Seguro de vida em Grupo: Como Funciona e Qual o Melhor?

Seguro de vida em Grupo Como Funciona para sua Empresa?

Melhor Seguro para Você

Nossa ferramenta calcula seu seguro em mais de 10 seguradoras.

      Chame nosso assessor no whatsapp e tenha sua simulação em até 5 minutos!

      Ter um seguro de vida em Grupo pode ser um grande diferencial para a sua empresa. Esse tipo de proteção está totalmente ligada à saúde, física, social e mental dos colaboradores.

      Na luta de obter os melhores profissionais do mercado, a regra é oferecer benefícios melhores e mais completos.

      Sair do básico, que normalmente são: vale-alimentação e plano de saúde. Pode ser um grande diferencial para o seu negócio atrair os melhores profissionais das áreas que você precisa.

      Conheça mais sobre o seguro de vida em grupo, saiba como funciona, qual a melhor opção do mercado e como você pode ter o melhor plano, pelo menor preço.

      O que é o Seguro de Vida em Grupo?

      O seguro de vida em grupo é um tipo de seguro de vida, ele é ofertado por empresas para seus funcionários como parte dos benefícios fornecidos.

      Nesta modalidade de seguro, a sua empresa irá contratar uma apólice de seguro de vida em grupo para os funcionários.

      De forma geral, todos os colaboradores ou uma parte específica da organização, terá direito a esta proteção.

      Normalmente, este tipo de seguro é calculado com base no salário ou cargo do funcionário, podendo variar conforme a política da empresa.

      Como funciona o Seguro de Vida em Grupo?

      Já dizia o grande Tiago Quixabeira, Diretor na Shingle Brasil:

      Trabalhar com segurança é acreditar que você é a ferramenta mais importante para a empresa.

      Tiago Quixabeira

      Se você quer saber mais sobre como funciona o seguro de vida em grupo, mostraremos detalhes importantes para auxiliar na sua decisão.

      É importante saber que o seguro de vida em grupo empresarial, possui como objetivo principal, proporcionar proteção financeira para os funcionários e para as famílias dos mesmos, em caso de falecimento do segurado.

      Caso aja óbito de um funcionário protegido, os beneficiários estipulados em contrato irão receber uma indenização, conforme estipulado em apólice de seguro.

      A indenização pode cobrir as despesas e ajudar em questões relacionadas ao funeral, pagar dívidas, substituir a renda perdida do segurado ou auxiliar a família em outras necessidades financeiras.

      Além das proteções financeiras em caso de falecimento, dependendo do seguro de vida em grupo contratado, ainda podem oferecer coberturas tais como:

      • Invalidez total ou permanente;
      • Doenças graves;
      • Hospitalização.

      Essas coberturas vão depender do tipo de proteção ofertada pela sua empresa.

      É importante que os funcionários cobertos pela proteção, tenham ciência dos termos e condições do seguro oferecido pela sua empresa, tais como benefícios e coberturas disponíveis.

      O seguro de vida em grupo ou seguro de vida coletivo poderá ser contrato pela empresa, ou por seus próprios colaboradores.

      Esse tipo de seguro de vida poderá ter todas as categorias de funcionários, inclusive existem proteção de deste seguro para estagiário.

      Este plano oferece coberturas em caso de falecimento acidental ou natural.

      Seguro de vida em Grupo

      Principais Coberturas do Seguro de Vida em Grupo

      Abaixo vamos destacar algumas das principais coberturas do seguro de vida em grupo, confira:

      • Auxílio-funeral que reembolsa despesas com funeral;
      • Auxílio-desemprego, caso o segurado perca o emprego, esse complementário garante uma remuneração anual para cobrir despesas.
      • Antecipação da franquia em caso de constatação de doença terminal;
      • Indenização mensal caso o segurado sofra um acidente e fique temporariamente incapacitado para trabalhar;
      • Indenização parcial para filhos com doenças transgênicas. Caso seja o segurado tenha algum filho com malformação ou anomalia congênita, ele receberá uma parte do valor da franquia;
      • Indenização por invalidez devido doença;
      • Reembolso de despesas médicas e odontológicas do segurado;
      • Recebimento do valor total da franquia em caso de invalidez parcial ou total;

      Quais as Principais diferenças entre seguro de vida em Grupo e Seguro de Vida Individual?

      Existem diferenças claras entre um seguro de vida em grupo e um seguro de vida individual.

      Detalhamos as principais diferenças, confira:

      1. Proprietário da Apólice

      No caso do seguro de vida em grupo, a empresa que é a proprietária da apólice contratada para os funcionários.

      No entanto, no seguro de vida individual, o próprio funcionário é o responsável pelo contrato do seguro, ele precisa contratar o seguro para si.

      2. Elegibilidade e participação

      A elegibilidade para participar da apólice do seguro de vida em grupo é determinada pela empresa contratante do serviço, podendo ser ofertada para todos os funcionários ou para um grupo específico.

      Já no seguro de vida individual, qualquer pessoa que atenda os requisitos de elegibilidade das seguradoras, poderá contratar esta proteção.

      3. Custo e contribuição

      Se tratando de custos e contribuições, no seguro de vida em grupo, de maneira geral, a empresa assume a totalidade ou parcialmente, o custo do seguro como benefício para seus funcionários.

      Sim, caso os responsáveis pela proteção empresarial, decida, o funcionário poderá contribuir com parte menor do valor do seguro, ou nenhuma contribuição.

      No seguro de vida individual, o funcionário será o único responsável pelo pagamento integral dos prêmios do seguro, personalização e cobertura.

      4. Coberturas

      Se tratando do seguro de vida em grupo, a cobertura normalmente está dentro de um padrão, e todos os funcionários segurados possuem a mesma cobertura.

      No caso da quantidade de coberturas escolhidas, é geralmente baseada no salário ou no cargo do funcionário em questão.

      Já o seguro individual de vida, o segurado poderá personalizar a sua proteção, de acordo com suas necessidades individuais.

      5. Portabilidade

      Uma das maiores diferenças entre seguro de vida em grupo é a portabilidade, essa cobertura está normalmente vinculada ao vínculo empregatício.

      Isso simplesmente significa que, no caso o funcionário deixar a empresa, poderá perder a proteção, ou até poderá ter a opção de transformar a proteção em grupo, em individual, caso deseje.

      Já na apólice de seguro de vida individual, não será possível fazer esse tipo de portabilidade, já que é feita especificamente para um único indivíduo.

      6. Exames médicos

      Se tratando de elegibilidade para o seguro de vida, no seguro de vida em grupo não há necessidade de exames médicos prévios para contratação, pois a seguradora irá cobrir um grupo de pessoas.

      Na proteção individual, é bem comum que o futuro segurado passe por uma avaliação. Por meio dessa informação, a seguradora irá saber o custo do seguro e poderá conhecer também o histórico do contratante.

      Empresas estão cada vez mais aderindo ao seguro de vida em grupo. Por quê?

      Um seguro de vida em grupo poderá oferecer uma importante vantagem competitiva para empresas.

      Se o seu negócio consegue entregar vantagens a mais do que os concorrentes na sua área de atuação, oferecendo este tipo de benefício você estará a frente em qualidade.

      Esse benefício, considerado hoje primordial, poderá trazer os melhores profissionais do mercado para o seu negócio, fazendo com que você tenha mão de obra qualificada, diminuindo o custo do seu negócio e aumentando o seu faturamento a curto e médio prazo.

      Então, fazer um seguro de vida em grupo para empresas é o mesmo que aumentar as chances de ter um negócio mais lucrativo e juntar os melhores profissionais para o seu negócio.

      Indenização do Seguro de Vida, Quem tem o Direito de receber? – Valores, Como funciona

      Qual é a vantagem empresarial de fazer um seguro de vida em grupo para funcionários?

      Existem diversas vantagens competitivas de mercado para sua empresa ao contratar este tipo de proteção, saiba mais sobre abaixo:

      vantagens
      Atrair e reter profissionais talentososTer um seguro de vida em grupo, irá atrair os melhores profissionais e mais talentosos do mercado, isso porque sua empresa se preocupa com o bem-estar financeiro e mental dos colaboradores.
      Demonstra cuidado com os funcionáriosEste tipo de proteção mostra as pessoas que a sua empresa se preocupa com o bem-estar dos funcionários e de seus familiares. Criando um ambiente de trabalho positivo e valioso. Esse tipo de proteção, fortalece o relacionamento entre empresa e colaborador, resultando em maior satisfação, fazendo os seus funcionários durarem mais no seu negócio.
      Proporciona proteção financeiraEm caso do falecimento do profissional segurado, o seguro de vida em grupo oferecerá proteção financeira para seus familiares beneficiários.
      Redução de custosParece controvérsia, mas o seguro de vida para um grupo de funcionários reduz os custos de uma empresa. Principalmente se fizermos uma comparação com um seguro de vida individual que possui um valor superior. Com uma negociação em escala com a corretora certa de seguros, a sua empresa terá valores menores na hora da contratação.
      Reforça a responsabilidade social corporativaOferecendo este tipo de proteção para os funcionários da sua empresa, demostrará uma maior responsabilidade social corporativa. Isso fortalece a reputação do seu negócio, conseguindo ser vista como uma empresa que emprega de forma ética e responsável.
      vantagem empresarial de fazer um seguro de vida em grupo para funcionários

      Conclusão

      Em resumo, o seguro de vida em grupo fornece para o seu negócio uma vantagem competitiva valiosa, a médio, longo prazo você poderá notar os ganhos em ter tomado a decisão certa.

      Em um mercado cada vez mais competitivo, ter um diferencial é simplesmente fundamental.

      Aqui na CotandoSeguro.com, somos especialistas em seguro de vida e podemos te auxiliar a contratar o melhor seguro da vida coletivo para a sua empresa.

      Reduzimos preços e encontramos as melhores e mais amplas coberturas nas melhores seguradoras do país. Todas regulamentadas pela SUSEP.

      Tome a decisão mais inteligente para o seu negócio e conte com uma corretora de seguros especializada, isso poupará tempo e fará você economizar dinheiro.

      Picture of Anderson Luis Gimenez

      Anderson Luis Gimenez

      Fundador e Administrador da empresa CotandoSeguro.com, Anderson Gimenez conta com mais de 25 anos de experiência no ramo de seguros onde hoje atende o Brasil todo dando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.

      Você vai ler Sobre