Seguro de vida para funcionários: É obrigatório? Por que contratar um para meus funcionários?

Melhor Seguro para Você

Nossa ferramenta calcula seu seguro em mais de 10 seguradoras.

    Chame nosso assessor no whatsapp e tenha sua simulação em até 5 minutos!

    Fazer um seguro de vida para os funcionários da sua empresa é o mesmo que valorizar cada pessoa que faz parte da sua equipe de trabalho. Você estará garantindo a qualidade de vida que os funcionários precisam para se dedicarem cada vez mais ao seu ofício.

    Através de um estudo feito nos Estados Unidos, funcionários que tinham mais benefícios, incluindo o seguro de vida, trabalhavam mais, se dedicavam mais a empresa e traziam resultados ainda melhores.

    Se você ainda não fez um seguro de vida para funcionários ou fez e está insatisfeito com o serviço adquirido, você precisa ler todo este artigo.

    Vamos tirar dúvidas sobre este serviço essenciais. Até o final do artigo você saberá se o seguro de vida para funcionários é obrigatório, por que você deve contratar um seguro de vida para seus funcionários, como funciona e muito mais.

    Faça sua cotação agora mesmo sem sair da sua cadeira!

    Seguro de vida para funcionários é obrigatório?

    Pela nossa legislação, não é obrigatório adquirir o seguro de vida para funcionários de uma empresa, mas algumas determinadas categorias exigem este tipo de seguro, isso acontece devido a sindicatos e convenções.

    A muito poucos meses surgiu um projeto de lei 3.007, que ainda está em andamento na Câmera dos Deputados. Este projeto tem como função tornar o seguro de vida para funcionários obrigatório, lembrando que este benefício não terá descontos na folha de pagamento do profissional.

    Coberturas inclusas neste projeto de seguro de vida:

    • Morte;
    • Invalidez.

    O empregador terá direito a escolher a seguradora a ser vigente e o valor do sinistro deve corresponder a 50 salários mínimos.

    Continue lendo, pois iremos mostrar alguns pontos muito importantes sobre o seguro de vida para funcionários logo a seguir. Confira!

    Categorias que exigem o seguro de vida para funcionários de forma obrigatória

    Como falamos no início deste artigo, algumas categorias de profissionais tem o seguro de vida como obrigatório, isso foi estabelecido por convenções coletivas. Vale ressaltar que nesses casos, caso a empresa não tenha oferecido o seguro de vida para um profissional trabalhador e ele venha a falecer ou ficar inválido, a homologação só terá a sua possibilidade após o pagamento da indenização aos familiares “beneficiários”.

    Conheça os segmentos profissionais que possuem esse tipo de obrigatoriedade:

    • Bar, buffet, churrascaria, pizzaria e restaurante;
    • Comércio de alimentos no varejo;
    • Condomínio;
    • Contabilidade;
    • Construção civil;
    • Hospedagem e hotel;
    • Entregador que atua em editoras de jornais e revistas;]
    • Indústrias de camisas masculinas e roupas brancas de São Paulo;
    • Indústria que atua na transformação e no beneficiamento de cristais e vidros no estado de São Paulo;
    • Indústrias de louça, porcelana de barro e cerâmica;
    • Indústrias de instalação elétrica, hidráulica, gás e sanitárias de São Paulo;
    • Indústrias de panificação e confeitaria;
    • Indústrias de roupas infanto-juvenis;
    • Indústrias de vestuário;
    • Indústrias de reparação de acessórios e reparação veicular de São Paulo;
    • Indústrias têxteis;
    • Instalação e manutenção de redes de telecomunicações;
    • Motoboys;
    • Motéis;
    • Prestadores de serviços.

    Por que oferecer um seguro de vida para meus funcionários?

    Fazer um seguro de vida para os funcionários da sua empresa é um grande diferencial, ele manterá a tranquilidade dos profissionais no momento de suas atividades e se sentiram abraçados pelo corpo administrativo empresarial.

    Algo importante de ser ressaltado é que o seguro de vida vai além dos caos de falecimento do segurado, várias outras vantagens estão dentro do serviço de seguro, conheça algumas delas:

    • Assistências emergenciais durante viagens de trabalho (internacionais e nacionais);
    • Antecipação do valor da recompensa do seguro;
    • Cobertura temporária decorrente de incapacidades e outros.

    Outro ponto bacana do seguro de vida para funcionários é o valor de baixo custo para adesão. Este é um serviço muito atrativo e barato, podendo ser contratado sem gerar grandes despesas financeiras para empresa.

    Para deixar tudo ainda melhor explicado, vamos mostrar logo abaixo as principais vantagens deste benefício aos seus funcionários. Confira!

    Alinhamento com as normas sindicais

    Caso você não tenha ideia, as convenções coletivas são formadas por elementos e normas que precisam ser respeitadas para garantir o cumprimento da lei. Por este motivo, é essencial que as corporações que fazem parte das categorias obrigatórias disponibilizem o seguro de vida para seus funcionários. Caso não seja cumprido, a empresa poderá ter problemas com a justiça futuramente.

    Valorização da equipe profissional

    Vale ressaltar que o seguro de vida é uma excelente opção para promover a valorização dos funcionários de uma corporação, pois é um gesto que mostra a preocupação do empregador para com seus profissionais, além de garantir mais felicidade até para a família do colaborador.

    Como mostramos na pesquisa feita nos Estados Unidos no começo do artigo, este com certeza é um fator que gera destaque e faz com que a empresa que possua essa prática para com seus colaboradores, consiga atrair os melhores funcionários do mercado, pois eles terão a sensação de maior amparo e valorização. Desta forma os trabalhadores terão mais vontade de botar a mão na massa e farão isso da melhor forma possível.

    Possibilidade de dedução fiscal

    A empresa que tem como adotado o regime tributário de lucro real podem ter o seguro de vida deduzido do imposto de renda.

    Oportunidade de escolha do valor

    Como já sabemos um seguro de vida não possui indenizações fixas. De forma prática, este “prêmio” vai sofrer variações de acordo com as coberturas escolhidas. Sabendo disso, a empresa tem o poder de escolher um plano que é chamado de personalizado, assim este mesmo poderá estar alinhado com as necessidades e com o custo-benefício que a empresa precisa. Desta forma, todos ficam felizes.

    Conclusão

    Bom, esperamos que você tenha entendido como funciona o seguro de vida para funcionários, por que você deve contratar um para seus profissionais, se é obrigatório ou não e outras informações relevantes.

    Esperamos realmente poder ter ajudado e caso você queira saber quanto investirá no seguro de vida para seus funcionários basta preencher nosso formulário ou entrar em contato diretamente conosco.

    Nós da CotandoSeguro.com temos os principais especialistas do mercado em seguro de vida para empresas e isso vai facilitar e muito a sua vida.

    Ajudaremos você na escolha do melhor plano e suas coberturas, você poderá ter em mãos mais de 12 cotações ao mesmo tempo, em seguradoras diferentes.

    O melhor de tudo é que todas essas empresas seguradoras que são nossas parceiras são intermediadas pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) o que garante ainda mais qualidade em nossos serviços.

    Cote agora o seu seguro de vida para profissionais da sua empresa!

    Picture of Anderson Luis Gimenez

    Anderson Luis Gimenez

    Fundador e Administrador da empresa CotandoSeguro.com, Anderson Gimenez conta com mais de 25 anos de experiência no ramo de seguros onde hoje atende o Brasil todo dando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.

    Você vai ler Sobre