Faróis de LED: economia e segurança

Melhor Seguro para Você

Nossa ferramenta calcula seu seguro em mais de 10 seguradoras.

    Chame nosso assessor no whatsapp e tenha sua simulação em até 5 minutos!

    Além de deixarem os carros mais bonitos quando utilizados como objeto de design como nos faróis de todos os modelos da Audi, as luzes de LED contribuem para a economia de combustível e segurança do automóvel.

    LED, a sigla em inglês de diodo emissor de luz, é um componente eletrônico que, com a passagem de corrente elétrica, emite uma luz visível. Utilizado em faróis, lanternas e na iluminação interior, o LED chegou para ficar no mercado automotivo. Além de deixarem os carros mais bonitos quando utilizados como objeto de design como nos faróis de todos os modelos da Audi, as luzes de LED contribuem para a economia de combustível do automóvel. O sistema de iluminação dos carros também contribui para o maior (ou menor) consumo de combustível. O LED consome menos energia do que as lâmpadas alógenas convencionais, em farol baixo, 80 watts potência contra 135 watts dos faróis convencionais. Por consumirem menos energia, os fios podem ser mais finos, reduzindo o peso do carro melhorando a eficiência energética e exigindo menos combustível, e ainda prolongando a vida da bateria. O efeito é tão significativo que Comissão Europeia (EU) mediu com testes em dinamômetro a economia de combustível dos faróis de LED da Audi (faróis baixos, altos e luz da placa de licença) e registrou a redução de mais de um grama de CO2 por km (1,61 g / milha). O resultado classificou os faróis de LED como uma tecnologia inovadora para reduzir as emissões de CO2. A Audi é a primeira fabricante de automóveis a ser certificada por esta tecnologia. A montadora alemã foi pioneira no uso das luzes de LED que estrearam no Audi A8 W12, em 2004. Em 2008, o esportivo R8 tornou-se o primeiro carro do mundo a apresentar faróis full-LED. Hoje, esse sistema de iluminação de alta tecnologia está disponível em vários modelos que saem de fábrica com LED por proporcionar economia e também mais segurança.

    O LED é uma luz instantânea, acende mais rápido do que as lâmpadas incandescentes, alertando com antecedência o motorista que vem atrás. De acordo com uma pesquisa realizada pelo National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), essa antecipação do aviso luminoso de frenagem em 0.5 segundo pode reduzir a chance de colisão em até 60%. Segundo informações divulgadas em um boletim técnico do Cesvi Brasil, a mesma pesquisa do órgão de segurança norte-americano cita ainda que em condições favoráveis de iluminação, o LED proporciona uma vantagem na resposta de frenagem entre 170 e 200 milissegundos. E, em condições adversas de iluminação, a resposta chega a 300 milissegundos – considerando uma mesma distância e intensidade de luz em comparação com uma lâmpada incandescente. Tudo isso significa que a resposta de frenagem pode proporcionar uma redução de quase 6 metros na parada total de um veículo que trafega a 100 km/h. Isso por que os LEDs geram luz padrão com alcance de mais de um quilômetro. Sua intensidade luminosa de mais de 1.000 lux é cinco a sete vezes maior do que a dos faróis convencionais. LED em lanternas traseiras, ao invés de, fontes de luz incandescente atingem uma intensidade luminosa completa instantaneamente. Quando o motorista freia abruptamente, por exemplo, a rápida ação das luzes de freio dá ao condutor do veículo que vem atrás valiosas frações de segundo para uma reação O mesmo boletim do Cesvi destaca que para os caminhões, as luzes de LED, poderiam trazer ainda mais benefícios do que em carros de passeio. “Na análise de mais de 500 caminhões, foi observado que a tensão das lâmpadas de freio eram baixas, e consequentemente, tinham luminosidade inferior – confundindo com as lâmpadas de lanterna e atrasando ainda mais a percepção dos motoristas em frear o veículo, problema que não ocorre com o LED.”. Outra vantagem da luz LED é que ela se assemelha à luz do dia reduzindo a fadiga ocular e o ‘auto-ofuscamento’ para o motorista, quem dirige por estradas à noite sabe como isso é importante. Isso acontece por causa da temperatura de cor de cerca de 5.500 Kelvin. Se não bastasse todos os benefícios os diodos emissores de luz não necessitam de manutenção – foram concebidos para durar toda a vida do veículo.

    Faróis de LED: economia e segurança

    Luzes dos Audi
    A Audi já está desenvolvendo tecnologias de iluminação que serão utilizadas nos próximos anos. As quatro principais tendências já são claramente percebidas: a iluminação do veículo vai reagir com precisão às condições do ambiente; o equipamento de luz vai se comunicar com o ambiente e aumentar a segurança ativa; a iluminação terá controle eletrônico; e será mais atraente e diferenciada com base em novas funções dinâmicas. O futuro dos sistemas de iluminação da Audi já tem nome “Matrix LED” e devem estrear no carros da marca ainda em 2013. Os faróis da Audi subdividem o feixe de luz LED em inúmeros segmentos individuais. Os diodos emissores de luz individuais trabalham em conjunto com as lentes ou refletores na frente deles e são separadamente ativados, desativados ou dimerizados de acordo com a situação. Os faróis obtêm as informações de que precisam por meio de câmera, do sistema de navegação e de outros sensores. Quando a câmera detecta outros veículos, isto faz com que o feixe de luz alta seja subdividido em múltiplos setores, podendo até ser bloqueado em uma determinada subzona. Com base nos dados de navegação, o feixe de luz previamente acompanha a curva, antes mesmo de o condutor começar a virar o volante. Desta forma, a luz alta orienta o motorista ao longo da estrada. Ao detectar um pedestre, por exemplo, o sistema dispara três pulsos de luz alta, de acordo com a situação específica. Isso evidencia claramente a pessoa e os arredores, além de advertir o pedestre. O sistema também detecta qualquer tipo de tráfego que se aproxima, para evitar qualquer brilho potencialmente perigoso. Os dados do sistema de navegação permitem que nas ruas das cidades um ângulo maior ilumine melhor as áreas dianteiras à esquerda e à direita do carro. Além disso, dentro ou fora dos limites da cidade, o sistema ativa a luz de intersecção imediatamente antes de chegar a um cruzamento, o que facilita atravessar ruas transversais. Para reagir com mais precisão às condições ambientais, a seta e as luzes para todas as condições meteorológicas estão alojadas em módulos separados; enquanto as luzes de circulação diurna, de estacionamento e pisca são formadas por um guia de luz que envolve os faróis superiores e o interior do equipamento, tudo controlado eletronicamente. O módulo de controle adapta a iluminação do carro de acordo com a distância dos outros veículos – por meio de uma transição suave que sempre maximiza a quantidade de iluminação.

    Picture of Anderson Luis Gimenez

    Anderson Luis Gimenez

    Fundador e Administrador da empresa CotandoSeguro.com, Anderson Gimenez conta com mais de 25 anos de experiência no ramo de seguros onde hoje atende o Brasil todo dando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.

    Você vai ler Sobre