Antes de comprar um carro os brasileiros navegam na internet

Melhor Seguro para Você

Nossa ferramenta calcula seu seguro em mais de 10 seguradoras.

    Chame nosso assessor no whatsapp e tenha sua simulação em até 5 minutos!

    A tomada de decisão para a compra um carro começa na internet, onde 96% das pessoas pesquisa marca, modelos e preço. Se a compra for de um seminovo pesquisam, também, o estado de conservação do veículo.

    O site de classificados da web, Mercado livre e a Oh!Papel realizaram com internautas brasileiros uma pesquisa sobre hábito de compra de automóveis. O resultado referenda o que já se sabe há muitos anos: 96% dos internautas pesquisam na internet antes de comprar um carro. É a terceira edição pesquisa anual cujos resultados mostram um consumidor atento, mais exigente e ávido por informação. Antes comprar um carro, os consumidores recorrem à internet para comparar preços do veículo e 95% deles acessam a web para pesquisar sobre as marcas e os modelos. De acordo com os entrevistados que já compraram automóveis pela internet, a pesquisa on-line possibilita encontrar uma maior variedade de modelos disponíveis, preços mais competitivos e comodidade. Foram entrevistados 4 mil internautas e outra informação relevante foi a de que 92% das pessoas disseram que estado geral de conservação do carro é o fator mais levado em consideração na hora da escolha de um seminovo. O preço ficou na segunda colocação, com 79% das respostas, seguido pela disponibilidade de peças no mercado, com 78% dos votos. O levantamento aponta ainda que 75% dos respondentes pretendem trocar de carro no período de até um ano, desses, 37% utilizarão o veículo anterior como parte do pagamento, completando a diferença. Outro dado constatado foi que 69% dos donos de automóveis declararam que utilizam o veículo para trabalhar.

    Antes de comprar um carro os brasileiros navegam na internet

    A marca de automóveis preferida pelos internautas foi a Chevrolet.
    A pesquisa também perguntou aos entrevistados qual a marca de automóveis preferida. Pelo terceiro ano consecutivo a Chevrolet foi a escolhida. Nessa edição da pesquisa, a marca contou com 12% dos votos internautas participantes. Em 2012 esse número foi de 13% e em 2011, de 11,5%. A maior diferença foi a segunda e a terceira colocação. Em 2013 a posição ficou com a Hyundai, que obteve 10,5% dos votos, seguida pela Volkswagen, que somou 10% da preferência nacional. Na edição de 2012 essas posições foram inversas: a segunda posição ficou com a Volkswagen, com 11,9%, seguidos pela Hyundai, com 10%. Já em 2011, quem ocupou as colocações no ranking foi a alemã BMW, com 11% e a Fiat, com 8,7% da preferência do público. A marca dos veículos, a história e o design foram os principais fatores apontados como prioritários na hora de escolher um modelo de veículo para comprar.

    Picture of Anderson Luis Gimenez

    Anderson Luis Gimenez

    Fundador e Administrador da empresa CotandoSeguro.com, Anderson Gimenez conta com mais de 25 anos de experiência no ramo de seguros onde hoje atende o Brasil todo dando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.

    Você vai ler Sobre