IPVA: Tudo que você precisa saber está na Cotando

Para quem tem veículo, é essencial saber tudo sobre o IPVA, não é mesmo? Mas muitos ainda tem dúvidas em relação ao pagamento desse imposto cobrado para todos que possuem motos, carros, vans, caminhões, entre outros. 

Por esse motivo, viemos aqui hoje explicar tudo o que você precisa saber sobre o IPVA: como e quando é preciso pagá-lo, para quê ele serve e até mesmo, como conseguir calcular o valor exato do imposto. 

Então, se você também tem dúvidas e quer entender mais sobre o assunto, continue a leitura. Neste artigo iremos esclarecer tudo sobre esse imposto obrigatório para quem tem algum veículo. 

Mas, afinal, o que é IPVA? 

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto estadual cobrado anualmente para todos os donos de veículos automotores, seja ele de qualquer categoria, como começamos a explicar acima.

Para estipular o valor do imposto, o Estado analisa o preço do veículo no mercado e para isso, utilizam como referência a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). 

Sendo assim, quem tem um carro mais caro, pagará uma taxa maior do que pessoas que possuem um modelo mais simples. Então, caso você deseja trocar de carro, por exemplo, não se esqueça de conferir o valor do IPVA do veículo desejado.

Sem falar que o pagamento do imposto é indispensável para conseguir o licenciamento do veículo.

Entenda a diferença entre licenciamento e IPVA

Se você ainda tem dúvidas em relação à diferença entre licenciamento e IPVA, veja abaixo a diferença entre esses dois tributos indispensáveis para quem é dono de veículo.

Como explicamos acima, o IPVA é um imposto cobrado para donos de veículos, já o licenciamento, é a tava cobrada para quem deseja fazer a renovação do documento do automóvel.  

Para onde vai o valor do IPVA cobrado pelo Estado?

Se você pensa que o dinheiro do IPVA recolhido pelo Estado é direcionado apenas para construção ou manutenção de avenidas, ruas e estradas, você está enganado. 

Pois, na verdade, a quantia coletada do imposto é dividida entre o Município, Estado e Governo Federal, onde 20% do valor é entregue para o Fundeb e o restante, é dividido entre o  Estado e Município que o veículo foi registrado

A parte que fica com o Estado, é aplicado em áreas como educação, saúde, mobilidade, segurança pública e infraestrutura.

Resumindo, o dinheiro do IPVA arrecadado não precisa ser direcionado apenas para manutenção de ruas ou estradas. Sem falar que cada Estado tem liberdade para determinar as taxas do tributo e até mesmo, descontos que vão atribuir ao proprietário de veículo.

Como e onde pagar o IPVA

Com o avanço da tecnologia, muitos Estados já oferecem a possibilidade de pagar seu IPVA pelo aplicativo do seu banco ou até mesmo, pelo internet banking. Desta forma, fica muito mais fácil manter o imposto do seu veículo em dia. 

Outra opção, é você optar pelo débito automático assim, você não corre o risco de pagar seu IPVA atrasado. Mas cuidado com o pagamento no cartão de crédito, pois pode ser que na hora de pagar a fatura, o orçamento acabe ficando apertado.

Mas caso prefira, você pode pagar seu imposto em qualquer casa lotérica ou instituição bancária.  Então, basta analisar qual das opções de pagamento é a melhor para você. 

IPVA: pagar à vista ou parcelado? 

Cada estado tem o livre arbítrio para determinar suas opções de pagamento, mas a maioria oferece aos proprietários de veículo a possibilidade de pagar à vista ou em parcelas. 

Para quem quita o IPVA à vista, o estado oferece um desconto que varia de acordo com cada localidade. Em grandes capitais como São Paulo, por exemplo, o desconto é um média 3%. 

Contudo, se a pessoa optar pelo pagamento parcelado, terá a facilidade de pagá-lo gradualmente, mas não terá desconto nenhum na hora do pagamento. Por isso, sempre analise bem às duas opções para escolher a que te oferecerá mais benefícios. 

O que acontece se o proprietário do veículo não pagar o IPVA?

Caso o proprietário deixe de quitar o IPVA no prazo estabelecido pelo calendário do seu estado, o dono do veículo terá que pagar multa, onde o valor cobrado é correspondente ao tempo de atraso do pagamento.

Sem falar que as pessoas que deixam de pagar o imposto, corre o risco de perder seu veículo, já que perdem o direito de renovar o licenciamento do seu automóvel.

Além disso, caso essa pessoa seja parada em alguma blitz com o licenciamento vencido, a polícia pode reter e apreender o veículo até que o proprietário pague os débitos em atraso e terá que pagar também, uma multa e perderá pontos na carteira de habilitação. 

Entretanto, para pagar o licenciamento, é preciso estar com todos os outros tributos do seu veículo como o IPVA e até mesmo multas, por exemplo,  estejam em dia. 

Por esse motivo, nunca deixe de monitorar e conferir o pagamento de todos esses tributos cobrados para quem é donos de veículos automotores, combinado?

Como consultar os débitos do veículo

Para consultar os débitos do seu veículo, é bem simples e rápido. Basta acessar o site do Detran do seu estado e clicar na aba IPVA. 

Lá, você consegue conferir não apenas os débitos, mas também, restrições, vistorias e até mesmo, o histórico de roubo ou furto de algum veículo. Mas, você também pode consultar essas informações no site da Polícia Rodoviária Federal.

Onde consultar o valor do IPVA 2022

A consulta do valor do IPVA 2022, pode ser facilmente feita online. Então, basta entrar no site da Sefaz do seu estado e fazer rapidamente, a consulta do valor do IPVA do seu veículo.

Como calcular o IPVA 2022

Lembra que explicamos no começo deste artigo que o valor do IPVA era calculado com base no valor do veículo no mercado e na tabela da Fipe? Então, para conseguir calcular o valor do tributo, consulte primeiro o valor pelo site ou aplicativo da fundação.

Depois, é só multiplicar o preço do veículo pela alíquota do imposto. Entretanto, é preciso ficar atento, pois o valor da alíquota vária conforme estipulado por cada estado. Por isso, não deixe de conferir o valor correto no site da Secretaria da Fazenda do seu estado. 

Confira os carros isentos para IPVA 2022

Agora que você já aprendeu como calcular o IPVA 2022, confira a seguir a lista de alguns dos modelos de carros que terão IPVA isento a partir do ano que vem: 

  •    Chevrolet Astra 2010;
  •    Volkswagen Gol G4 2010;
  •    Chevrolet Prisma 2010;
  •    Honda Fit 2010;
  •    Chevrolet Astra 2005;
  •    Volkswagen Gol G3 2005;
  •    Honda Civic 2001;
  •    Alfa Romeo 145 2000;
  •    Audi A3 2000;
  •   Alfa Romeo 145 2000;

Mas a lista não para por aí! Então, caso o seu modelo de carro não esteja aqui, vale a pena pesquisar se ele está presente na extensa lista de carro que terão IPVA isento a partir de 2022. 

Mas só o pagamento do IPVA e licenciamento é o suficiente?

Para quem quer garantir a proteção integral do seu veículo, é indispensável a contratação de um seguro de veículo para trazer a tranquilidade que você precisa e merece. 

Por isso, é importante ter ao seu lado uma seguradora séria e ofereça diversos benefícios para seus clientes e nisso, a Cotando Seguro é especialista. Então, se você está procurando os melhor planos, cobertura e valor, você está no lugar certo.

Aqui na Cotando Seguro, estamos sempre nos aperfeiçoando para oferecer o melhor serviço do mercado e para isso, temos uma equipe de corretores especializados em seguros. 

Ficou interessado? Não perca mais tempo e venha agora mesmo conversar com um dos nossos especialistas para tirar suas dúvidas e faça uma simulação gratuita de seguro para automóvel. 

Para isso, basta clicar no link abaixo que você será direcionado imediatamente para nosso site.

       Solicitar atendimento de um consultor da Cotando Seguros

Estamos prontos para te anteder e oferecer as melhores condições do mercado.

Anderson Luis Gimenez

Anderson Luis Gimenez

Fundador e Administrador da empresa CotandoSeguro.com, Anderson Gimenez conta com mais de 25 anos de experiência no ramo de seguros onde hoje atende o Brasil todo dando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você vai ler Sobre