Se você está pensando em adquirir um seguro auto ou em até trocar a seguradora que protege o seu bem, saber sobre a vistoria prévia é o mínimo que você deve fazer.
- Será que a vistoria prévia é obrigatória?
- Como a vistoria prévia é feita e quando?
- O que é vistoria prévia?
Essas são apenas algumas das perguntas que iremos responder aqui, queremos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, a partir de agora.
O que é a Vistoria Prévia
A vistoria prévia é basicamente uma forma de prevenir fraudes e conhecer melhor o bem protegido.
Este é um recurso de análise de risco, onde as seguradoras tomam suas notas referenciais.
Você possui carro, você sabe que andar por aí sem um bom seguro é bem arriscado.
Por isso, você que pensa em um seguro como um investimento e não como um gasto é uma pessoa inteligente, que realmente sabe se proteger das eventualidades corriqueiras.
O fato de você está aqui agora, lendo este conteúdo, já te faz uma pessoa diferenciada, que busca conhecimento para tirar as dúvidas do cotidiano. Isto é simplesmente fundamental.
Mas, é comum mesmo, desconhecer como funciona a vistoria prévia, por isso vamos te explicar isso em detalhes no próximo bloco.
Saiba mais sobre os tipos de seguro auto existentes no mercado hoje.
Quando deve ser feita a vistoria prévia?
Se o carro comprado for um veículo usado ou seminovo e você estiver contratando um novo seguro auto, a vistoria prévia é necessária. Da mesma forma, se trocar de carro por um usado; incluir novas coberturas ou ampliar os limites das coberturas contratadas; e reduzir a franquia.
Se você comprou um carro zero quilômetro e está contratando um seguro auto não há necessidade de realizar a vistoria prévia, desde que você apresente nota fiscal de aquisição emitida pela concessionária.
A nota deve ser apresentada em até 24 horas da data de saída da revenda, independente da quilometragem do veículo.
Vistoria Prévia é uma medida de segurança para a seguradora atestar as companhias de seguro e para as financeiras, a existência do veículo e apontar as condições atuais do mesmo, os opcionais que possui, o modelo e se há avarias visíveis.
Isso serve para saber se serão necessárias mudanças na apólice como a exclusão do seguro para cobrir as avarias já existentes.
Com a vistoria prévia, a seguradora conhece melhor o bem a ser assegurado e, também, ajuda a seguradora a se prevenir de tentativas de fraude, registrando informações fundamentais do veículo.
E se a vistoria não for aceita?
Uma grande exigência das seguradoras para cobrir os ricos em cima do seu seguro auto é a vistoria prévia.
Agora se o seu carro é zero quilômetro, você será dispensado desta análise prévia.
Mas, saiba que isso somente acontece se você for renovar o seguro com a mesma seguradora.
As seguradoras possuem como regra interna, de não dispensar a vistoria se você mudar de seguradora.
Saiba como estacionar um carro, através de dicas que realmente vão melhorar a sua forma de estacionar, como um passo a passo.
Como fazer a vistoria prévia?
As seguradoras têm postos de vistoria definidos e você pode agendar a sua na empresa que lhe for mais conveniente, com data e hora marcada.
Em algumas situações é possível a realização da vistoria em local escolhido pelo cliente, casa ou trabalho, e as seguradoras mandam um funcionário até o local definido.
A vistoria avalia a lataria do veículo, a parte mecânica e é feita por peritos habilitados que também podem questionar por informações adicionais para qualificar e quantificar os potenciais danos ou prejuízos que podem ser sofridos pelo objeto segurado.
A vistoria prévia é mais uma análise de risco feita pela seguradora que, mesmo realizando o procedimento, não significa que está aceitando o seguro.
Além disso, a seguradora pode requerer a inspeção prévia a qualquer momento para verificar as condições dos veículos segurados.