Cooperativa de Seguro: é confiável? Tire suas dúvidas!

Melhor Seguro para Você

Nossa ferramenta calcula seu seguro em mais de 10 seguradoras.

    Chame nosso assessor no whatsapp e tenha sua simulação em até 5 minutos!

    Uma das opções de proteção para veículos mais barata é a Cooperativa de Seguro. Com este serviço o proprietário de um carro pode “protegê-lo” pagando menos por isto.

    No entanto, existem algumas verdades que devem ser ditas sobre uma Associação de Proteção Veicular. Por isso, fique conosco até o final deste conteúdo para evitar dores de cabeça futuras.

    Até o final deste artigo, você saberá se vale a pena fazer um seguro de cooperativa, quais as melhores cooperativas de seguro automotivo e como de fato funciona este tipo de serviço.

    O que é uma Cooperativa de Seguro e como funciona?

    Uma Cooperativa de Seguro ou Associação de Proteção Veicular, assim como também é conhecida, é um serviço de proteção para veículos.

    Funciona da seguinte forma, você paga uma mensalidade mais barata do que um seguro convencional e a partir deste momento, fará parte de um grupo de pagantes.

    Neste grupo, a empresa cooperativa de seguros, ficará responsável por cuidar dos pagamentos e organizá-los conforme a necessidade do grupo.

    Caso algum dano ocorra em um dos veículos durante o período de carência, a cooperativa de seguro automotivo irá destinar o valor necessário para o conserto do veículo coberto.

    Parece tudo muito bonito e perfeito, mas nem tudo são flores. As cooperativas de seguro de carros não são regulamentadas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

    Somente as seguradoras possuem a regulamentação governamental para cuidar da organização e funcionamento das proteções para donos de veículos.

    Isso quer dizer que na seguradora você tem segurança, enquanto na cooperativa de seguros você não tem.

    Melhores Cooperativas de Seguro Automotivo

    Existem diversas empresas para proteger o seu carro, no entanto, sempre existem as melhores empresas do mercado.

    Para encontrar as melhores cooperativas precisa ser feita uma análise completa de mercado disponível em sua região, por se tratar de um serviço físico e não online, isso dificulta falarmos as melhores para você.

    Por isso, decidimos deixar abaixo, as melhores e mais baratas seguradoras do mercado:

    cooperativas de seguro

    Qual a Diferença de Seguradora para Cooperativa?

    Enquanto a Seguradora é regulamentada pela SUSEP, a cooperativa de seguro não é.

    Basicamente, em uma (seguradora) você está realmente coberto dos danos protegidos em apólice de seguro auto, enquanto na cooperativa não existe essa certa.

    Muitos donos de veículos “protegidos” por cooperativas, acabaram tendo que entrar na justiça para conseguir o valor acordado em contrato.

    Isso quer dizer que o barato pode sair caro, enquanto você não precisar do serviço parece que acabou de fechar o melhor negócio do mundo, mas quando precisar, no entanto, precisa estar disposto enfrentar problemas.

    Quando se trata de seguro auto, a decisão precisa ser certeira, porque estamos falando de algo que trará tranquilidade e não um novo problema.

    Veja também nosso vídeo com essa comparação:

    Cooperativa de Seguro age Contra a Lei?

    Sim! A SUSEP considera esse tipo de serviço irregular e a única forma dessas empresas conseguirem regularizar os seus serviços é fazendo parte de apólices coletivas de seguro.

    Nas apólices coletivas, a cooperativa consegue regularizar o serviço por meio de seguradoras que possuem regularização na SUSEP.

    Por a cooperativa de seguro veicular não ser regularizada, pense muito bem antes de tomar a decisão de proteger o seu carro com este serviço.

    Cooperativas de Seguro Prós e Contras

    Uma cooperativa possui um valor fixo mensal, abaixo do valor de um seguro que possui pagamento anual.

    Além da taxa fixa, as cooperativas de seguro também emitem um boleto de gastos mensal adicional, segundo as necessidades do mês anterior de pagamento.

    Isso quer dizer que você pode ser surpreendido no mês que você mais precisar usar aquela grana que já tinha destinado para outras coisas.

    Ser pego desprevenido é uma contra da cooperativa e você precisa ficar atento a isso.

    No caso de necessidade de do veículo diariamente, seja para trabalho ou questões familiares, um seguro veicular tradicional será a melhor opção.

    Caso você utilize o carro de vez em quanto, e caso sofra um dano no veículo não precise esperar mais tempo, uma proteção veicular simples de uma cooperativa pode ser o suficiente.

    O que prestar atenção na hora de escolher um seguro?

    Seja uma proteção veicular de cooperativa ou um seguro tradicional, sua atenção será necessária.

    O preço de um seguro automotivo pode custar muito mais em uma seguradora do que em outra, por isso ter atenção na hora da escolha é importante.

    Saber quais as coberturas você terá é outra tarefa essencial e um corretor de seguros especialista pode te ajudar com isso facilmente.

    Saiba que no seguro tradicional você pode fazer tudo online e possui mais facilidades, enquanto a cooperativa de seguro de carros você precisa ir até o local para fechar o contrato.

    Conclusão

    Hoje você conseguiu tirar suas principais dúvidas sobre a cooperativa de seguro, comparamos também as seguradoras tradicionais regulamentadas com as cooperativas de seguro veicular.

    Acredito que agora você consiga tomar uma decisão inteligente e segura sobre a proteção do seu carro.

    Conte com a CotandoSeguro.com para lhe ajudar com a proteção do seu carro.

    Temos especialistas em todos os tipos de seguro, inclusive trabalhamos com as melhores seguradoras de carro.

    Conseguimos os melhores preços de seguro para o seu veículo, pois temos parceria com as melhores seguradoras disponíveis no Brasil.

    Entre em contato conosco pelo WhatsApp ou pelo formulário de contato em nosso site. Teremos o prazer em tirar suas dúvidas e lhe ajudar na escolha certa do seu seguro.

    Picture of Anderson Luis Gimenez

    Anderson Luis Gimenez

    Fundador e Administrador da empresa CotandoSeguro.com, Anderson Gimenez conta com mais de 25 anos de experiência no ramo de seguros onde hoje atende o Brasil todo dando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.

    Você vai ler Sobre