Em um país que registra um roubo ou furto de motocicletas a cada 18 minutos, é preciso que os proprietários invistam em medidas para proteger os seus veículos. A trava para moto é uma delas. Mas será que ela é a opção mais barata e eficiente para esse fim?
O dado citado acima é do Estado de São Paulo, contudo, reflete a realidade da criminalidade que todos os brasileiros convivem diariamente. Inclusive, os cinco primeiros meses de 2021 registraram mais ocorrências do que o mesmo período do ano passado.
Se você está considerando optar pela trava para moto, não o faça antes de ler este artigo. Nós iremos explicar como funciona essa medida protetiva, falaremos os tipos de trava disponíveis no mercado e vamos discutir se essa realmente é a melhor opção para aumentar a segurança da sua moto contra roubos!
O que é a trava para moto e como ela funciona?
A trava para moto funciona da mesma forma que um cadeado. Ela é um acessório que impede a movimentação da roda do veículo, com o objetivo de frustrar o criminoso que tente furtá-la ou roubá-la.
Existem vários modelos disponíveis no mercado. Confira a seguir!
Tipos de trava para moto
De modo geral, existem três tipos de trava para moto:
Cadeado articulado
O cadeado articulado é um dos modelos que você mais encontra por aí. Eles são feitos por uma estrutura grossa de aço, com vários elos, o que o confere maior possibilidade de movimentação, inclusive, por esse motivo, ele é chamado de articulado.
Quando olhamos rapidamente, ele parece um cadeado de bicicleta, portanto, não inspira muita confiança. Mas os fabricantes garantem que ele é muito mais rígido e seguro.
A vantagem desse cadeado é que, com ele, é possível prender a roda no amortecedor, bem como trancar a moto em alguma placa ou poste, por exemplo.
Além disso, por ser um acessório articulado e relativamente pequeno, é fácil transportá-lo, não sendo necessário ter um baú ou uma bolsa, já que você pode prendê-lo na alça de suporte da garupa.
Cadeado U-Lock
Esse cadeado, como o próprio nome sugere, tem o formato em U. Ele é feito em metal, portanto, possui uma estrutura bastante resistente. Por isso, é considerado um dos mais seguros do mercado.
Porém, diferente do cadeado articulado, o transporte o U-Lock não é tão fácil, já que o seu formato não é maleável, o que dificulta a sua acomodação. Dessa forma, é necessário que você ande com um baú ou uma mochila para guardá-lo.
Não considere prendê-lo na garupa, assim como o modelo acima, pois você pode danificar a pintura e a lataria da sua moto.
Travas para disco
A trava para disco é um acessório que se acopla no disco de freio e, quando travada, impede que a moto seja movimentada. Existem alguns modelos que vem com alarme integrado, aumentando ainda mais a proteção contra furto.
Essa é uma boa opção por ser discreta, mas, por esse mesmo motivo, corre o risco do proprietário se esquecer de destravá-la e dar partida na moto. Se você preferir optar por esse modelo, é interessante adquirir aquelas que tenham lembrete.
Outro ponto importante para ficar atento é que, após um tempo de uso, o disco de freio costuma esquentar bastante, havendo o perigo de queimaduras.
Travas de manopla
As travas de manopla são uma opção às travas de disco, para aqueles motoqueiros esquecidos ou que não querem correr o risco de queimar a mão. Ela fica presa na manete do acelerador e do freio dianteiro.
Contudo, esse modelo não é tão discreto e nem muito resistente, sendo facilmente quebrado por assaltantes.
Trava para guidão
Essa é a trava mais simples e se acopla no guidão para bloquear a movimentação da moto. Muitas vezes, esse acessório já vem instalado de fábrica.
Mas será que todas essas opções que nós comentamos realmente são efetivas para aumentar a segurança da sua moto contra roubos?
É seguro contar com a trava para moto?
A realidade é que grande parte dos proprietários usam a trava para moto, mas, mesmo assim, muitas delas são roubadas e acabam caindo na estatística citada no início do artigo.
Elas são a opção mais baratas, contudo, não são a mais efetiva, principalmente, porque o barato pode sair caro. Compare o valor do prejuízo que você pode tomar, com o preço do seguro, realizando a simulação. Você verá que a segunda opção vale muito mais a pena.
Esses acessórios aumentam a segurança contra roubos ou furtos, porém, apenas até certo ponto. As travas inibem a atividade dos criminosos, mas só em alguns contextos, como nas ruas movimentadas. Em um local ermo esses cadeados podem ser facilmente quebrados ou arrombados.
Até os modelos que possuem o alarme para motos integrado não são a melhor opção para garantir a proteção do seu veículo.
Qual a melhor opção para proteger a minha moto?
A melhor forma de proteger o seu veículo é o seguro de moto. Isso porque, com esse serviço, o seu patrimônio estará coberto em caso de furto, roubo e vários outros eventos, como colisões e danos por fenômenos da natureza, como enchentes.
Contando com um seguro de moto você pode ficar tranquilo, pois, caso qualquer imprevisto aconteça, você está amparado por uma proteção financeira e o seu investimento estará resguardado.
Além disso, com o auxílio da seguradora você terá todo o suporte para lidar com a situação e resolver tudo da melhor forma possível.
Como escolher um seguro de moto?
Você sabia que é possível contratar um seguro para proteger a sua moto sem que você nem precise sair de casa?
No site da CotandoSeguro.com você consegue fazer uma simulação e ter acesso aos preços e coberturas das maiores seguradoras do mercado.
Você ainda conta com o auxílio da nossa equipe de corretores para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a encontrar o melhor seguro para você. Faça já a simulação no nosso site!
Gostou desse conteúdo? Então confira também o nosso artigo sobre Yamaha YBR 150, Quanto Custa, Preço Médio e Suas Coberturas!