O que é morte natural para as seguradoras? Entenda mais sobre o assunto

seguro de vida

Quem já pesquisou sobre seguros de vida já deve ter se perguntado o que é morte natural para as seguradoras. Essa é uma das coberturas mais básicas desse serviço e compreender o que significa e como funciona todo esse processo é muito importante.

Falar sobre morte pode não ser um assunto muito agradável, mas é preciso se planejar para esse momento, assim é possível evitar que as pessoas que você ama enfrentem ainda mais dificuldades durante o luto.

Sendo assim, é importante entender o que é morte natural para as seguradoras, bem como o funcionamento do serviço do seguro de vida como um todo. Para te ajudar com isso, produzimos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto! Boa leitura.

O que é morte natural em um seguro de vida?

Um seguro de vida é um contrato firmado entre o contratante e uma seguradora. Esse documento coloca a agência de seguros na obrigação de indenizar os beneficiários ─ que podem ser os filhos, cônjuges ou outras pessoas queridas do contratante ─ caso ele venha a falecer.

Existem vários tipos de cobertura, contudo, a mais básica e comum é a por morte natural. E você deve estar se perguntando o que é morte natural para as seguradoras. Isso significa que o contratante faleceu em virtude de alguma doença, de algum problema fisiológico ─ mau funcionamento de algum órgão ou função vital ─, ou até mesmo de idade avançada.

Em outras palavras, morte natural é aquela que não houve nenhum fator externo determinante. Alguns exemplos são: 

  • Pessoas idosas que sofrem de várias condições ou doenças diferentes, mas que não é possível determinar se foi uma delas ou o conjunto que causou o óbito;
  • Quando não é possível determinar a causa da morte;
  • Quando uma pessoa morre de complicações de alguma infecção, como é o caso da gripe;
  • Ataque cardíaco;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Mal súbito.

Como funciona o seguro de vida?

Agora que você já sabe o que é morte natural para as seguradoras, está na hora de compreender como é o funcionamento do seguro de vida. Para saber mais sobre coberturas e valores, faça a simulação!

É bastante simples, pois esse serviço funciona da mesma forma que outros seguros, como o de carro ou o de moto. Eles são uma proteção contra algum evento que possa ocorrer e, caso eles se concretizem, você recebe uma indenização.

No caso do seguro de vida é um pouco diferente, pois quem recebe a indenização, na maioria das vezes, não é o contratante, e sim a sua família. Afinal, o sinistro aqui, infelizmente, é o óbito de quem contratou o serviço.

Quando te contamos o que é morte natural para as seguradoras, comentamos que essa é a cobertura mais básica. Contudo, você pode optar por outras coberturas adicionais, que podem ser:

Cobertura por morte acidental

Além da cobertura de morte natural, a grande maioria das coberturas básicas dos seguros contemplam também a morte acidental. Nesse caso, são considerados eventos involuntários, únicos e violentos. Por exemplo, um acidente de carro ou a queda de um avião.

Invalidez permanente ou total por acidente

Essa cobertura permite que o contratante receba a indenização ainda em vida, caso ele sofra algum acidente que resulte na invalidez irreversível de partes vitais do corpo, como os seus membros, causando paraplegia ou tetraplegia. 

É importante ressaltar que o valor que o segurado recebe pela indenização é avaliado de acordo com o tipo de lesão, sendo o valor máximo o prescrito no contrato. 

Cobertura de majoração

A cobertura de majoração é um adicional interessante para quem contrata a de invalidez permanente, pois ela garante que o segurado receberá o valor total do prêmio caso ele sofra algum acidente que cause a invalidez. 

Auxílio-funeral

Quem contrata essa cobertura garante o reembolso de todas as despesas feitas com funeral, sepultamento, cerimônia, etc. Contudo, esse auxílio só é válido caso segurado venha a óbito durante a vigência do contrato.

Antecipação por doença terminal

Outra forma que o contratante tem que usufruir a indenização ainda em vida é caso ele comprove que foi diagnosticado com uma doença que está em fase terminal e é irreversível. Sendo assim, é possível fazer a antecipação do prêmio por morte.

Diárias por incapacidade temporária

Essa cobertura é muito interessante para trabalhadores autônomos, pois ela garante o pagamento das diárias do profissional, caso ele seja acometido por alguma doença ou sofra algum acidente que o impossibilite de trabalhar.

Despesas médico-hospitalares e odontológicas

Quem contrata essa cobertura pode pedir reembolso de gastos com tratamentos médicos ou odontológicos que ocorram em virtude de acidentes contemplados pela apólice. 

Como contratar um seguro de vida?

Agora que você já sabe o que é morte natural e entende o funcionamento de um seguro de vida, está na hora de descobrir como contratar um para você!

Contar com esse serviço é muito fácil, e você não precisa nem sair de casa. Mas ainda assim, é necessário e importante não contratar o primeiro produto que ver pela frente, escolher um seguro exige alguns cuidados.

Analise com cuidado as condições previstas no contrato, e sua cobertura. Verifique todos os pontos, e riscos cobertos, dentre outros detalhes. 

Pensando nisso, escolha o seguro que traz confiança e transparência como o CotandoSeguro.com, com ele você consegue verificar os planos, preços e coberturas das agências de seguro mais reconhecidas do mercado, como é o caso da Porto Seguro Vida, Seguro de Vida Bradesco, Seguro de Vida Santander, Seguro de Vida Banco do Brasil e muito mais.

Nós entendemos que existem muitas opções de coberturas e seguradoras, e que pode ser difícil entender as particularidades de cada um para fazer a sua escolha. 

Por isso, a CotandoSeguro.com coloca à sua disposição toda a nossa equipe de corretores, que estarão prontos para tirar todas as suas dúvidas e te auxiliar durante o processo. E não se preocupe, você terá o nosso apoio até o fim da vigência do seu contrato.

Proteja agora quem você ama fazendo a simulação do seguro de vida no site da CotandoSeguro.com!

Anderson Luis Gimenez

Anderson Luis Gimenez

Fundador e Administrador da empresa CotandoSeguro.com, Anderson Gimenez conta com mais de 25 anos de experiência no ramo de seguros onde hoje atende o Brasil todo dando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você vai ler Sobre