguro para caminhão antigo 

As seguradoras que oferecem esse modelo de veículo, costumam oferecer uma diversidade de serviços, por isso, é importante que você entenda primeiro quais são suas necessidades específicas antes de contratar o seguro. 

Para entender mais sobre coberturas e analisar qual das opções é a melhor para você, confira abaixo algumas das principais coberturas, assim ficará muito mais fácil na hora de fazer sua decisão: 

  •    Furto e roubo;
  •    Perda total por colisão ou por danos no seu veículo + furto e roubo;
  •    Roubo e furto+ cobertura de terceiros + perda total por danos ou colisão.

Bom, agora que você já viu as principais coberturas de um seguro para automóvel antigo, conheça a diferença entre o seguro de caminhão e o seguro de trasporte de carga. 

Seguro de trasporte de carga e seguro de caminhão: conheça as principais diferença entre eles 

O seguro de carga assegura apenas o reembolso em casos de perdas ou dano causado a carga trasportada, assim como aos donos dos itens e também, para as trasportadoras. 

Neste tipo de seguro as coberturas são:

  •     Incêndio ou explosão do automóvel;
  •     Capote ou colisão;
  •     Tombamento;
  •     Desaparecimento de carga.

Já o seguro de transporte de cargas não há cobertura para os danos causados ao motorista ou passageiros, somente às mercadorias. 

Mas, lembre-se: é de extrema importância encontrar uma seguradora séria, de confiança e que te ajude a encontrar o melhor tipo de seguro para o seu veículo. 

Por isso, vamos te apresentar agora a CotandoSeguro.com, que é uma corretora de seguros referência no mercado. 

CotandoSeguro.com: a corretora ideal para proteger seu veículo 

Está procurando uma empresa séria e disposta a oferecer os melhores serviços e planos de seguro para o seu veículo? Então,  saiba que a CotandoSeguro.com é o que você está precisando. 

Nós somos uma corretora online que atende todas as modalidades de seguro, desta forma, nossos clientes têm planos de acordo com às suas necessidades e ainda aproveitam todas as vantagens e facilidades que a tecnologia oferece. 

Nosso diferencial está no trabalho realizado com agilidade, eficiência e muito profissionalismo e respeito por você e todos os nossos clientes que nos escolhem para proteger seu automóvel.

Para oferecer os melhores serviços e atendimento do mercado, contamos com uma equipe altamente qualificada e treinada para te oferecer suporte que você precisa e merece.

Além disso, aqui na CotandoSeguros.com, você encontra planos que cabem no seu bolso, adaptados à sua realidade.

Ficou interessado? Então, não perca mais tempo e acesse o link abaixo para conhecer mais sobre nossos serviços e condições de seguro para caminhões. 

    Quero saber mais sobre o seguro de caminhão da CotandoSeguro.com

Está esperando o quê? Faça um seguro para o seu caminhão agora mesmo e tenha toda a assistência que você só encontra aqui. 

Informar ao leitor tudo sobre seguro de caminhão, e os benefícios para si. O por que contratar, valores, seguro para caminhões mais antigos, coberturas, diferença entre seguro para caminhões e para transporte. 

Sinalizar também ao cliente seguros para caminhões acima de 20 anos e a importância de um seguro para esses tipos de veículos. 

Anderson Luis Gimenez

Anderson Luis Gimenez

Fundador e Administrador da empresa CotandoSeguro.com, Anderson Gimenez conta com mais de 25 anos de experiência no ramo de seguros onde hoje atende o Brasil todo dando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.
Tem alguma Dúvida?
Escreva suas dúvidas aqui que teremos um prazer em responder
Simule seu Seguro
Clique no botão abaixo e faça uma simulação

Whatsapp

Fale com nossos atendente rapidamente pelo whatsapp

Ligue para Nós

Clique e faça uma ligação agora para nossa corretora

Formulário de Contato

Preencha nosso formulário para fazer uma cotação

Você vai ler Sobre