Proteção Veicular x Seguro Auto: qual é a diferença?

Melhor Seguro para Você

Nossa ferramenta calcula seu seguro em mais de 10 seguradoras.

    Chame nosso assessor no whatsapp e tenha sua simulação em até 5 minutos!

    Você sabia que proteção veicular e seguro automotivo são coisas diferentes? 

    Os dois termos parecem sinônimos e essa confusão dificulta a vida de muita gente na hora de escolher qual serviço contratar para garantir a segurança do seu carro. 

    As duas modalidades visam assegurar o veículo, mas elas possuem muitas particularidades que devem estar bem esclarecidas para quem deseja realizar a contratação. Para saber mais sobre o assunto continue no texto que nós iremos detalhar as diferenças entre proteção veicular e seguro auto. Boa leitura!

    O que é Proteção Veicular?

    A proteção veicular é um produto oferecido por associações que visa proteger o carro contra alguns incidentes, como colisões. Esse serviço funciona de forma compartilhada, desse modo, os contratantes dividem os riscos e os custos com todo o grupo.

    Na prática, cada um dos participantes deve pagar um valor mensal para compor um fundo mútuo e quando ocorrer um sinistro o valor da indenização é desembolsado desse montante. 

    Vamos entender como esse sistema funciona. Imagine que você contratou o serviço de proteção veicular contra colisão. O seu carro bateu e o reparo foi avaliado em R$ 2.000,00. Diante disso, se você estiver com as mensalidades em dia poderá resgatar esse valor do fundo comum.

    Caso não haja verba suficiente para pagar a indenização, o prejuízo deve ser dividido igualmente entre todos os outros participantes e o reparo poderá ser feito normalmente. 

    O que é Seguro Auto?

    Já o seguro auto, é um serviço regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Os contratantes passam a ser clientes da empresa, portanto, as seguradoras assumem todos os riscos envolvidos nos contratos.

    Sendo assim, nesse caso, se houver algum sinistro coberto pela apólice e descrito pelo contrato, o assegurado receberá a indenização sem maiores burocracias. Se por acaso o sinistro for parcial, é cobrado apenas a franquia e a empresa arca com o restante do valor.

    Já em casos de perda total, que ocorre quando os danos superam 75% do preço de mercado do veículo, o usuário recebe o valor total de acordo com o que for estipulado pela tabela FIPE. A indenização integral também ocorre em casos de roubo ou furto, quando o automóvel não é recuperado pela polícia.  

    Proteção Veicular x Seguro Auto: qual é a diferença?

    Proteção Veicular x Seguro Auto: conheça as diferenças

    Agora que você já sabe do que se trata proteção veicular e seguro auto, vamos comparar os dois serviços em diversos aspectos! 

    Adesão

    A adesão da proteção veicular costuma ser mais rápida e menos burocrática, em função da análise menos criteriosa que é feita do contratante. 

    Nesse serviço é feita apenas uma avaliação do veículo a ser protegido. Se estiver tudo certo o participante paga uma taxa de adesão e já pode usufruir do serviço. 

    Já no seguro auto, além da inspeção é feita uma análise de risco. Vamos explicar com mais detalhes a seguir!

    Análise de risco

    No ato da contratação do seguro auto, as seguradoras fazem uma análise de risco do perfil do contratante, podendo inclusive negar o oferecimento do serviço. Para isso, o cliente deve preencher um formulário.

    São considerados fatores como:

    • idade;
    • tempo de carteira;
    • tipo de uso do carro;
    • onde o veículo é guardado;
    • modelo do automóvel, etc.

    Apenas após averiguar esses fatores é determinado o valor da franquia.

    Apólice

    Na proteção veicular não existe apólice, há apenas um contrato de responsabilidade mútua, que determina a divisão dos riscos entre os associados.

    Por outro lado, no seguro auto existe uma apólice bem delimitada em contrato, além da segurança de que ela será cumprida. 

    Valores

    De modo geral, a proteção veicular costuma ser mais em conta do que o seguro auto, já que o valor de contratação é bem inferior. 

    Outro ponto a ser levado em consideração, é que as parcelas desse serviço não possuem valor fixo, podendo ser mais altas em meses que seja necessário arcar com o prejuízo de outro participante. 

    Já no seguro, as parcelas são fixas e caso seja preciso pagar algum valor a mais, diz respeito ao valor da franquia, já previsto em contrato em alguns casos. Para saber mais sobre valores realize já a simulação no nosso site!

    Cobertura

    Na proteção veicular, você pode contratar coberturas similares àquelas mais básicas do seguro auto. Como proteção contra roubo, furto, colisões e incêndio. 

    Contudo, no seguro auto você pode contar com vários outros serviços e facilidades, como guincho 24 horas, chaveiro, proteção a terceiros, cobertura para vidros, lanternas, faróis, dentre outros. 

    Indenização

    De acordo com a legislação, as seguradoras são obrigadas a realizarem o pagamento da indenização em até 30 dias. Por outro lado, na proteção veicular esse valor é desembolsado conforme o fluxo de caixa.

    Dessa forma, caso você sofra um sinistro o pagamento do prêmio pode demorar períodos mais longos para ser efetuado.

    Outra diferença, é que como já comentamos, as seguradoras utilizam a tabela FIPE para determinar o valor a ser pago em caso de perda total do veículo. 

    Na proteção veicular existem casos de indenizações abaixo do valor de mercado do carro, pois isso também depende do valor disponível em caixa. 

    Proteção Veicular ou Seguro Auto: qual escolher?

    Agora que passamos por todos os aspectos dos serviços de proteção veicular e seguro auto, podemos concluir que por mais que o primeiro seja mais fácil de contratar e possua valores mais baixos, não oferece a mesma segurança e agilidade das seguradoras.

    Sendo assim, contar com um seguro auto é garantia de que você não ficará na mão quando precisar acionar o serviço. Nós da CotandoSeguro.com sabemos que escolher um seguro pode não ser fácil, por isso, nos colocamos à disposição para te ajudar!

    Nós somos uma corretora que conta com uma equipe especializada para te auxiliar a escolher o plano ideal para você assegurar o seu veículo. Esqueça a proteção veicular e realize já a simulação do seu seguro auto em nosso site, e mantenha a sua tranquilidade em dia!

    Picture of Anderson Luis Gimenez

    Anderson Luis Gimenez

    Fundador e Administrador da empresa CotandoSeguro.com, Anderson Gimenez conta com mais de 25 anos de experiência no ramo de seguros onde hoje atende o Brasil todo dando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.

    Você vai ler Sobre