Direção defensiva: tudo o que você precisa saber sobre

Direção defensiva: tudo o que você precisa saber sobre

A direção defensiva pode ser uma forma essencial de conviver no trânsito existem hoje no Brasil.

Será mesmo ela capaz de diminuir problemas no trânsito?

Será possível conseguir conviver no trânsito louco brasileiro com esta prática?

Vamos ver em detalhes, a partir de agora, o que é a direção defensiva, como você pode aprender e quais os reais benefícios!

O que é condução defensiva?

Direção defensiva é essencialmente: dirigir de uma maneira que se use estratégias de condução segura para permitir que os motoristas possam resolver perigos identificados de forma previsível.

Essas estratégias vão muito além da instrução sobre leis e procedimentos básicos de trânsito.

Com aulas de direção defensiva, os alunos aprendem a melhorar suas habilidades de direção reduzindo seus riscos de direção antecipando situações e tomando decisões seguras e bem informadas.

Tais decisões são implementadas com base nas condições ambientais e rodoviárias presentes na conclusão de uma manobra de direção segura.

Leia também: 15 coisas que você deve fazer hoje para se tornar um excelente motorista!

Benefícios da Direção Defensiva

Os benefícios de fazer uma aula de direção defensiva variam de acordo com cada estado, mas geralmente incluem uma redução de pontos na carteira de motorista após um ingresso e a garantia de que as taxas de seguro não aumentarão.

Em alguns estados, decidir fazer um curso de condução defensiva pode significar uma redução de até 10% no seu seguro auto por um período de três a cinco anos.

Assim como os benefícios das aulas de direção defensivas variam de acordo com cada estado, o mesmo acontece com os requisitos.

Enquanto as aulas de direção defensivas mais básicas têm quatro horas de duração, algumas podem durar até seis ou oito horas.

Em alguns estados, os estudantes têm a opção de fazer cursos de direção defensiva online ou assistindo a uma fita de vídeo, ou DVD, enquanto outros estados só permitem que os alunos façam uma direção defensiva em uma sala de aula.

Cote o seguro do seu veículo em mais de 13 seguradoras agora!

O que está incluso em um curso básico de direção defensiva?

O conteúdo de um curso de direção defensiva é regulado por cada estado e é projetado para treiná-lo com base nas leis do seu estado.

No entanto, a maioria das aulas de direção defensivas contém informações semelhantes.

As seções abaixo fornecem um resumo básico das informações que são normalmente abordadas nos cursos de direção defensiva.

Falhas de trânsito

As perdas causadas por acidentes de trânsito têm impactos sociais e pessoais.

Aproximadamente 41.000 morrem anualmente como resultado de colisões de trânsito, com um adicional de 3.236.000 feridos.

Cerca de 38% de todos os acidentes de carro fatais, são relacionados ao álcool e outros 30% são atribuídos a excesso de velocidade.

As causas desses acidentes, impacto emocional e custo em “reais”, gastos em acidentes de carro são normalmente cobertos em cursos de direção defensiva.

O objetivo de uma boa direção defensiva é reduzir o risco desses acidentes educando adequadamente os alunos para que tenham cautela e bom senso ao dirigir.

Fatores psicológicos

Nas estradas, os motoristas precisam lidar com vários fatores que podem afetar sua direção.

Embora alguns deles estejam fora do controle do motorista, fatores psicológicos podem ser controlados pelo motorista se ele souber o que procurar e como lidar com isso.

Cursos de direção defensiva tendem a se concentrar em como os motoristas podem superar fatores psicológicos negativos, como estresse desnecessário, fadiga, estresse emocional e raiva da estrada.

Eles também oferecem instruções para desenvolver uma atitude positiva ao volante e aumentar o foco na tarefa de dirigir.

Fatores Humanos Externos

Dirigir sob a influência de drogas ou álcool continua a afetar milhares de motoristas brasileiros a cada ano.

Embora o efeito específico de cada droga em seu corpo ocorra em diferentes estágios, o efeito dos motoristas que operam um veículo sob a influência é desastroso.

Um componente muito comum de todos os cursos de direção defensiva é a educação sobre o papel que drogas e álcool desempenham nas estradas do Brasil.

Os tópicos tendem a incluir os limites do estado quanto ao nível de álcool no sangue, como seu julgamento, inibições, habilidades motoras e sentidos são afetados por drogas e álcool, e as consequências de ser considerado culpado de dirigir sob a influência.

A dinâmica de um acidente de trânsito

As colisões de veículos são quase sempre um resultado evitável de uma série de eventos.

A combinação de velocidade, local de impacto e tamanho do objeto afetado pode determinar a gravidade da falha.

Em cada acidente, no entanto, o ato de um veículo atingir outro veículo ou outro objeto não é a única colisão que pode ocorrer.

O conceito da segunda colisão, em que o motorista e outros passageiros colidem com o pára-brisa, banco ou outro objeto dentro do carro quando não está usando o cinto de segurança, pode ser tão perigoso quanto a colisão inicial.

Cursos de direção defensiva abordam a questão de colisões de veículos e segundas colisões, listando os elementos de uma colisão e ilustrando como as forças de impacto podem ser evitadas ou limitadas.

Equipamento de segurança

Direção defensiva

Aproximadamente metade de todas as mortes que são resultados de um acidente de automóvel poderiam ter sido evitadas se a vítima estivesse usando um cinto de segurança corretamente.

É claro que os cintos de segurança são apenas os mais comumente considerados equipamentos de segurança veicular.

Itens como airbags, assentos de segurança para crianças e apoios para a cabeça servem para proteger motoristas e passageiros e reduzir o risco de ferimentos ou morte em caso de acidente.

Cursos de direção defensiva oferecem dicas sobre como usar esses dispositivos adequadamente e garantir sua segurança ao viajar pelas estradas.

Técnicas de Prevenção de Quedas

A chave para qualquer boa estratégia de direção defensiva é saber como evitar acidentes de trânsito e reconhecer possíveis riscos antes que seja tarde demais.

É por isso que os cursos de direção defensiva tendem a apresentar muitas informações sobre técnicas de prevenção de acidentes.

Em um típico curso de direção defensiva, os alunos aprendem técnicas cruciais de prevenção de colisões que incluem:

  • Escaneando a pista e se adaptando ao entorno;
  • Empregando a regra de dois segundos para seguir distâncias;
  • Conhecendo a distância de parada do seu veículo;
  • Estar ciente da distância da reação;
  • Perigos do meio ambiente;
  • Emergências de veículos;
  • Compartilhando a estrada;
  • Passagem e distância clara necessária;
  • Direito de passagem;
  • Ajustes de velocidade e travessias ferroviárias.

Aproveite e cote o seguro do seu veículo com apenas um clique, de forma simples e segura!

*Este conteúdo é assinado por um corretor profissional e todas as matérias possuem revisões, conforme as Regulamentações e Normas da Superintendência de Seguros Privados. Nossa SUSEP é: 100583651.

Picture of Anderson Luis Gimenez

Anderson Luis Gimenez

Fundador e Administrador da empresa CotandoSeguro.com, Anderson Gimenez conta com mais de 25 anos de experiência no ramo de seguros onde hoje atende o Brasil todo dando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.
Tem alguma Dúvida?
Entre em contato pelo formulário teremos o maior prazer em atendê-lo.

    Você vai ler Sobre