Se você tem algum tipo de dúvida sobre como acionar o seguro se bater em um carro, fique tranquilo. Neste artigo de hoje vamos explicar exatamente o que deve ser feito caso você esteja envolvido em uma batida de carro.
Ainda é bem comum encontrar pessoas com dúvidas sobre situações que envolvam o seguro de um carro, entre tantas dúvidas está a como acionar o seguro se bater em um carro que é uma das principais dentre tantas outras.
Por mais que alguém nos informe do que será preciso – o que acontece no momento da contratação – quando passamos pela situação “ao vivo” acabamos sem lembrar dessas informações pertinentes.
Por isso, deixaremos claro aqui o que deve ser feito, vamos dar outras dicas muito úteis. Com certeza você sairá daqui hoje com as informações mais claras na sua mente. Confira!
O que deve ser feito caso eu me envolva em uma batida de carro?
O primeiro passo a ser dado caso você se envolva em uma batida de carro é ter calma, depois verifique quem se machucou mais gravemente. Em caso de haver feridos, ligue logo para ajuda médica, caso a pessoa estiver muito machucada, lembre-se: você não pode mexer nela.
Caso você note que dá para retirar os veículos do caminho, faça isso, depois basta sinalizar o local com o triangulo e mantenha os piscas alertas acesos.
Neste momento, você deve manter uma comunicação pacífica com o outro condutor, visando resolver a situação da melhor forma possível, tomando as medicas cabíveis.
Como acionar o seguro caso eu venha a bater em um carro?
Caso você note que os dados ao veículo não foram graves, tente resolver o conserto com o outro motorista de maneira pessoal e particular.
Se você optar por consertar danos físicos ao seu carro de maneira particular, muitas vezes você gastará menos do que acionando o seguro e tendo que pagar a franquia.
Mas, caso você perceba que os reparos vão ter valores altos envolvidos, não pense duas vezes, acione o seu seguro.
É de suma importância que você não esqueça de entrar em contato com as autoridades responsáveis, visando registrar o seu boletim de ocorrência, antes mesmo de entrar em contato com a sua seguradora.
É imprescindível que todos que estejam envolvidos na batida prestem o registro do B.O.
Devem ser contato os fatos sobre o ocorrido, onde o policial irá registrá-los.
Depois será necessário assinar o B.O. isso mostra o acordo sore os fatos divulgados.
Caso você seja o responsável pela colisão, você precisará desse boletim de ocorrência para poder acionar o seu seguro.
Depois disto, arrume algumas testemunhas que estavam no local do ocorrido e pegue todos os contatos das pessoas envolvidas.
Quando tiver tudo em mãos, chegou a hora de fazer o orçamento para o conserto do veículo e só depois contactar a seguradora para efetuar os reparos.
Assim que tiver todos os contatos dos envolvidos e testemunhas, o B.O. e o orçamento do conserto do veículo, sim, será necessário fazer um orçamento para o conserto antes de contatar a seguradora, você poderá acionar o seguro.
Depois basta passar o número de boletim de ocorrência para finalizar o acionamento da sua seguradora e seguir para os próximos passos.
Análise de sinistro da seguradora
Depois de ter caminhado até aqui, você precisará agora aguardar um pouco.
A seguradora possui um prazo para poder analisar a documentação e realizar a vistoria para que o veículo seja reparado.
Caso você também seja responsável pelos danos do veículo do outro condutor você precisará fazer uma análise técnica mais completa:
- Constatação dos danos promovidos pelo sinistro;
- Previsão do conserto, para analisar o valor dos reparos necessários;
- Análise de tipo de sinistro, perda parcial, caso ainda haja a reparação dos danos, ou perda total, promovendo a indenização integral, conforme estipulado em apólice.
Como funciona o seguro para terceiros em casos onde há batida de carro?
Caso você possua uma cobertura para danos de terceiros, você não precisa se preocupar. Esse seguro que é conhecido como Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos é exclusivo para cobrir danos corporais, materiais, ou morais causadas a outra pessoa.
Mas, ele só poderá ser acionado se o segurado for o causador responsável pelo acidente. Você nem precisará pagar a franquia para ter acesso a sua cobertura.
Lembrando que a franquia a ser paga caso você seja o responsável pelos danos ao seu veículo e do terceiro, somente o seu seguro será paga a franquia, você não terá que pagar franquia para acionar o seu Seguro de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos.
Esperamos poder ter tirado todas as suas dúvidas. Caso ainda tenha ficado alguma deixe seu comentário com a dúvida logo abaixo, teremos o prazer em ajudar você a resolver os seus problemas.