O que é um beneficiário de seguro de vida?

O que é um beneficiário de seguro de vida?

O beneficiário de seguro de vida é a pessoa que recebe o dinheiro quando é reclamado após a morte da pessoa segurada.

O valor a ser pago é conhecido como benefício por morte da apólice. O benefício por morte é o pagamento pago pela companhia de seguros quando o segurado falece.

Se você possui uma apólice de seguro de vida ou está pensando em comprar uma, deve ter muito cuidado para nomear seus beneficiários corretamente.

Caso contrário, correrá o risco de sujeitar o pagamento à tributação ou a outros problemas. É importante saber que mais de uma pessoa ou entidade pode ser nomeada como beneficiária de um contrato.

O beneficiário de seguro de vida é designado pelo proprietário da apólice

O beneficiário é designado pelo proprietário do contrato.

De modo geral, o proprietário do seguro tem uma grande margem de manobra para designar quem quiser como beneficiário, para os beneficiários terem amplos intervalos de relacionamento com o segurado.

O único requisito é que um beneficiário possa ser nomeado apenas se existir um interesse segurável, o que significa que o beneficiário precisa se beneficiar da existência do segurado, emocional ou materialmente.

Os beneficiários podem ser alterados a qualquer momento pelo proprietário, mas somente o proprietário pode fazer essa alteração.

Como escolher um beneficiário?

O beneficiário de uma apólice de seguros é a pessoa que se beneficiará do dinheiro que está sendo pago. 

Como o seguro de vida pode pagar uma quantia muito substancial às pessoas, é importante escolher sabiamente um beneficiário.

A escolha das pessoas se beneficiará mais com o dinheiro, geralmente aqueles que são prejudicados mais financeiramente pela morte da pessoa segurada.

Os beneficiários são escolhidos pela primeira vez na hora de contratar o seguro de vida, mas depois podem ser alterados com um formulário ou carta de instrução enviada à companhia de seguros, caso seja necessário.

Se você precisar de um formulário de alteração de beneficiário, entre em contato com sua companhia de seguros de vida.

Leia também:

Relacionamento típico dos beneficiários com o segurado

Os beneficiários comuns dos contratos de seguro de vida são cônjuges e filhos do segurado. 

No entanto, outros parentes de sangue, como netos, amigos, empregadores ou parceiros de negócios, relações de confiança e até instituições de caridade são outros exemplos de pessoas e entidades que, às vezes, são nomeadas beneficiárias.

O seguro de vida é adquirido por um motivo. Ele protege os interesses financeiros de uma pessoa ou pessoas que sobrevivem à morte da pessoa segurada.

Geralmente, esses são membros da família que dependem da renda da pessoa segurada para sobreviver.

No entanto, não é incomum que seja um relacionamento comercial, onde a morte do segurado poderia causar danos financeiros significativos aos negócios.

Por esse motivo, um parceiro de negócios ou mesmo funcionários, ou proprietários são frequentemente beneficiários das apólices de seguro de vida.

Mudando um beneficiário já escolhido

Um beneficiário de um contrato de seguro de vida normalmente pode ser alterado pelo proprietário a qualquer momento antes da morte do segurado, enquanto o contrato estiver em vigor.

Normalmente, esse é um processo simples, exigindo apenas um pequeno formulário de alteração de beneficiário enviado à companhia de seguros.

Às vezes, uma carta de instrução será aceita se for assinada pelo segurado, mas pode precisar ser autenticada. Um agente de seguro de vida também pode ajudar na alteração de um beneficiário.

Os beneficiários não precisam concordar em se tornar beneficiários, nem são capazes de impedir que sejam revogados como beneficiários. 

Embora quase todos os beneficiários de seguro de vida sejam revogáveis, eles podem existir (o que significa que eles não podem ser alterados após serem nomeados) em alguns contratos de seguro de vida.

Nomeie sempre um beneficiário

Uma das grandes vantagens do seguro de vida é que o benefício por morte pode ser repassado aos beneficiários isentos de impostos na maioria dos casos. Se nenhum beneficiário vivo for nomeado, o benefício por morte será pago à propriedade e, nesse momento, ficará sujeito a tributação.

Também pode estar sujeito a certas restrições, como ações judiciais ou gravames, ou recuperação de medicamentos.

A propriedade também pode não alcançar aqueles que o segurado mais gostaria de enriquecer com o benefício por morte, uma vez que geralmente é dividido pelos tribunais.

Por esses motivos e mais, é muito importante que um beneficiário seja sempre nomeado para cada contrato de seguro de vida, para que o dinheiro alcance exatamente quem ele pretende atingir com a menor chance de ser tributado.

Faça sua cotação de seguro de vida e escolha o beneficiário que você acredita mais precisar e siga sua intuição, clique aqui!

*Este conteúdo é assinado por um corretor profissional e todas as matérias possuem revisões, conforme as Regulamentações e Normas da Superintendência de Seguros Privados. Nossa SUSEP é: 100583651.

Picture of Anderson Luis Gimenez

Anderson Luis Gimenez

Fundador e Administrador da empresa CotandoSeguro.com, Anderson Gimenez conta com mais de 25 anos de experiência no ramo de seguros onde hoje atende o Brasil todo dando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.
Tem alguma Dúvida?
Entre em contato pelo formulário teremos o maior prazer em atendê-lo.

    Você vai ler Sobre