Posso fazer Seguro de Veículo em nome de outra Pessoa?

Melhor Seguro para Você

Nossa ferramenta calcula seu seguro em mais de 10 seguradoras.

    Chame nosso assessor no whatsapp e tenha sua simulação em até 5 minutos!

    Fazer um seguro de veículo é uma decisão extremamente importante para proteger o seu patrimônio e garantir algo que faz o seu dinheiro valer a pena, traz tranquilidade contra imprevistos. Entretanto, uma dúvida que surge para alguns futuros segurados é: posso fazer seguro de veículo em nome de outra pessoa?

    Neste artigo, discutiremos essa possibilidade segundo as regras de mercado de forma simplificada, para não restar dúvidas sobre o tema.

    Por se tratar de um assunto que não abrange todas as seguradoras, vamos lhe orientar como esse processo pode ser feito, quais pontos devemos nos atentar e quais cuidados são os mais importantes.

    Leia Também:

    Seguro Auto Contra Terceiros: Um Guia Simplificado para Tirar as Suas Principais Dúvidas.

    O seguro pode estar em nome de quem não é dono do carro?

    Se você está precisando, por algum motivo ter um seguro de veículo e precisa colocá-lo em nome de outra pessoa, saiba que é possível, mas nem todas as seguradoras, possui esse serviço regulamentado.

    Primeiro devemos entender que a regulamentação de seguros automotivos é feita pela SUSEP aqui no Brasil, e essa empresa regulamentadora deixa em aberto o estabelecimento de algumas regras próprias para as empresas que atuam dentro do mercado brasileiro no ramo de seguros automotivos.

    Sabendo disto, quando começamos a pesquisar sobre um seguro de carro podemos nos deparar com regras que variam entre as empresas deste ramo.

    Mas saiba, em sua grande maioria, as seguradoras de veículo permitem que os proprietários de veículos possam fazer um seguro auto em nome de terceiros. Por este motivo, podemos dizer que sim é possível efetivar um seguro de um veículo sem precisar ser o dono do veículo.

    Entretanto, devemos nos atentar com alguns detalhes importantes, pois cada seguradora possui suas próprias diretrizes sobre a questão da propriedade veicular. 

    No entanto, é importante prestar muita atenção ao contratar um seguro, pois cada seguradora possuiu suas regras em relação a essa questão da propriedade do veículo.

    Como sabemos que nem sempre o segurado será o dono do veículo, existem três indivíduos que possuem uma importância para a contratação de um seguro veicular.

    • O Segurado (é a pessoa que possui titularidade do seguro, o dono da apólice de seguro contratada);
    • O Dono do Veículo (é a pessoa cujo veículo está em seu nome);
    • O Condutor do Veículo (é o indivíduo que dirige o veículo em questão ou que mais o utiliza).

    Cada um desses indivíduos possui interferência no processo de contratação de um seguro, pois uma escolha errada pode acarretar uma apólice de seguro mais cara.

    Além disso, precisamos nos atentar em alguns pontos que podem fazer com que não seja possível contratar uma apólice de seguro no nome de outra pessoa.

    Afinal de contas o seguro pode estar em nome de outra pessoa?

    Segundo a legislação brasileira não possuímos uma regulamentação específica sobre a contratação de seguro de carro em nome de outra pessoa. No entanto, isso não significa que essa contratação seja proibida.

    Embora não tenhamos uma atenção voltada na legislação que trate diretamente nesta situação, é importante considerar alguns pontos:

    • Indenização em caso de sinistro;
    • Responsabilidade contratual;
    • Consentimento do proprietário do veículo
    posso-fazer-seguro-de-veiculo-em-nome-de-outra-pessoa

    Indenização em caso de Sinistro

    Quando um sinistro entra em vigor a indenização será paga ao titular do seguro, ou seja, a pessoa a qual o nome da apólice foi contratada.

    Por isso, com o intuito de evitar conflitos e garantir que a indenização seja repassada por trânsito é simplesmente imprescindível definir claramente as condições de uso do veículo em questão.

    Responsabilidade Contratual

    Quando uma pessoa decide contratar um seguro em nome de um terceiro, a responsabilidade do contrato do seguro será do real contratante, ou seja, o terceiro.

    Então todo o comprometimento que existe em contrato deve ser realizado pelo contratante oficial.

    Consentimento do Proprietário do Veículo

    É importante nos atentar que no caso de fazer seguro no nome de outra pessoa, será necessário ter consentimento do proprietário do veículo. A própria seguradora pode solicitar documentos provenientes do dono do carro.

    Vendi o meu carro o que fazer neste caso?

    Outro fator importante sobre o nosso tema central de fazer um seguro em nome de outra pessoa é a venda de um veículo. Um veículo pode ser vendido e o que pode ser feito neste caso? É o que iremos discutir agora.

    Caso o seguro contrato não tenha sido atualizado para o novo dono do veículo, em caso de sinistro quem receberá o valor será o segurado vigente, ou seja, o dono anterior do veículo.

    Quando esses casos acontecem, caso não haja algum tipo de relação entre segurado e proprietário do carro, o atual dono do veículo poderá ter prejuízos.

    Por este motivo é simplesmente fundamental fazer a atualização do seguro, ou seja, passar o seguro para o novo proprietário.

    Qual documentação preciso para efetivar um seguro em nome de um terceiro?

    Quem irá fornecer a documentação necessária para efetivar o seguro em nome de um terceiro será a seguradora. Mas em sua grande parte, esses são os documentos exigidos:

    Documento de identificação do proprietário do veículo e da pessoa que está contratando o seguro em seu nome.

    Documento de propriedade do veículo (CRV – Certificado de Registro de Veículo).

    Procuração ou autorização por escrito do proprietário do veículo, autorizando a contratação do seguro em seu nome.

    Conclusão

    Percebemos hoje que é simplesmente fundamental ficar atento a alguns detalhes quando temos a dúvida de como posso fazer seguro de veículo em nome de outra pessoa.

    Apesar de que é possível fazer um seguro em nome de terceiros, precisamos entender que as seguradoras possuem regras e ficar atento a elas evita dores de cabeça maiores.

    Por isso, ter uma seguradora parceira faz toda a diferença. Aqui na Cotando Seguro você tem clareza do que deve ser feito, os melhores especialistas em seguro estão sempre prontos para sanar as suas dúvidas e evitar problemas futuros.

    Sabemos que nada é melhor do que a tranquilidade, afinal de contas ter um seguro é ter paz nos momentos em que mais precisamos, por isso ter uma seguradora que realmente se importa com o seu bem-estar faz uma diferença absurda.

    Para falar com um dos nossos consultores especializados, basta clicar no símbolo do Whatsapp que aparece na sua tela ou se preferir, acesse nossa página inicial, clique no serviço desejado e mande um e-mail explicando o que precisa. Teremos o prazer em trazer a melhor solução para o seu bem ou para sua vida.

    Picture of cotandoseguro

    cotandoseguro

    Você vai ler Sobre