Seguro de responsabilidade civil cabeleireiros e barbeiros

Melhor Seguro para Você

Nossa ferramenta calcula seu seguro em mais de 10 seguradoras.

    Chame nosso assessor no whatsapp e tenha sua simulação em até 5 minutos!

    Saiba como realmente funciona na prática o Seguro de responsabilidade civil cabeleireiros e barbeiros.

    Neste artigo iremos falar sobre coberturas, melhores seguradoras e por que você deve ter o seu seguro RC para cabeleiros, barbeiros, esteticistas e muito mais. Confira!

    Como funciona o seguro de responsabilidade civil cabeleireiros, barbeiros e esteticistas?

    seguro de responsabilidade civil de modo geral, serve para proteger o patrimônio de uma determinada empresa que seja segurada contra riscos de danos materiais ou corporais causados a terceiros, que estejam ou seja causado por sua responsabilidade, de forma não intencional.

    Basicamente o seguro de responsabilidade civil garante ao segurado o retorno do valor usado para cobrir danos ou perdas

    Até o limite do valor definido na apólice, o seguro de responsabilidade civil garante o ressarcimento ao segurado da quantia que ele tiver que pagar para reparação de danos e/ou perdas impensadas causadas a algum cliente, desde que estejam cobertos pela apólice de seguro.

    Os riscos de responsabilidade civil são sustentados por quatro tipos de coberturas diferentes dentro da apólice de seguro.

    • Responsabilidade Civil Profissional (E&O);
    • Responsabilidade Civil Riscos Ambientais;
    • Responsabilidade Civil de Diretores e Administradores (D&O);
    • Responsabilidade Civil Geral (RCG).

    Estamos falando de um tipo de seguro que é considerado um ramo isolado de seguro, apesar disso, vários outros seguros oferecem esse tipo de cobertura como forma adicional.

    Existem inclusive, seguros RC exclusivos, como por exemplo: Seguro RC para executivos com poder de gestão e Seguro de responsabilidade civil para profissionais autônomos ou liberais.

    Estão inclusos e garantidos na apólice de seguro RC  tanto o ressarcimento de custos de honorários para advogados contratados, como também para custos judiciais. Lembrando que as duas garantias possuem limite de acordo com a sua apólice contratada.

    Por que é importante a contratação do seguro de responsabilidade civil?

    Para que você possa entender a importância do seguro de responsabilidade civil é ideal que lhe mostremos isso na prática.

    Imagine que você tem um salão de beleza onde sua atividade principal é corte de cabelo, um belo dia você ou um profissional da sua empresa, sem querer cortam a orelha de um cliente, esse cliente pode processar você por este tipo de dano. O seguro de responsabilidade civil serve justamente para estes e outros tipos de caso que envolva danos a terceiros dentro da sua empresa.

    Seria muito chato passar por esse tipo de situação né? Imagine o quão chato seria se você passasse por isso sem os seguro, seria muito pior né?

    Por isso é tão importante ter esse tipo de proteção.

    Cote o seguro para sua empresa de estética, barbearia ou salões de beleza agora mesmo!

    Quais são os riscos mais frequentes para quem precisa desse tipo de seguro?

    Os problemas mais frequentes para quem tem um negócio que atua no ramo de beleza são:

    • Infecções causadas por serviços de manicure e pedicure;
    • Danos corporais e estéticos;
    • Problemas por uso indevido de materiais;
    • Pedidos de reparação de danos pelos clientes e muitos outros problemas que são frequentes.

    Sei que montar um negócio pode ser cansativo, você deve ter se empenhado bastante para isto, agora você deve está começando até ter sucesso, ou já tem uma empresa e talvez já tenha passado por algum problema.

    Por esses e outros motivos ter um seguro de responsabilidade civil cabeleireiros e barbeiros é primordial.

    Você não quer perder todo o seu investimento ou tempo investido na empresa que você tem hoje quer?

    Não estamos falando de luxo, estamos falando de necessidade, essa é a principal função do Seguro de responsabilidade civil cabeleireiros e barbeiros.

    Cote agora o seu conosco!

    Quais são os tipos de apólice de RC profissional?

    As apólices de responsabilidade civil profissional podem ser coletivas ou individuais.

    Apólice individual:

    A apólice individual é como nome já diz, ela é destina a uma só pessoa segurada.

    Apólice Coletiva:

    A apólice coletiva é destinada para vários segurados, sendo contratada por uma só pessoa, normalmente o dono da empresa.

    Todos os participantes da apólice contratada têm direito ao seguro. Caso ocorra algum dano ao terceiro e esteja previsto na apólice o segurado será reembolsado pelo prejuízo por ele causada de forma não intencional.

    Normalmente este tipo de seguro RC é feito por sindicatos ou por instituições representativas de categorias profissionais.

    Hoje em dia cada vez mais os seguros vem se adaptando ao mercado consumidor, inclusive a muito pouco tempo as seguradoras ofereciam somente apólices de seguro RC padrão do seguro de responsabilidade civil geral para profissionais autônomos.

    Profissionais liberais

    Para que você possa ter uma ideia, veja os profissionais que hoje procuram cada vez mais por proteção do seguro de responsabilidade civil, por conta do aumento de ações judiciais feitas por clientes que não ficaram satisfeitos:

    • Contadores;
    • Engenheiros;
    • Corretores;
    • Arquitetos;
    • Urbanistas;
    • Cirurgiões-dentistas e outros.

    Com o aumento da procura, as seguradoras viram a possibilidade de melhorar o serviço do seguro RC e trouxeram novas opções específicas para vários casos distintos, no intuito de atender a necessidade de cada tipo de profissional.

    Com o aumento deste tipo de atitude dos clientes no intuito de mostrarem suas insatisfações, sindicatos e conselhos profissionais tiveram que se organizar para conseguirem oferecer uma apólice coletiva, no intuito de trazer uma nova alternativa para a redução de custo do seguro e assim conseguindo ampliar as coberturas.

    Apólices individuais de RC Profissional

    Também existem, apólices individuais de RC profissional, veja as áreas que podem contratar este tipo de seguro:

    • Arquitetura;
    • Engenharia;
    • Geologia;
    • Agronomia;
    • Meteorologia;
    • Geografia;
    • Técnicos agrícolas e industriais.

    Este tipo de apólice pode ser contratada por meio das famosas CREAs (Conselhos Regionais) das categorias faladas anteriormente.

    Como funciona na prática?

    O seguro, basicamente é destinado àqueles que efetuam obras, serviços ou projetos em seu próprio nome, além é claro, dos profissionais que são considerados os responsáveis técnicos pela empresa do setor, assim sendo protegido de forma judicial e financeira, causados principalmente por falhas da efetuação de seus trabalhos.

    O interesse desta proteção se inicia principalmente, porque para cada ação, serviço ou projeto feito será obrigatória a difusão de um documento chamado Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) perante o CREA. Vale ressaltar que este documento é expedido no nome pessoa física do profissional que está a serviço da empresa ou não.

    Caso o profissional estiver a serviço de alguma empresa, o responsável técnico pode ser acionado na justiça.

    Para que você possa ter uma ideia, na área de saúde, por exemplo, familiares e os próprios pacientes, cada vez mais processam médicos, que são responsabilizados por complicações ou agravamento do estado de saúde de um determinado paciente.

    De acordo com o CFM (Conselho Federal de Medicina) foram recebidos cerca de 586 processos contra médicos em nosso país nos últimos meses, esses médicos foram acusados de negligência, assédio, propaganda enganosa e erros de procedimentos médicos.

    Em qualquer um dos casos, o profissional que sofreu prejuízo deve apresentar provas, essas são investigadas mediante confissão, depoimento pessoal do médico, depoimento de testemunha, perícia e documentos.

    Falhas deste tipo, entre várias outras que podem vir a ocasionar perdas irreversíveis, tem inclusive provocado pelos clientes ações judiciais contra os advogados, no intuito principal da restituição dos valores envolvidos no processo em termos econômicos.

    Por este e outros motivos advogados de todo o Brasil, cada vez mais procuram a proteção de seguro de responsabilidade civil, no intuito de se protegerem desses tipos de casos que prejudicam o exercício de suas funções.

    Até mesmo os escritórios de advocacia procuram bastante por este tipo de proteção.

    O seguro de RC é obrigatório?

    No Brasil existem alguns seguros de RC que são obrigatórios.

    De modo geral no Brasil, os donos de meios de transporte tais como: aéreo, terrestre e marítimo, são obrigados a contratar o seguro de responsabilidade civil.

    O mais conhecido hoje dentro os 4 tipos que são considerados obrigatórios é o Seguro RC de Danos Pessoais Cusadaos por Veículos Automotores de Via Terrestre o famoso (DPVAT).

    O DPVAT é exigido na renovação da licença ou no licenciamento de motos, caminhões, carros e outros transportes de via terrestre.

    Veja os seguros RC obrigatórios em nosso país:

    • Danos Pessoais Causados por Embarcações ou suas Cargas – DEPEM;
    • Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre – DPVAT ;
    • Transportador Rodoviário – Carga– RC-TRC;
    • Responsabilidade do Explorador e Transportador Aéreo – RETA.
    Seguro de responsabilidade civil cabeleireiros e barbeiros

    Existe alguma franquia para o seguro de responsabilidade civil?

    Em grande parte os seguros de responsabilidade civil possuem franquia.

    O que determina o valor da franquia é a sua apólice contratada.

    Normalmente, quanto maior o valor da franquia necessária, menor será o valor do pagamento do seguro contratado.

    Agora o seguro de responsabilidade civil é mais barato que outros seguros do mercado o que aumenta a que tem aumentado a sua procura ainda mais.

    Para que você não perca mais tempo e continue correndo riscos contrate um seguro RC e tenha a segurança financeira que você e seus funcionários precisam.

    Um dono de empresa não tem como ficar atento a todas as situações da empresa e isso faz com que os riscos de acontecer algum problema aumentem, lembrando que somos seres humanos e estamos sujeitos a erros, afinal de contas “errar é humano”, por isso faça a cotação do seu seguro RC.

    Cote o seu seguro agora mesmo de forma rápida e simplificada, sem precisar sair de casa!

    Picture of Anderson Luis Gimenez

    Anderson Luis Gimenez

    Fundador e Administrador da empresa CotandoSeguro.com, Anderson Gimenez conta com mais de 25 anos de experiência no ramo de seguros onde hoje atende o Brasil todo dando consultoria em seguros para pessoas físicas e jurídicas.

    Você vai ler Sobre