Seguro de vida empresarial e individual: como fazer a escolha certa?

Melhor Seguro para Você

Nossa ferramenta calcula seu seguro em mais de 10 seguradoras.

    Chame nosso assessor no whatsapp e tenha sua simulação em até 5 minutos!

    O trabalho humano é uma das ações que mais precisam ser valorizadas em qualquer empresa. Portanto, escolher um seguro de vida empresarial que atenda as necessidades dos seu time é fundamental para manter a satisfação da sua equipe, além de resguardá-la com todos os direitos previstos.

    Em outras palavras, é muito difícil para o empresário atingir bons resultados se não oferecer benefícios como esse, que contribui fortemente para o bem-estar e segurança do quadro de colaboradores.

    Diante disso, é natural que empresários tenham dúvidas quanto a melhor escolha entre o seguro de vida empresarial e o individual, e nesse artigo, todas as questões serão esclarecidas. Acompanhe! 

    Do que se trata e quais são as especificações de um seguro de vida?

    O seguro de vida atua fortemente com o objetivo de proporcionar segurança ao assegurado e seus familiares em cado de falecimento do titular.

    Isso ocorre porque, muitas vezes, quando há o óbito da pessoa de maior peso na ajuda financeira de uma família, por exemplo, o seguro age para que os dependentes econômicos do titular do seguro sofram menos o impacto pecuniário.

    No entanto, existem opções que vão além de casos de falecimento, e oferecem assistência médica em caso de acidentes ou outras emergências, custos odontológicos ou até mesmo invalidez por qualquer acidente de trabalho.

    Seja como for, o beneficiado pelo seguro pode escolher quem será a pessoa que receberá a indenização. Geralmente, a pessoa contemplada com o benefício é a que mais depende economicamente do responsável pelo seguro.

    Além disso, vale ressaltar que o segurado também pode ser beneficiado financeiramente ainda em vida caso necessite se afastar temporariamente de suas atividades laboratoriais.

    Seguro de vida em grupo para empresas x Seguro de vida individual: qual é a diferença entre eles e o que cada modalidade engloba  

    Primeiramente, existem duas modalidades de seguro disponibilizadas no mercado, a de seguro de vida empresarial e individual.

    Quando analisamos às duas opções, destacamos uma diferença principal, a personalização. Os seguros de vida coletivos visam atingir a necessidades mais gerais, e sejam comuns a maioria das pessoas.

    Essas pessoas possuem um vínculo comum, que no caso do seguro de vida empresarial, é o empregador.

    Por outro lado, o seguro de vida individual é um produto que analisa todas as singularidades de cada pessoa. Porém, precisa ser contratado diretamente pela pessoa que deseja esse amparo, e não pela empresa. 

    No momento de escolha do seguro de vida, a seguradora analisa todas os detalhes da vida do consumidor, a exemplo de: 

    • O momento que se encontra atualmente;
    • As singularidades;
    • Histórico de saúde; 
    • Profissão;
    • Ramo de atuação;
    • Atividades de risco que pratica, etc. 

    Escolher o seguro ideal para mim e para a minha empresa! 

    Como saber qual é a melhor opção para o meu caso?  

    Ambas as apólices visam garantir a segurança dos segurados. A principal diferença entre elas é justamente que uma opção atende a um grupo, de forma mais generalista, e a outra analisa as individualidades de cada pessoa.

    O seguro de vida coletivo é mais utilizado por empresas, com o propósito de garantir a segurança da equipe; e para alguns ramos do mercado, ele é obrigatório, como no campo da construção civil. Portanto, esteja atento as normas impostas para o seu setor.

    Além disso, o seguro de vida empresarial atende a funcionários e empresários, e o número de colaboradores também precisa ser considerado na hora da contratação, uma vez que as regras podem várias de uma seguradora para a outra. Esteja atento as cláusulas do contrato!

    Outro diferencial entre as modalidades é o valor, que costuma ser mais baixo em um seguro de vida empresarial. Entretanto, de forma geral, ambos cumprem com os seus objetivos, de proporcionar segurança ao beneficiado e a sua família, livrando-os de grandes perdas em caso de sinistros.

    Por fim, vale salientar que a intenção de um seguro submete-se ao tipo de cobertura, do valor da indenização, o tempo de carência e diversos outros pontos cruciais.

    Desse modo, é indispensável que, antes de contratar uma apólice de seguro de vida empresarial ou individual, o interessado avalie com muita cautela todas as cláusulas descritas no contrato e as especificidades da adesão.

    Caso surja alguma dúvida no momento de contratação do seguro, não exite em questionar ao corretor, ele mais que ninguém poderá auxiliar no processo e esclarecer qualquer uma de suas dúvidas. 

    Confie em especialistas em seguro de vida empresarial e individual. A Cotando Seguro pode ajudar você 


    Deixar algo tão valioso como a vida sob os cuidados de empresas inexperientes certamente não é o melhor caminho.

    O ideal para a contratação dessa apólice é buscar por profissionais qualificados, que sejam referências e trabalhem com corretores habilitados e acima de tudo, registrados na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) e denominados aptos pela Escola Nacional de Seguros (Funenseg), instituição que acompanha e capacita tecnicamente os profissionais das seguradoras.

    A Cotando Seguro é uma seguradora completa, que atende a todas as modalidades de seguro, incluindo seguro auto, seguro caminhão, de embarcação, aeronáutico, de eventos, transporte e diversas outras modalidades. 


    Dessa forma, se você é empresário e está se perguntando como escolher a seguradora ideal para proteger o seu quadro de colaboradores e a sua empresa para evitar desastres, todas as respostas estão aqui, com os especialistas da Cotando.

    Trabalhamos com corretores de renome, de empresas como Porto Seguro, Itaú, SulAmérica, Caixa, Bradesco e várias outras, que têm em seu escopo de trabalho o compromisso de explicar para o empreendedor todas as vantagens e pontos cruciais a se saber na hora da contratação da apólice.

    Em seguradoras comuns, nem todas as categorias abrangem a análise das particularidades, geralmente, ela é realizada apenas em caso de seguros de vida individual.

    Por fim, nossos experts, rigorosamente analisam caso a caso, considerando todas as particularidades e anseios de cada pessoa, oferecendo um plano diferenciado e com um trabalho que, além do melhor preço, também oferece o melhor produto.  

    Quero falar com um dos especialistas da Cotando Seguro para assegurar o meu negócio de qualquer sinistro.


    Picture of Anderson Luis Gimenez

    Anderson Luis Gimenez

    Fundador e Administrador da empresa CotandoSeguro.com, Anderson Gimenez conta com mais de 25 anos de experiência no ramo de seguros onde hoje atende o Brasil todo dando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.

    Você vai ler Sobre