Você está tentando entender melhor como funciona o sinistro de seguro auto?
Criamos este conteúdo justamente neste intuito, queremos te mostrar os principais detalhes que você deve saber antes de fazer o pedido de sinistro para a sua seguradora.
O que é o sinistro do seguro auto?
Sinistro é o nome que se dá quando algo acontece com seu veículo em casos de roubo ou colisão.
Quando este tipo de situação ocorrer, será necessário fazer o boletim de ocorrência (B.O), informando a seguradora o ocorrido, para que possa ser dado início ao processo de ressarcimento.
Mas, como qualquer outro serviço de proteção é preciso verificar quais são as coberturas que estão envolvidas no seu caso, caso não esteja previsto em apólice o segurado não receberá indenização.
Como faço para registrar um sinistro?
Para fazer o registro do sinistro basta entrar em contato via telefone com sua seguradora, até mesmo pelo site, a grande maioria das seguradoras disponibilizam este serviço.
A grande maioria das seguradoras permite que isso seja feio por telefone ou pelo site, sendo preciso que o segurado se identifique e passe algumas informações. Porém como isso varia de uma seguradora para outra sempre vale a pena verificar com a sua.
Quais os documentos necessários para dar entrada no sinistro?
- Cópias do RG e CPF;
- Cópia do comprovante de residência;
- Cópia da carteira de habilitação;
- Cópia do boletim de ocorrência;
- Cópia do prontuário médico, caso tenha ocorrido atendimento médico;
- Cópia do documento do carro do segurado;
- Cópia do documento de compra e venda preenchido (com firma reconhecida – caso seja financiado, é necessário que dê baixa no financiamento);
- Cópia do documento de porte obrigatório do veículo.
Se tiver o registro de um sinistro no meu histórico do seguro de carro, isso pode me prejudicar?
Isso é muito relativo, muitas vezes a culpa não é do segurado motorista e o serviço de proteção de seguro é feito exatamente para este tipo de situação, por isso, neste sentido não haverá qualquer tipo de prejuízo ao segurado.
Agora falando de bônus de seguro – que você normalmente recebe quando renova – você realmente perde quando já tem um sinistro em sua conta durante o período de vigência.
Isso quer dizer que se você solicitar um sinistro e for renovar o seu seguro, você perderá o seu desconto na hora de renovar o seu seguro auto.
Qual o prazo para análise do sinistro auto?
A análise de seguro auto poderá variar de seguradora para outra, por este motivo a partir do momento em que é feito o seguro é dado todos os prazos referente ao seguro vigente.
O pagamento de indenização poderá levar em média 30 dias, contando a partir do recebimento dos documentos.