Seguro Ambiental: Como funciona e Como Contratá-lo!

Melhor Seguro para Você

Nossa ferramenta calcula seu seguro em mais de 10 seguradoras.

    Chame nosso assessor no whatsapp e tenha sua simulação em até 5 minutos!

    Você sabe como funciona o seguro ambiental? Você está pesquisando e pegando as principais informações para entender como contratar um seguro ambiental?

    Fique tranquilo, neste posto iremos explicar de forma simples e objetiva todos os principais detalhes sobre este prática que hoje em dia se torna cada vez mais comum e necessária.

    O que é Seguro Ambiental?

    Já não é de hoje que a preocupação do meio ambiente é uma questão cada vez mais colocada em pauta, isso em diversos âmbitos de nossa sociedade.

    Para que você possa ter uma ideia, diversos países já vem aplicando leis rígidas ambientais, isso traz para as empresas a certeza que poderá haver possíveis riscos ou danos ecológicos que são causados por diversas práticas empresariais, ações e operações.

    Por isso, se faz tão necessária estar consciente destes fatores.

    Nas atribuições empresariais, se faz necessária a elaboração de um plano rígido para a gestão de riscos ambientais, de forma resumida, para que danos à nossa natureza possam ser realmente evitados, se faz necessário criar uma forma de planejamento que seja ideal para cada parte específica de cada empresa ou organização em termos de cuidados especiais em relação à proteção do meio ambiente.

    O Brasil, de forma específica, dentre todos os países se destaca por sua grande riqueza de recursos da natureza e também pela legislação ambiental implacável que se aplica. Mesmo com esses índices e dados, as empresas que normalmente são lavradas por infrações do meio ambiente se torna um fato cada dia mais comum.

    Só você ligar a televisão e assistir as reportagens que você perceberá as constantes divulgações feitas pela mídia que reforçam a inevitabilidade de uma atenção especial em relação aos trâmites de produção no que toca à preservação do meio ambiente.

    Se você parar para analisar, essa informações só mostram que diversas empresas do nosso Brasil ainda não tem o conhecimento e a proteção necessária para evitar os danos ao nosso meio ambiente. E isso não é brincadeira, há um risco enorme em torno disso, logo que, mesmo que se tenha um certo controle ambiental, qualquer empresa ou organização sempre estará à margem de problemas que normalmente acontecem e não foram percebidos, pois a natureza é algo que pode superar estudos de caso.

    De qualquer forma, hoje em dia, pode ser dito que independentemente da empresa, ela estará sujeita à penalização por gerar qualquer tipo de dano ambiental que poderão ser gerados através de suas práticas operacionais, ou até mesmo por práticas já realizadas anteriormente.

    Sabendo disso, um seguro ambiental, embora pouco conhecido e usado em nosso país, é algo fundamental para realmente proteger as empresas em relação a eventos que poderiam causar danos ao meio ambiente. Lembrando que esses danos podem ser causados não só a empresa mais também a terceiros, o que torna a responsabilidade ainda maior.

    Apesar de todos esses riscos envolvidos que podem ser amparados pelo seguro ambiental, somente 10% das maiores empresas do país possuem uma apólice de seguro ambiental contratada. Estimasse que um dos grandes motivos reais desses números é a falta de conhecimento das próprias empresas brasileiras em relação à importância da contratação desse tipo de seguro especificamente.

    Por esse motivo, leia esta matéria até o final, pois iremos te revelar as principais informações para que você possa conhecer melhor o seguro ambiental e assim entender como contratá-lo e como ele realmente funciona para a sua empresa. Confira agora mesmo!

    Entre em contato conosco e faça sua cotação agora mesmo!

    Como funciona o seguro ambiental?

    O Seguro Ambiental é um tipo de seguro que pode ser contratado por qualquer empresa, principalmente para aquelas que usam em suas produções algum tipo de material que possa causar poluição ao meio ambiente.

    Resumindo: Caso a empresa use em seus processos materiais e práticas que podem vir a gerar resíduos que tem o poder de acabar ao longo prazo com o meio ambiente que os cerca, se faz necessário fazer um seguro ambiental.

    Inclusive empresas que sofreram contaminações em suas instalações. Isso acontece na maioria das vezes em empresas que usam a manipulação de substâncias que são consideradas poluidoras em instalações de terceiros.

    O que é preciso para contratar a Apólice do Seguro Ambiental?

    Para a contratação do seguro ambiental a empresa deve estar com em dia com a AVCB (Vistoria do Corpo de Bombeiros) e com as licenças ambientais vigentes. Mas isso é apenas dados considerados comuns, em alguns casos outros tipos de documentos serão exigidos de forma obrigatória.

    Garantia, tranquilidade e compromissos com a sustentabilidade

    De acordo com as leis que hoje são vigentes no Brasil, o seguro ambiental garante a responsabilidade civil para a empresa pelos danos causados por:

    • Vazamento;
    • Contaminação;
    • Poluição de produtos perigosos.

    Saiba que a contratação deste tipo de seguro é super rápida e não existe muita burocracia, por se tratar de algo que venha a degradar o meio ambiente foi criada uma conscientização das seguradoras para este tipo de contratação, sendo assim facilitada de todas as formas possíveis a contratação deste tipo de apólice.

    No caso de sinistro, a empresa seguradora irá garantir um atendimento com uma equipe especializada que irá acompanhar todo o processo, desde a destinação dos resíduos, limpeza do local, e também, se necessário, o acionamento de profissionais especializados como geólogos e advogados.

    Conheça logo abaixo os 2 tipos de seguro ambiental mais utilizados. Confira!

    Seguro Ambiental de Armazenamento

    Este seguro cobre a indenização pelos danos corporais e materiais causados pelo rompimento de forma involuntária de tanques de superfície, cilindros, subterrâneos, reservatórios e embalagens usadas no intuito de armazenar substâncias nocivas ao meio ambiente.

    Coberturas:

    Veja a abrangência das coberturas desse plano:

    • Remoção;
    • Reparação;
    • Reconstituição da área contaminada;
    • Tratamento biológico do resíduo;
    • Transporte;
    • Despesas com material e mão de obra necessárias.

    No caso de danos à terceiros estará coberto a remoção do terceiro da clínica e ou hospital.

    Seguro Ambiental

    Seguro Ambiental de Armazenamento e Deslocamento

    Neste tipo de seguro ambiental, além das garantias dadas pelo seguro ambiental de armazenamento, este tipo de seguro também irá proteger a empresa segurada de danos e prejuízos causados por acidentes ocasionados por veículos durante o transporte rodoviário, que levam produtos perigosos, vale ressaltar que estará coberto também nos casos de operações de descarga e carga.

    Então é basicamente isso, tentamos aqui mostrar da melhor forma possível o que é o seguro ambiental, porque todas as empresas que precisam desse tipo de seguro devem ser mais rígidas quando se trata de danos ao meio ambiente.

    Espero que tenhamos deixado claro cada detalhe e que possamos ter ajudado de verdade.

    Acesse nosso site e preencha nosso formulário para cotação!

    Picture of Anderson Luis Gimenez

    Anderson Luis Gimenez

    Fundador e Administrador da empresa CotandoSeguro.com, Anderson Gimenez conta com mais de 25 anos de experiência no ramo de seguros onde hoje atende o Brasil todo dando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.

    Você vai ler Sobre