Seu primeiro caminhão? Não deixe de ser assegurado pela Cotando, e evite maiores dores de cabeça

Melhor Seguro para Você

Nossa ferramenta calcula seu seguro em mais de 10 seguradoras.

    Chame nosso assessor no whatsapp e tenha sua simulação em até 5 minutos!

    Comprar um veículo e não contratar um seguro auto para a sua proteção é algo incabível na atualidade, principalmente de estivermos falando do seu primeiro caminhão

    Afinal, o seguro é uma das melhores formas de te preservar de qualquer risco de perder seu automóvel e, além disso, evitar gastos extras como consertos do veículo ou até mesmo furto de carga. 

    Portanto, se você está querendo garantir a contratação de um seguro para o seu primeiro caminhão, não deixe de ler o conteúdo deste artigo. Nele, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. 

    Seguro para primeiro caminhão: entenda o que é, e como funciona

    Uma das principais finalidades de um seguro auto é garantir a proteção do motorista, do automóvel e da carga trasportada

    Em resumo, trata-se de um serviço de segurança extra que pode ser contratado de forma personalizada de acordo com a necessidade do motorista e até mesmo do modelo do seu caminhão.  

    Ou seja, existem coberturas para todos os tipos de veículos: leves, pesados, semirreboques, rebocadores, guinchos, etc.  O dono do veículo sempre pagará pelos serviços adaptável ao modelo do seu caminhão. 

    Nessa circunstância, o papel mais importante de um corretor é indicar o melhor plano de seguro para o dono do veículo ou trasportadora. Pois, como já falamos, o melhor seguro é aquele que atende às suas necessidades. 

    Se fizermos uma análise mais genérica, podemos afirmar que o seguro para caminhões é semelhante ao seguro auto, ou seja, para fazer a contratação dos serviços,  é preciso que o dono do veículo informe as características do veículo, do motorista e até mesmo a rodagem do caminhão.

    Sendo assim, será muito mais fácil para o corretor encontrar o melhor plano, cobertura e valor de plano mais vantajoso da  sua apólice. 

    Entenda o que você precisará informar antes da contratação do seguro do seu primeiro caminhão

    Geralmente, as próprias seguradoras têm um banco de dados vigoroso como base para fazer o cálculo de sua apólice de seguro para o seu primeiro caminhão ou qualquer outro tipo de veículo, independente do ano. 

    A partir dessa apuração, é considerado vários fatores como, por exemplo, o grau de risco e até mesmo o retorno que a seguradora receberá em cada tipo de contrato, assim a definição de preço se torna mais eficaz e justa. 

    Para você ficar mais por dentro do assunto, confira a seguir alguns dos quesitos que mais influenciam na hora do cálculo do seu seguro: 

    • Gênero do motorista do caminhão: de acordo com as estatísticas, o gênero masculino costuma ter uma direção bem mais agressiva do que o gênero feminino, por isso, o seguro são mais caros para os homens;
    • Idade: ainda de acordo com as estatísticas, motoristas mais jovens tendem a terem uma direção mais agressiva, sendo assim, costumam pagar mais do que os motoristas mais velhos;
    • Ano do caminhão: quanto mais antigo for o caminhão, mais complicado será o seu conserto e reparação, o que interfere também no valor da apólice;
    • Histórico do motorista: o histórico de direção do motorista também influencia no preço, sendo assim, quanto mais incidentes no passado, maior será o valor do seguro;
    • Rota:  um veículo que costuma realizar viagens para áreas ou estradas consideradas perigosas, também pagam mais para ter o seu caminhão assegurado;
    • Valor do caminhão: quanto mais caro for o preço do seu veículo, mais caro será o seu seguro;
    • Cobertura escolhida: quanto maior a quantidade de cobertura, maior também será o valor da sua apólice. 

    Descubra quais são os tipos de seguros para seu primeiro caminhão

    Normalmente, o seguro para seu primeiro caminhão disponibiliza três modelos de cobertura: a básica, as adicionais e as compreensivas. Conheça a seguir o que cada uma dessas coberturas podem te oferecer:  

    Cobertura básica

    Nesta opção, que também é conhecido como seguro simples, é muito usual que as seguradoras ofereçam as seguintes coberturas:  

    • Combustões (incêndios);
    • Furto ou roubo;
    • Colisão (batida);
    • Assistência 24 horas.

    Lembrando que todas as coberturas mostradas acima são indispensáveis para contratar um seguro para seu primeiro caminhão. 

    Cobertura adicional 

    Já as coberturas adicionais podem ser contratadas com a cobertura básica/compreensiva ou separadamente, caso seja do seu interesse. Confira a seguir as coberturas nesta opção: 

    • Proteção da carga transportada: nesta opção, todos os bens que são trasportados pelo seu caminhão são protegidos pelo seguro;
    • Responsabilidade Civil: essa cobertura garante proteção ao proprietário contra qualquer dano material e corporais causados em terceiros em caso de algum acidente;
    • Seguro para cargas consideradas perigosas: neste modelo de seguro, é garantido segurança para cargas como produtos radiativos, gasosos e inflamáveis;
    • Proteção contra tombamento: como muitos sabem, há algumas cargas que podem deixar o veículo bem mais disposto ao tombamento, nestes casos, é indicado proteção contra o tombamento do seu primeiro caminhão. 
    • Assistência de 24 horas: há algumas empresas que não ofertam assistência 24h nas coberturas básicas ou compreensiva, por esse motivo, é indicado contratar esta opção como cobertura adicional. 

    Cobertura Compreensiva 

    A cobertura compreensiva, abrange muito mais opções e até mais equipamentos do que a cobertura simples.  

    Sendo assim, além de ter toda a cobertura que a opção simples disponibiliza, nesta modalidade há cobertura contra outros diversos danos. Veja abaixo quais são eles: 

    • Danos pessoais: caso o motorista ou passageiros sofram um acidente que cause invalidez parcial ou total, eles serão devidamente indenizados;
    • Danos a acessórios: nesta opção o proprietário do caminhão será indenizado caso algum acessório do seu veículo seja danificado ou roubado;
    • Conserto ou troca do vidro do veículo: nesse modelo de cobertura, a seguradora arca com a troca do vidro, para-brisa, espelho, retrovisores etc.
    • Proteção para caminhão-caçamba: nesta opção, a seguradora garante a cobertura de qualquer dano que possa acontecer enquanto o basculhante estiver sendo usado;
    • Danos causados morais causados a terceiros: caso o motorista atinja terceiros, a seguradora arcará com a indenização;
    • Proteção a carroceria do caminhão: o motorista ou dono do veículo terá proteção caso a careceria do seu caminhão seja de alguma forma danificada;
    • Redução de dinheiro: caso o caminhão seja danificado e assim o motorista não consiga ir trabalhar, a seguradora o pagará para conseguir ajuda-lo nos dias que ele ficar parado.

    Entretanto, é preciso atenção, pois essas coberturas acima são válidas apenas se estiverem presentes na sua apólice. Por esse motivo, sempre fique atento na hora de assinar o seu contrato. 

    Como escolher uma corretora de seguro ideal para o seu primeiro caminhão? 

    Está procurando uma corretora com os melhores preços, serviços, atendimento e planos do mercado? Então, pode ter certeza que a CotandoSeguro.com é o que você está procurando! 

    Nós, da CotandoSeguro.com, somos uma corretora online que oferece para seus clientes as mais completas e melhores modalidades de seguro. Ou seja, aqui você encontra planos que podem ser facilmente adaptáveis às suas necessidades e do seu veículo. 

    Sem falar que para melhor te atender, contamos com uma equipe especializada em seguro, desta forma, você encontrará o seguro ideal para o seu caminhão, com preços que cabem no seu orçamento. 

    Não é atoa que estamos há 15 anos oferecendo um serviço feito com muito profissionalismo, respeito e eficiência. 

    Quer saber mais sobre nossos seguros? Então, entre em contato agora mesmo e descubra como nossos planos podem oferecer mais segurança e tranquilidade para o seu dia a dia. 

                      Quero fazer uma cotação de seguro para meu caminhão 

    Picture of Anderson Luis Gimenez

    Anderson Luis Gimenez

    Fundador e Administrador da empresa CotandoSeguro.com, Anderson Gimenez conta com mais de 25 anos de experiência no ramo de seguros onde hoje atende o Brasil todo dando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.

    Você vai ler Sobre