Seguro e proteção veicular: descubra a melhor opção para você

Melhor Seguro para Você

Nossa ferramenta calcula seu seguro em mais de 10 seguradoras.

    Chame nosso assessor no whatsapp e tenha sua simulação em até 5 minutos!

    Existem diferenças entre seguro e proteção veicular, mas para algumas pessoas não há distinção, por isso elas escolhem erroneamente o serviço que mais pode se adequar aos seus perfis.

    Continue lendo este artigo e descubra qual o melhor para você.

    Ter o seu veículo protegido é importante, seja apenas de um carro de passeio, ou se você possui uma empresa que utiliza uma frota de veículos. De qualquer forma é essencial que você seja precavido quanto a segurança do seu veículo.

    Para escolher entre o seguro e a proteção do seu veículo você precisa conhecer todas as vantagens e desvantagens que cada serviço oferece.

    Para tornar a escolha mais fácil é importante também analisar a lista das melhores seguradoras do ano de 2019.

    Quais as principais diferenças entre o seguro e a proteção veicular?

    Existem pontos essenciais que diferenciam o seguro e a proteção veicular, citaremos em uma lista primeiro as características sobre o seguro e em seguida as características sobre a proteção veicular.

    • Adesão

    Par aderir ao seguro, você precisa da intermediação de empresas seguradoras. No caso da proteção veicular, seu contato será intermediado por associações ou cooperativas especialistas.

    O processo de adesão é semelhante nos dois casos, tanto na adesão quanto a proteção veicular o veículo passa por um processo de inspeção e avaliação para que o contrato seja efetivamente assinado.

    • Contratação

    Quando se faz um seguro o contrato é uma apólice. Nesse documento constará todas as informações referentes ao que está sendo segurado, no caso o veículo e tudo que será coberto bem como todas as garantias que foram contratadas. Também consta o valor do seguro.

    O pagamento do seguro é feito anualmente, claro que as seguradoras podem parcelar em uma quantidade de parcelas e valores, que caiba dentro do orçamento do cliente.

    No caso da proteção veicular, o contratante ao se associar à cooperativa em questão, e nesse caso, passará a arcar com mensalidades.

    • Processos de regulamentação

    As seguradoras têm a sua regulamentação, regidas pela Superintendência de seguros privados (SUSEP), e obedece às normas do Conselho nacional de seguros privados (CNSP).

    Já a regulação das empresas que oferecem proteção veicular são regidas pela Agência de auto-regulamentação das associações de proteção veicular e patrimonial.

    • Cobertura

    Observando de maneira ampla e geral, a cobertura das suas é bem semelhante, às duas contam com serviços de cobertura contra: roubos e furtos, batidas, incêndios, etc.

    Claro que é importante salientar que para a contratação do seguro ocorrer.

    Algumas análises devem ser feitas pela seguradora que envolve o bem do segurado para assim ela estipular o seu risco.

    Questões como; quem vai estar dirigindo o veículo, sua idade, localidade onde reside, entre outras.

    Serão analisadas na hora da seguradora assumir todos os riscos sobre o veículo.

    Quando se trata de seguro, eles podem oferecer mais serviços com a cobrança de taxas adicionais.

    Aproveite e deixe o seu veículo segurado de forma simples e rápida, acesse!

    Quais as vantagens de contratar um seguro?

    Para você escolher entre o seguro e entre a proteção veicular é importante você saber as vantagens que cada um oferece e também compará-las as necessidades que você possui, e assim poder escolher de forma consciente a que mais atende às suas necessidades.

    No caso do seguro, ele possui uma maior garantia ao seu assegurado.

    Em caso de o contratante do seguro precisar receber algum tipo de indenização, as seguradoras tratam desses processos de forma mais rápida e prática.

    Indenização

    As seguradoras possuem uma reserva financeira que visa garantir o pagamento das indenizações, essa reserva é protegida por lei e nenhuma seguradora pode deixar de ter essa reserva.

    Nas empresas de proteção veicular, a indenização depende da efetuação do pagamento de todos os que contratam o serviço.

    Caso haja inadimplência de alguns, a associação de proteção veicular pode sentir dificuldades em efetuar o pagamento das indenizações.

    Quais as vantagens de contratar uma proteção veicular?

    Uma das principais vantagens de se aderir a uma proteção veicular é a flexibilidade. Ela, diferente da seguradora, não exige que seja traçado um perfil do condutor do veículo. Com isso o seu valor não irá subir se baseando nas informações de quem irá dirigir o veículo.

    Outro ponto positivo a ser analisado é que o serviço da empresa de proteção veicular é muito rápido, a agilidade quanto as burocracias no momento da adesão da proteção do veículo.

    Quanto ao termo que é assinado no momento da adesão da proteção veicular, ele é bem simples e após ser assinado a cobertura de proteção do veículo passa a vigorar no mesmo dia.

    Além de uma assistência que funciona 24 horas por dia, e a sua proteção do veículo se estende por todo o território do país, assim como o seguro também proporciona, nesse quesito ambas trazem essa facilidade ao segurado.

    As empresas de proteção veicular são ilegais?

    Muitas pessoas tendem a acreditar que as empresas de proteção veicular são ilegais pelo seu serviço ser feito através de associações. No entanto, isso não é uma verdade.

    De acordo com a constituição é possível verificar a veracidade e legalidade das empresas de proteção veicular. Observe os incisos XVII e XVIII do artigo 5.º:

    Art. 5.º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

     XVII —  é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;

    XVIII —  a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento;”

    Depois de confirmar através da constituição que o serviço de proteção veicular é regulamentado e legalizado, você pode ficar muito mais tranquilo para adquirir uma proteção veicular.

    No entanto, para que de fato, você realmente possa se tranquilizar, antes de contratar o serviço de proteção veicular você deve pesquisar muito sobre a empresa que está à frente da proteção do veículo.

    Cuidados antes de contratar um serviço para o seu veículo

    Antes de efetuar qualquer adesão seja em uma seguradora ou em uma empresa de proteção veicular você precisa ter a certeza que ela é uma instituição séria e está legalizada.

    Existem muitos casos de empresas de proteção veicular que aplicam golpes financeiros em seus associados. Em muitos desses casos o prejuízo que você pode vir a ter pode ser maior que o fato ocorrido com o veículo.

    Existem registros de empresas que se associam a oficinas que usam mercadorias “piratas”, ou seja peças que não deveriam ser aproveitadas em um veículo. Dessa forma a relação financeira seria muito mais barata do que com uma oficina que trabalha corretamente.

    Nesses casos, o ditado popular “o barato sai caro” se encaixa muito bem, pois as peças piratas acabam prejudicando o veículo por completo, exigindo que após um curto período, haja a troca de mais peças do veículo existindo mais gastos do que o necessário.

    Nesse caso, o seu veículo está sendo posto em risco todos os dias, além disso o valor que você paga está servindo de nada com relação à garantia do seu veículo.

    Cote o seu seguro auto agora mesmo, não vai levar nem 1 minuto!

    Seguro e proteção veicular

    Situações onde o seguro pode ser cancelado

    Existem situações em que a apólice de seguro pode ser cancelada, então você deve ficar atento a cada uma das situações.

    O motivo que talvez seja o mais frequente é a falta de pagamento das apólices de seguros é a falta de pagamento. Caso você deixe de efetuar um aparcela não há um cancelamento imediato de seu seguro. No entanto a seguradora necessita que você regularize para que a apólice permaneça com a validade.

    A pessoa que contrata o seguro pode rescindir o contrato no momento em que achar que deve. Existem casos em que o valor está alto, ou desejar de trocar de seguradora, ou até mesmo vender o carro e ficar um período sem veículo algum.

    Outro caso em que o seguro será cancelado é quando ocorre alguma motivação em que é necessário o pagamento total da apólice. Geralmente isto ocorre quando há algum roubo ou furto. Assim o assegurado recebe o valor e a pólice perde a sua validade.

    A seguradora também pode cancelar o seguro, um caso bastante comum é quando o segurador oferece à empresa, informações falsas, ou fraudes. Por isso é importante sempre estar atento aos dados informados na hora da contratação do seguro.

    Vamos entender também sobre um assunto que gera muitas dúvidas e alguns clientes antes de fazerem o seguro, sempre procuram opções mais baratas, mas às vezes o barato sai caro.

    Associação de Proteção Veicular Vale a Pena? Confira!

    A Associação de Proteção Veicular, foi desenvolvida para baratear a proteção de veículos. Por se tratar de uma promessa tentadora, muitas pessoas possuem dúvidas sobre o que realmente é uma associação de seguros e se realmente vale a pena de ser contratada.

    Hoje vamos sanar todas as suas dúvidas sobre o assunto e vamos apontar algumas verdades que farão você decidir de forma mais assertiva sobre a proteção do seu veículo.

    Evite dores de cabeça e leia com atenção este artigo, pois ele poderá salvar o seu bolso de uma decisão precipitada, confira.

    O que é Associação de Proteção Veicular?

    A associação de seguros ou associação de proteção veicular é uma entidade que cuida de contas de proteção, contando com diversos proprietários de veículos.

    Também conhecida como cooperativa de proteção veicular, o objetivo desta associação é garantir proteção em caso de problemas com veículos.

    Normalmente, este tipo de serviço cobre em seus contratos alguns casos, tais como: roubos, acidentes, furtos e outros tipos de danos básicos, também coberto por seguros mais simples.

    Tudo dependerá do contrato assinado, é importante salientar que cada associação possui a liberdade em atuar de forma independente, assim como as seguradoras.

    Nesta modalidade de proteção de carros, ao invés de contar com uma seguradora grande, com capital financeiro, os proprietários de veículo participam de uma espécie de parceria, pagando mensalmente um fundo.

    De forma simples e direta, a associação de proteção veicular funciona como uma espécie de “vaquinha coletiva”.

    Caso ocorra algum problema entre os bens “protegidos”, a empresa responsável retira o valor dos recursos financeiros aplicados pelos proprietários que fazem parte do grupo de pagadores mensais.

    Embora os clientes da associação façam os pagamentos, a empresa reguladora do fundo que possui o controle dos valores pagos. Isso quer dizer que ela decide quem recebe e quando recebe.

    Sabendo disto, a cooperativa escolhida deve ser extremamente séria e consolidada para que você não acabe ficando na mão, quando seu veículo sofrer algum dano.

    Esses termos pareceram confusos? Calma! Vamos dar mais detalhes sobre o assunto logo abaixo, confira.

    Associação de Seguros é Confiável?

    Uma associação de seguros pode ser uma empresa confiável, mas não existe uma agência reguladora governamental que controle a confiança de uma associação de seguros, até o momento.

    Quem regula as, seguradores regulamentadas é a SUSEP, no caso da cooperativa de seguros, ainda não existe um órgão público fiscalizador, deixando a maioria dos proprietários de veículo com medo de fechar a proteção do seu carro em uma associação.

    Existem proprietários de carros que fizeram sua proteção em uma cooperativa, sendo obrigados a entrar na justiça para conseguir, só assim, receber os valores pertinentes aos danos causados em seu veículo, cobertos pela proteção.

    Então, é interessante pensar bem antes de decidir fazer uma proteção em uma associação, evitar dores de cabeça e gastos desnecessários com advogados é sempre uma decisão inteligente a ser tomada.

    qual a diferença de associação para seguradora

    Qual a diferença de associação para seguradora?

    Já entendemos que a associação de proteção veicular é barata, mas em caso de problemas no seu veículo durante o contrato, a empresa contratada pode não ter dinheiro o suficiente em caixa.

    Quando não a dinheiro o suficiente em caixa, o valor da parcela de todos os participantes aumenta, no intuito de custear o valor de conserto do veículo protegido pela cooperativa.

    Enquanto isto, as seguradoras regulamentadas possuem garantia de pagamento dos danos cobertos em apólice de seguro. Conseguindo deixar os segurados mais tranquilos, além de trazer um sentimento maior de tranquilidade.

    Então, somente estas informações já são o suficiente para sabermos que fazer um seguro regulamentado é uma escolha mais inteligente a ser feita.

    O perigo das associações de proteção veicular para sociedade

    Quando um contrato de proteção veicular é assinado, o dono do carro passa a ter seu bem ”protegido”, se tornando um membro da associação e faz parte da chamada “vaquinha”.

    No entanto, é importante deixar claro que as cooperativas de proteção de veículos realizam o exercício irregular da atividade de proteção de carros, deixando claro o seu codinome: “mercado marginal dos seguros”.

    Ao assinar o contrato de proteção veicular, o dono do veículo a ser “segurado” se torna um membro daquela associação e faz parte da “vaquinha” ou rateio para pagar o conserto dos veículos envolvidos em eventuais sinistros.

    Visão da SUSEP referente a associação de seguros

    A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) fez um alerta sobre as associações de seguros, veja a seguir:

    É proibida a operacionalização de seguros por associações, sendo essas operações consideradas exclusivas de sociedades anônimas autorizadas pela Susep.

    Qualquer tipo de produto de seguro oferecido por entidades não regulamentadas pela SUSEP, representa um enorme risco ao patrimônio dos consumidores.

    Não existe comparação de qualidade entre um seguro regulamentado e uma associação de seguros, pois somente empresas sérias e regulamentadas garantem o pagamento previsto em apólice.

    Apesar de empresas de associação oferecerem proteções veiculares como se fossem seguros, as mesmas não possuem capital para cobrir as indenizações previstas em contrato.

    É aquela velha história caro leitor, o barato pode sair muito caro e dores de cabeça é que não se deseja quando se trata de proteger um bem.

    Acredito que neste artigo, deixamos claro a nossa opinião sincera sobre as associações de seguros. Esperamos que com as informações precisas que passamos, facilite a sua escolha e evite prejuízos futuros.

    Protejo meu veículo com seguro ou associação?

    Agora deixamos a pergunta de 1 milhão de dólares: você valoriza o seu dinheiro? Acreditamos que sim, por isso opte sempre pela escolha mais inteligente, nem sempre ela é a mais barata, mas lhe garanto que é a menos problemática.

    Uma proteção veicular deve ser algo que traz tranquilidade, não dores de cabeça. Por isto a Cotando seguro.com oferece os melhores seguros do Brasil, pelo menor preço.

    Temos mais de 1 década no mercado, conseguindo trazer a inteligência que você precisa para tomar a decisão mais segura possível.

    Nossos especialistas trabalham incansavelmente para que você invista o menor valor possível e tenha a mais completa proteção para o seu carro.

    Acesse nosso WhatsApp neste ícone verde na tele e fale diretamente com um especialista. Caso prefira, acessa nossa página de serviço de seguro auto e faça a proteção do seu veículo com quem realmente se preocupa com o seu bolso.

    Picture of Anderson Luis Gimenez

    Anderson Luis Gimenez

    Fundador e Administrador da empresa CotandoSeguro.com, Anderson Gimenez conta com mais de 25 anos de experiência no ramo de seguros onde hoje atende o Brasil todo dando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.

    Você vai ler Sobre