Planejamento financeiro pessoal e Seguro de Vida: o que uma coisa tem a ver com a outra?

seguro de vida

Realizar o planejamento financeiro pessoal não é um hábito de grande parte dos brasileiros. Um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que 48% dos consumidores não fazem um controle de orçamento. Além disso, apenas 21% se planejam a longo prazo.

Isso contribui para que a população fique endividada e tenha problemas para lidar com gastos emergenciais, como é o caso de doenças e acidentes. Nesses contextos, contar com um seguro de vida faz toda a diferença na sua segurança financeira.

Continue lendo o artigo para entender como o seguro de vida pode ser uma ótima solução para o seu planejamento financeiro pessoal! 

O que é o planejamento financeiro pessoal?

O planejamento financeiro pessoal é uma ação muito importante para garantir a sua segurança financeira e, também, da sua família. Esse hábito consiste em registrar todo o dinheiro que entra, bem como os gastos.

Dessa forma, você tem mapeado toda a sua receita e a forma como os seus recursos são utilizados. Isso é muito importante, pois, apenas assim, é possível identificar gastos desnecessários e realizar um plano de contenção de despesas.

Além disso, com esses dados, você pode destinar o seu dinheiro para áreas que sejam mais interessantes para você e sua família. Por exemplo, poupar para trocar de carro, planejar uma viagem ou ter um fundo de reservas para lidar com imprevistos de saúde.

Contudo, a educação financeira ainda é algo que não faz parte da maioria dos brasileiros. Esse assunto não é tratado nas escolas e, muitas pessoas, não têm contato com ele em nenhum momento da vida. 

Isso explica o fato de 3 a cada 4 brasileiros não conseguirem guardar dinheiro e sentem dificuldade de ter uma vida financeira estável, de acordo com uma pesquisa da empresa de negociação de dívidas, Acordo Certo.

Diante deste cenário, é preciso pensar em estratégias para conseguir poupar e manter a segurança financeira da família, mesmo nos momentos mais desafiadores. Como em casos de óbito, de doenças graves ou de acidente.

Pensando nessa necessidade, o seguro de vida pode ser um grande aliado do seu planejamento financeiro pessoal!

O que é o seguro de vida?

O seguro de vida é um contrato firmado por meio de uma apólice, que determina que o contratante ou os seus beneficiários podem usufruir de uma indenização nos casos em que o sinistro é autorizado. 

Isso varia de seguro para seguro, de acordo com o que foi contratado. Geralmente, sempre estão presentes a cobertura de morte natural e acidental. Contudo, coberturas adicionais também podem ser contratadas, de acordo com a disponibilidade da sua seguradora. Confira algumas opções:

  • invalidez permanente total por acidente: cobre acidentes que causam danos em partes vitais do corpo do contratante, como é o caso de lesão na coluna, que ocasione uma paraplegia;
  • cobertura de majoração: nesse caso, o contratante recebe o valor total do prêmio caso ocorra algum acidente que o impossibilite de exercer a sua profissão;
  • auxílio-funeral: garante o reembolso do valor investido em funeral, caso o segurado faleça no período da vigência do contrato;
  • antecipação por doença terminal: caso o contratante seja diagnosticado com uma doença irreversível ─ por exemplo, um câncer terminal ─ ele pode antecipar a indenização para usufruir do prêmio em vida;
  • diárias por incapacidade temporária: se o segurado sofrer algum acidente ou for acometido por uma doença que o impeça de trabalhar, temporariamente, ele tem direito de solicitar à seguradora o ressarcimento do valor que deixou de ganhar, naquele dia de trabalho;
  • despesas médico-hospitalares e odontológicas: reembolsa gastos médicos e odontológicos decorrentes de acidentes previstos na apólice. 

Faça a simulação para conhecer mais coberturas e valores do seguro de vida!

[CTA]

Por que ter um seguro de vida

Muitas pessoas menosprezam a importância do seguro de vida. Mas esse serviço visa garantir a segurança financeira da sua família, nos momentos mais difíceis, como em casos de óbito.

Infelizmente, a única certeza que temos em relação à vida é que um dia ela se finda, então pense: caso você partisse, hoje, como os seus familiares ficariam? 

Imagine se ao mesmo tempo em que eles tivessem que lidar com o trauma da perda, eles também precisassem se preocupar em como ficará a situação econômica da família. A situação seria muito mais difícil, certo?

Com o seguro de vida, você garante que a sua família não precisará rever o seu padrão de vida, quando você se for, e permite que as pessoas que você ama passem pelo luto de forma muito mais confortável. 

Contudo, o seguro de vida também pode ser um grande aliado do seu planejamento financeiro pessoal!

O que planejamento financeiro pessoal tem a ver com o seguro de vida?

Além de garantir o conforto e a segurança financeira da sua família, quando você partir, o seguro de vida também pode auxiliar o seu planejamento financeiro pessoal. Isso porque, como você pode ver, existem vários tipos de cobertura que você pode usufruir ainda em vida.

Coberturas que te dão uma estabilidade econômica para você passar pelos momentos mais difíceis e desafiadores sem precisar se preocupar em como irá prover você e as pessoas que ama.

Conte com a CotandoSeguro.com

Contar com um seguro de vida é ainda mais importante para quem não poupa dinheiro. Pense, se você saísse de casa e sofresse um acidente que te tirasse do trabalho por alguns dias, ou até mesmo por um período mais longo, como ficariam as suas finanças?

Dessa forma, ter um seguro de vida é investir na sua segurança financeira. E para contratar esse serviço você pode contar com a ajuda da CotandoSeguro.com!

Faça já a simulação do seguro de vida no nosso site, lá você encontra as coberturas das seguradoras mais relevantes do mercado e ainda conta com a ajuda da nossa equipe de corretores para tirar todas as suas dúvidas!

Faça já a simulação do seguro de vida

Anderson Luis Gimenez

Anderson Luis Gimenez

Fundador e Administrador da empresa CotandoSeguro.com, Anderson Gimenez conta com mais de 25 anos de experiência no ramo de seguros onde hoje atende o Brasil todo dando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você vai ler Sobre